quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

Compartilhe

No dia 9 de Março, mais precisamente às 18 horas de Brasília, será aberto o mercado de Free Agents da NFL. Em suma os jogadores que tiveram seus contratos vencidos poderão assinar contrato com um novo clube, mas se você quiser entender o melhor o processo, sugiro começar lendo nossa matéria: “O que é o período de Free Agency da NFL?“.

Hoje vou listar o que na minha opinião são os 15 melhores Free Agents disponíveis. É sempre uma tarefa difícil comparar jogadores de posições diferentes, mas tentarei levar em conta não só a qualidade do jogador, mas também outros fatores como histórico de lesões e idade, fatores que podem ser determinantes na longevidade e na produção desses atletas em seus futuros times.

TOP 15 FREE AGENTS

1) RB Le’Veon Bell (25 anos), Pittsburgh Steelers

Apesar de ter perdido 14 jogos nos dois últimos anos (10 por lesão e 4 por suspensão), quando está em campo Bell consegue levar o trabalho esperado de um RB a um outro nível. Sua média de 128,7 jardas ofensivas por jogo é a melhor na história da NFL (entre os jogadores com ao menos 40 partidas jogadas), o lendário Jim Brown é o segundo com 125,5. Entre os atletas em atividade o segundo melhor é Adrian Peterson com 112 jardas ofensivas por jogo. Bell se destaca pela capacidade única de desacelerar e arrancar quando procura buracos entre a linha, mas também é frequentemente alinhado como slot receiver causando dores de cabeça intermináveis para os defensores.  E o mais impressionante na carreira de Bell? Ele acabou de fazer 25 anos, ainda tem muito futebol pela frente.

2) SS Eric Berry (28 anos), Kansas City Chiefs

Eric Berry é uma força da natureza! Após brilhar e conseguir sua primeira nomeação a 1st team All-Pro em 2013, ele perdeu boa parte do ano de 2014 ao ser diagnosticado com câncer. Ele retornou ainda melhor e voltou a ser nomeado All-Pro nos últimos dois anos. Berry não é só um grande jogador, mas também é um grande líder emocional no campo e no vestiário do Chiefs. Berry pode apresentar alguns problemas na cobertura de TEs e WRs mais altos, mas tirando isso é um jogador quase completo, com uma grande capacidade de cobertura e muita intensidade para caçar RBs adversários em campo.

3) DT Kawann Short (28 anos), Carolina Panthers

Defensive tackles com a capacidade que Short tem de pressionar os QBs pelo meio da defesa são raros de se encontrar e extremamente valorizados na NFL de hoje. Short é o tipo de jogador capaz de incomodar os adversários mesmo com marcação dupla, ou seja, mesmo quando ele acaba não aparecendo muito, grandes são as chances dele estar ajudando seus companheiros a ficarem livres.

4) DE/OLB Chandler Jones (27 anos), Arizona Cardinals

Chandler Jones não é o pass rusher mais consistente, ele tem seus jogos em que consegue múltiplos sacks e outros que fica bem apagado. Na última temporada foi trocado para Arizona e começou o ano a todo vapor, sua produção caiu um pouco na metade da temporada, mas ele se recuperou a tempo de fazer mais uma temporada muito produtiva. Nos últimos dois anos ele somou 23,5 sacks, 1 interceptação e sensacionais 8 fumbles forçados.

5) OG Kevin Zeitler (27 anos), Cincinnati Bengals

Zeitler foi um dos poucos pontos brilhantes em um ano extremamente apagado do time de Cincinnati. Zeitler ainda é jovem e vem jogando tão bem quanto os melhores atletas na sua posição. Ele fez um grande trabalho protegendo Dalton nos últimos anos, mas se destaca ainda mais abrindo rotas para os corredores. Com apenas 27 anos terá a chance de conseguir um contrato longo e bem remunerado pelos melhores anos da sua carreira.

6)  DT Brandon Williams (28 anos), Baltimore Ravens

Se você quiser olhar apenas para as estatísticas não vai perceber, mas Brandon Williams foi o melhor jogador da defesa do Ravens nos últimos anos. Ele é um daqueles DTs que chamam a atenção de dois marcadores em praticamente todas as jogadas e tem um desempenho fantástico bloqueando a corrida. Williams é pode ser usado como DT em uma defesa 4-3 e sem dúvidas terá sucesso, mas ele é ainda mais valioso atuando de NT em um time no 3-4, já que é mais difícil achar jogadores que consigam exercer a função tão bem quanto ele.

7) QB Kirk Cousins (28 anos), Washington Redskins

Kirk Cousins pode não ser um QB de elite, mas ainda assim é raro ver um QB com a sua qualidade chegando ao mercado de Free Agents. Caso Washington não consiga renovar com Cousins, ele chegará no mercado credenciado com uma temporada em que passou para 4917 jardas 25 TDs e 12 interceptações. Cousins pode não ser o melhor jogador disponível, mas sem dúvidas que será o mais bem pago nessa offseason.

