terça-feira, 30 de Janeiro de 2018

Compartilhe

No próximo domingo, Patriots e Eagles disputarão o aguardado Super Bowl LII. Sendo assim, nesta semana, faremos um TOP 5 especial das melhores jogadas da história recente do Super Bowl. Para esta seleção, utilizaremos lances que ocorreram nos últimos 10 anos. As jogadas abaixo são belíssimas, porém, certamente, poderíamos fazer um TOP 20 com a mesma qualidade. Ao final do texto, não deixem de mencionar quais jogadas poderiam ter entrado em nossa lista. Sem mais delongas, vamos ao TOP 5 Especial da semana mais importante da NFL.

LEIA MAIS: Como o Eagles chegou ao Super Bowl?

5) Julian Edelman com uma recepção inacreditável

Começamos o nosso TOP 5 com a maior virada da história das decisões da NFL. A jogada, que ocorreu no último Super Bowl, ainda está muito viva na memória de todo fã da NFL e, certamente, ficará por muito tempo, pois foi absolutamente inacreditável. Julian Edelman, que era QB durante sua carreira no College, foi escolhido na 7ª rodada do draft 2009 e convertido posteriormente para WR. Em uma carreira marcada pela dedicação e paciência, Edelman se tornou relevante no ataque do Patriots apenas em 2013, ano em que conseguiu 105 recepções. Jogador extremamente vibrante, Julian era um dos atletas que mais motivavam seus companheiros na lateral do campo mesmo com o jogo 28 x 3. Uma curiosidade interessante é a declaração que Edelman fez no banco para Tom Brady quando o Falcons conseguiu marcar seu 28º ponto. Enquanto alguns jogadores estavam visivelmente desanimados, o camisa 11 disse: “Vai ser uma grande história Tom”.  Um dos pontos altos desta história foi exatamente esta recepção incrível do próprio Julian. O primeiro momento da jogada para observar é que Robert Alford (23) desvia o passe e, por isso, Edelman precisa ajustar sua rota  se lançando na bola com a marcação de Keanu Neal (22). Na sequência, dois “milagres” acontecem: o primeiro é o fato de que a bola não bate no chão, pois toca no joelho direito de Alford e acaba subindo. O segundo feito inacreditável é o momento em que Edelman chega a soltar a bola e, novamente, faz a recepção enquanto a bola parece flutuar. Vale rever as repetições da jogada no vídeo acima para acompanhar todos estes detalhes sensacionais.

LEIA MAIS: Como o Patriots chegou ao Super Bowl?

4) Tracy Porter com um retorno para a história

Voltamos um pouco ao passado e chegamos ao Super Bowl XLIV disputado por Saints e Colts. Partida que colocou frente a frente dois dos maiores QBs de todos os tempos, teve como grande destaque o líder do ataque do Saints, Drew Brees. Jogando no mais alto nível, Brees completou 32 passes na partida (recorde do Super Bowl até então) e foi eleito com justiça o MVP da partida. Além do QB, que protagonizou belos lances, outra jogada do Saints também merecia estar em nosso TOP, pois, no início do 3º período, a equipe de New Orleans conseguiu recuperar um onside kick em uma das jogadas mais ousadas da história da NFL. Entretanto, a jogada escolhida foi realizada por Tracy Porter e ficou conhecida como: “Um retorno para a história”. O contexto desta jogada é riquíssimo, e o início desta história data de 2005 quando o furacão Katrina devastou a cidade de New Orleans. Com a tragédia, muitos moradores da cidade se abrigaram e viveram por um tempo dentro do Superdome, o estádio do Saints. Desta forma, a equipe não pode disputar os jogos em casa durante a temporada enquanto todos os esforços eram, obviamente, focados na recuperação da cidade. Esta relação da cidade com o time, que já era forte, foi elevada a um novo patamar após a tragédia. Com o passar dos anos, a reconstrução da cidade evoluía de forma paralela com o crescimento do time. Toda esta narrativa culminou no Super Bowl em questão com a chegada do Saints pela primeira vez na grande decisão da NFL. Como podemos notar no vídeo, Tracy Porter faz uma interceptação decisiva sobre Peyton Manning e retorna até a end zone. O vídeo tem narração de Everaldo Marques que traduz com palavras e muita emoção tudo o que significou esta jogada, não só para um time, mas para toda a cidade de New Orleans que também “retornou para a história”.

