TOP 5 – Melhores times da história

5 de dezembro de 2016
Tags: paulo cesar, top 5,

top5d3

Se há algo que seja difícil chegar a um consenso na NFL, é sobre qual time foi o mais dominante na história. Não exatamente por conta dos diversos times que podem clamar por este título, mas pelas diferentes métricas que são levadas em consideração para chegarmos a tal nomenclatura. O TOP 5 desta semana lista as cinco melhores equipes de uma temporada na história da NFL tentando levar em conta o maior leque de estatísticas possíveis: campanha, recordes, diferença de pontos, jogadores, comissão técnica, e finalmente o fato de ter conquistado ou não o título daquela temporada, que é na verdade o que faz uma equipe ser lembrada.

5) Carolina Panthers de 2015

0388982001437868026_filepicker

O Panthers de 2015 começou a temporada regular de forma sem muitas expectativas e acabou sendo um dos melhores times da história. A equipe de Charlotte começou a temporada com 14 vitórias consecutivas e a terminou com 15-1, sendo a única derrota para o Atlanta Falcons e seu poderoso ataque. O início perfeito foi a maior sequencia de vitórias em uma temporada dentro da NFC desde a fusão da NFL e da AFL na década de 70, superando o início de 13-0 do New Orleans Saints em 2009 e do Green Bay Packers em 2011. O QB Cam Newton foi o MVP da temporada ao ser responsável por 50 TDs da equipe, sendo o primeiro e único jogador a ter 30 passes para TD e 10 TDs terrestres na mesma temporada, um desempenho verdadeiramente fenomenal. Com um ataque imprevisível e uma defesa que liderou a NFL em diversos quesitos como jardas e pontos cedidos, o Panthers destroçou o Arizona Cardinals no NFC Championship Game anotando 49 pontos, outro recorde do jogo máximo de uma conferência da NFL. Mesmo que não tenham sido páreo para o Denver Broncos e sua imponente defesa no Super Bowl 50, o desempenho do Panthers durante todo o ano de 2015 o credita a ser chamado de uma das melhores equipes da história, principalmente por ter quebrado diversos recordes dentro da NFC, se juntando ao Miami Dolphins de 1972, New England Patriots de 2007 e Indianapolis Colts de 2009 como os únicos times a chegarem ao recorde de 14-0 na temporada regular, não por acaso, todos os outros times são da AFC.

4) New England Patriots de 2007

gal-giants-pats-11-jpg

O ano de 2007 foi mágico para o Patriots, há quem diga que foi o melhor time da história do esporte, tamanha dominância fora sua temporada. O time comandado pelo QB Tom Brady e WR Randy Moss simplesmente destruía seus oponentes semana após semana, baseado em um ataque onde Tom Brady lançou 50 passes para TD e na defesa que liderou a NFL em pontos cedidos. Esse domínio é mostrado em alguns números, como por exemplo os 589 pontos anotados em 2007, nunca anotando menos que 20 e anotando 35 pontos ou mais em oito das 16 partidas da temporada . Vale o destaque também que o Patriots de 2007 é o único time a vencer todos os jogos da temporada regular desde que a mesma passou a ser disputada em 16 jogos, a partir de 1978. Alguns dos recordes desta equipe são o número de first downs numa temporada (391) e diferença entre pontos anotados e cedidos (+315). Contudo, você deve se lembrar que a equipe ficará marcada pela derrota no Super Bowl XLII para o New York Giants, na maior zebra da história do esporte, já que um time que chegou aos playoffs com apenas doze vitórias venceu uma equipe que chegara ao jogo máximo da temporada com 18 vitórias em 18 jogos.

3) San Francisco 49ers de 1989

nfl_a_lott01_576

O 49ers desta temporada tinha discutivelmente o maior elenco da história da NFL, eram estrelas por todo o campo como os QBs Joe Montana e Steve Young (o segundo ainda reserva), WR Jerry Rice e FS Ronnie Lott, todos discutivelmente os maiores da história em suas respectivas posições. A equipe terminaria a temporada regular daquele ano com 14-2, sendo que as duas derrotas foram por um placar combinado de cinco pontos. Contudo, o que credita a equipe como uma das maiores da história foi sua caminha nos playoffs daquele ano: o time foi simplesmente arrasador naquela campanha, vencendo seus jogos na pós-temporada por um placar combinado de 126-26, que rendeu o quarto título do Super Bowl para a franquia, uma das mais tradicionais na história. Joe Montana viria a ser o MVP e o jogador ofensivo daquela temporada regular, ao liderar o melhor ataque da temporada em jardas aéreas e pontos anotados.

2) Miami Dolphins de 1972

72-dolphins

O Dolphins carrega com orgulho o fato de ser o único time a conquistar o título de forma invicta, mas porque então não é o melhor time de todos os tempos? Deixe-me explicar. Em 1972, a temporada regular ainda tinha 14 jogos na temporada regular, em vez de 16, número que só foi adotado a partir de 1978, fora que o Dolphins não foi tão dominante quanto a equipe listada abaixo nesta lista. Contudo, o Dolphins faz seu caso nesta lista ao ser o primeiro (e único) time da história a liderar a NFL em jardas totais no ataque e na defesa, unificando as duas principais estatísticas que medem o desempenho de uma equipe na temporada. A grande vitória desta equipe foi contra o Steelers em Pittsburgh durante os playoffs, o mesmo Steelers que tinha na base o elenco campeão quatro vezes campeão do Super Bowl, com a sua defesa chamada “cortina de ferro”. No Super Bowl, a equipe dominou o Washington Redskins (que dominara o então campeão Dallas Cowboys no NFC Championship game) e venceu por 14 x 07, naquele que era para ser o único shutout da história do Super Bowl, pois a defesa do Dolphins atuou tão bem, que o potente Redskins pontuou apenas através de um FG bloqueado para TD.

1) Chicago Bears de 1985

buddy-ryan

A única derrota do Bears naquela temporada viria contra o Dolphins de Dan Marino, em partida que Chicago não contou com o QB titular Jimmy Mac. Motivos para afirmar que este Bears é a melhor equipe da história não faltam: numa temporada regular com 16 jogos, a equipe cedeu um total de 198 pontos (menos de 12 por partida), tamanha diferença entre os rivais, o Bears venceu a então NFC Central com incríveis sete jogos de antecipação e não impediu que, comandados pelo lendário HC Mike Ditka, dominassem todos seus oponentes até o final da temporada regular, em caminhada que se estendeu durante os playoffs. Nos duelos contra New York Giants e Los Angeles Rams, o Bears venceu por um placar combinado de 45 x 00, sendo a primeira vez na história da NFL que uma equipe venceu dois jogos de playoff de forma consecutiva sem ceder um ponto sequer. No Super Bowl, o pobre New England Patriots nada pode fazer frente ao Bears de Ditka, que demoliu o Pats por 46 x 10, sendo que a diferença de 36 pontos é uma das maiores da história para o principal jogo da temporada. O time de Walter Payton, Dan Hampton, Wilber Marshall, William Perry e Mike Singletary tiveram uma das caminhadas mais dominantes num período de três  temporadas, pois, comandados pelo QB Jimmy Mac, a equipe teve 35 vitórias e 3 derrotas entre os anos de 1984 e 87, que inclui a campanha de 1985, a maior da história da NFL para uma franquia.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

Postagens Relacionadas









Paulo César é o setorista da NFC LESTE. Analisa Giants, Cowboys, Redskins e Eagles às terças e quintas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @PcesarPJunior