8) DE/OLB Melvin Ingram (27 anos), Los Angeles Chargers

Ingram vive o melhor momento de sua carreira e vai atrair muita atenção de times precisando de um jogador que consiga não só pressionar o QB, mas que também tenha a capacidade de fazer a contenção das corridas e passes no segundo nível da defesa. Ingram pode não estar na lista de melhores pass rushers da liga, mas é muito acima da média. Ingram teve alguns problemas com lesões no início de sua carreira, mas nos últimos dois anos conseguiu anotar 18,5 sacks e forçar 7 fumbles.

9) OG T.J. Lang (29 anos), Green Bay Packers

Lang pode não ser tão completo quanto Zeitler, além de ser dois anos mais velho, mas onde Lang realmente se destaca é na proteção ao passe. Nesse quesito é difícil de encontrar alguém que tenha trabalhado tão bem quanto Lang nos últimos anos.

10) OT Andrew Whitworth (35 anos), Cincinnati Bengals

Não seria absurdo dizer que Whitworth é um dos melhores tackles da NFL na atualidade e ainda pode contribuir muito para o time que contar com seus serviços em 2017. A questão aqui é a sua idade avançada para os padrões da NFL. Idade essa que não impediu que ele jogasse em altíssimo nível no ano passado, mas ele perde o valor por não ser um cara capaz de contribuir em alto nível por muito mais tempo.

11) LB Dont’a Hightower (27 anos), New England Patriots

Hightower sempre foi muito eficiente na proteção contra a corrida devido a sua grande eficiência nos tackles e sua capacidade no reconhecimento das jogadas, fatores que acabam compensando suas limitações atléticas. Suas maiores complicações costumam acontecer quando ele se vê obrigado a acompanhar recebedores mais rápidos na marcação individual. Isso inclusive foi bem explorado pelo Falcons no primeiro tempo do Super Bowl, mas a versatilidade de Hightower foi essencial para a reação do Patriots, quando por um ajuste de Belichick, Hightower foi alinhado como pass rusher em muitas oportunidades e desequilibrou a partida forçando um fumble crucial em Matt Ryan.

12) CB A.J. Bouye (25 anos), Houston Texans

Bouye foi uma das mais gratas surpresas dessa última temporada. Lesões de seus companheiros o alavancaram ao posto de CB titular e ele logo se tornou peça chave na defesa que cedeu menos jardas na NFL e acabou conduzindo o Texans aos playoffs. Apesar de ter tido apenas um ano em grande nível, a atenção que ele chamou será suficiente para lhe garantir um bom pagamento de 2017 em diante e o fato de já ter 4 anos de experiência na NFL, mesmo tendo apenas 25 anos de idade, ajudará muito o seu bolso.

13) WR Alshon Jeffery (27 anos), Chicago Bears

Em meio a lesões e uma suspensão Jeffery perdeu 11 jogos nos últimos 2 anos, em campo se destaca pela capacidade de subir no “terceiro andar” para pegar algumas bolas que poucos recebedores conseguiriam disputar, mas por outro lado vem apresentando algumas dificuldades em se destacar desde que Brandon Marshall saiu do Bears. O breve histórico do jovem jogador indica que ele poderá ser melhor aproveitado se for parar em um time que tenha outro bom recebedor para dividir a atenção das defesas.

14) DE/OLB Jason Pierre-Paul (28 anos), New York Giants

JPP deveria ter conseguido o contrato de sua vida no ano passado, mas um acidente com fogos de artifício no 4 de julho colocou seu futuro na NFL em cheque. Ao invés de um contrato longo ele aceitou um contrato de um ano com o Giants para provar que ainda pode jogar em alto nível. Atuou em 12 jogos e mostrou que ainda pode jogar em alto nível. Foram apenas 7 sacks nos 12 jogos, mas ele conseguiu colocar pressão nos QBs adversários com mais frequência que esse número indicaria. Apesar de estar na NFL desde 2010, só teve um ano em que ele participou dos 16 jogos e isso acabou o tirando do top 10, mas ele tem potencial de dar um excelente retorno para o time que o contratar.

15) CB Stephon Gilmore (26 anos), Buffalo Bills

Gilmore é um caso curioso, ele frequentemente se porta como um legítimo CB de elite na NFL, tem em seu currículo excelentes jogos em que conseguiu fechar algum dos melhores recebedores da liga (A.J. Green e Odell Beckham os mais notáveis), o problema com ele é a consistência. Quando ele tira um dia para ir mal, pode ter certeza que vai dar tudo errado. Jogar de CB na NFL é uma tarefa realmente ingrata, especialmente jogando em cobertura individual o tempo inteiro onde suas falhas ganham proporções maiores. Mas na maioria das vezes ele cumpriu seu papel bem e agora vai ser bem recompensado.

BÔNUS

Para fazer essa lista separei mais de 30 entre os principais Free Agents e fui reduzindo a lista até chegar aos 15 finais, mas já que já tinha separado mais gente, deixo como um extra os próximos 5 nomes que estavam na fila:

16) WR Terrelle Pryor (28 anos), Cleveland Browns

17) CB Trumaine Johnson (27 anos), Los Angeles Rams

18) DE Calais Campbell (30 anos), Arizona Cardinals

19) TE Martellus Bennett (30 anos), New England Patriots

20) WR DeSean Jackson (30 anos), Washington Redskins

Ficou faltando alguém nessa lista? Tá sobrando alguém nessa lista? Deixem suas opiniões aí no campo dos comentários!


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.