3) James Harrison com uma pick six de 100 jardas

Um ano antes da jogada anterior, no Super Bowl XLIII disputado entre Cardinals e Steelers, realizado em fevereiro de 2009, encontramos o lance que ocupa a posição número 3 em nosso ranking. A disputada partida que terminou com a vitória do Steelers por 27 a 23 teve, ao menos, mais um lance digno de estar em nossa lista, a recepção fantástica de Santonio Holmes para TD. No entanto, a jogada escolhida para esta seleção é uma interceptação retornada para TD de forma sensacional pelo OLB James Harrison. Jogador não draftado em 2002, Harrison construiu uma carreira brilhante na NFL onde acumulada quase 800 Tackles e 84,5 sacks. É interessante destacar que, após ter sido dispensado pelo Steelers, James assinou com o Patriots e terá a oportunidade de conquistar seu terceiro Super Bowl com 39 anos de idade. Na jogada acima, o Cardinals está na beira da end zone com a possibilidade de virar o jogo faltando poucos segundos para o final do 1º tempo. Harrison faz uma leitura perfeita da jogada, ameaça avançar no pass rush, mas, recua, e faz uma jogada chave, interceptando Kurt Warner. O retorno é sensacional e conta com o defensor recebendo bloqueios, quebrando tackles, e avançando até a end zone. Repare na repetição que, Larry Fitzgerald (11), outro gigante da NFL, é quem ainda tenta um último esforço para derrubar Harrison antes do TD.

2) Malcolm Butler “vencendo” o Super Bowl XLIX

Após vencer o Super Bowl da temporada anterior, o Seahawks chegava a mais uma decisão contando com sua ótima defesa e com Russel Wilson já estabelecido com um dos bons QBs da liga. Em um confronto com nomes como o próprio Wilson, Tom Brady, Richard Sherman, Marshawn Lynch e Rob Gronkowski, um quase desconhecido CB roubou a cena nos últimos momentos da disputa, seu nome: Malcolm Butler. Jogador não draftado em 2014, Butler era utilizado apenas em jogadas específicas em sua temporada de calouro. Algo interessante sobre o jogador nesta partida é que, instantes antes de conseguir a bela e decisiva jogada destacada acima, o CB havia permitido uma recepção sobrenatural de Jermaine Kearse que colocaria o Seahawks a duas jardas da end zone. Esta jogada, inclusive, poderia estar nesta lista se não fosse pelo lance seguinte. O Seahawks esta na linha de 2 jardas e a expectativa era por uma corrida de Lynch para sacramentar a vitória com pouco mais de 20 segundos no relógio. No entanto, a opção é por uma inesperada jogada aérea interceptada por Butler. Repare na repetição como o CB mantém os olhos em Wilson, corta a linha de passe, e consegue uma jogada fundamental que garantiu a conquista do Super Bowl.

David Tyree e a inacreditável “Helmet Catch”

Na primeira posição em nosso TOP 5, retornamos até o Super Bowl XLII disputado entre Patriots e Giants. Realizado em fevereiro de 2008, a partida contou com a recepção mais incrível da história. A partida, além da óbvia importância do Super Bowl, contava com um componente especial que era a invencibilidade do Patriots. A equipe de New England, que havia vencido todas as partidas daquela temporada, poderia completar a incrível marca de 19 vitórias e nenhuma derrota. Todavia, no caminho estava a boa equipe do Giants que, apesar de ter se classificado apenas no Wild Card, havia derrubado três campões de divisão fora de casa nos playoffs. Na grande partida da temporada, o Giants conseguiu superar com muitos méritos o favorito Patriots por 17 a 14, com direito a esta jogada sensacional de David Tyree que, com a ajuda de seu capacete, consegue controlar de forma inacreditável um passe de Eli Manning. Observando a jogada, podemos reparar que o início da mesma já é sensacional com Manning escapando milagrosamente de um sack. Na sequência, o QB conecta um passe para Tyree que faz a recepção única. Nas repetições do lance por outros ângulos, é possível observar com detalhes a luta de Eli para escapar do pass rush, e também como a recepção de Tyree é maravilhosa!


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe