Série Tática

6 de julho de 2016
Tags: serie tatica, tiago araruna,

Uma de nossas grandes preocupações – além de trazer opinião de qualidade e muito conteúdo diário – é auxiliar os apaixonados por futebol americano a se apaixonar ainda mais. Isso só é possível graças ao aprofundamento do conhecimento de cada um sobre esse esporte que encanta quem o estuda e se interessa por aprender e ir além. Para quem já é fã da bola oval, é possível gostar e curtir ainda mais os jogos porque boa parte das pessoas que assistem a NFL (mesmo os americanos) não fazem ideia da quantidade de coisas legais e duelos táticos que estão acontecendo à sua frente e, dessa forma, não aproveitam 100% do que o esporte pode oferecer. Através da série tática, você poderá chegar a um novo patamar de conhecimento sobre futebol americano e virar um “expert” no assunto. São vários posts listados e explicados abaixo, então leia cada um deles, favorite essa página e passe a amar ainda mais esse esporte:

*Os posts com esse símbolo devem ser lidos primeiro porque servem de base para vários dos outros


TEXTOS DA PRIMEIRA TEMPORADA DA SÉRIE TÁTICA

Formações Ofensivas*

As formações ofensivas mais conhecidas e utilizadas ao longo dos anos explicadas de forma detalhada, inclusive através de imagens para cada uma delas.

Formações Defensivas*

Muito além de 4-3 e 3-4, existem diversas formas de posicionamento defensivo, especialmente no que diz respeito aos ajustes que são feitos a depender do que o ataque propõe. Aprenda mais sobre elas.

Rotas dos Recebedores*

Um dos textos mais essenciais e esclarecedores desta série aborda a árvore das rotas, mostrando como ela é explorada na prática por alguns dos grandes recebedores da NFL. Conta com imagens e vídeos.

Coberturas*

Cover 1, Cover 2 Zone, diferenças entre cobertura homem a homem e cobertura por zona… Aqui será possível entender melhor como funcionam as coberturas das secundárias em detalhes.

Zone Blitz e Fire Zone Blitz*

Uma Blitz segura e inteligente, que incomoda e cria pressão sem desproteger a secundária. A Fire Zone Blitz foi desenvolvida por um treinador lendário e vai te encantar.

Outside e Inside Zone Blocking*

Para quem acha que não tem graça assistir o duelo entre linha ofensiva e defensiva durante um jogo de futebol americano, é muito recomendado que leia esse post. Será possível perceber quão importante é o esquema de bloqueios de um time para o seu sistema ofensivo.

Air Coryell Offense

Este é um sistema que revolucionou o esporte na época do seu surgimento e auge. Altamente agressivo, o Air Coryell busca sempre e em primeiro lugar o passe em profundidade com a intenção de bombardear o oponente com um ataque vertical. Essencial para o entendimento dos ataques a nível profissional e universitário.

Spread Offense

Sistema ofensivo que tomou conta do College Football e chegou na NFL por meio de playbooks de diversos times. Saiba o que faz com que os ataques que adotam essa filosofia sejam tão difíceis de serem parados.

Run And Shoot Offense

Futebol Americano por diversão. Utilizado em algumas jogadas de times universitários e profissionais, a Run And Shoot dá liberdade ao recebedor e confia na sua leitura em conjunto com o quarterback.

West Coast Offense

Um dos mais fantásticos e vitoriosos esquemas ofensivos já criados. Bill Walsh se consagrou em um time histórico do San Francisco 49ers e você vai perceber a força e inteligência que a West Coast traz a campo. É um dos posts primordiais da série tática.

Air Raid Offense

Esquema ofensivo que foca no shotgun, em passes curtos, esticando a defesa horizontalmente e até substituindo algumas chamadas de corrida por passes de menor alcance. Imagens e vídeos auxiliam na compreensão.

Erhardt-Perkins Offense

Sistema utilizado pelo New England Patriots para construir sua dinastia. Analisada em detalhes, a Erhardt-Perkins Offense dá toda a liberdade ao treinador, sem se prender a um ou dois jogadores com características específicas para ter sucesso. Nela, um nome de muito destaque pode ser substituído por um desconhecido e a tendência é que não perca eficiência e a engrenagem siga funcionando.

A Defesa 30 Stack

Uma formação que continua sendo bastante utilizada no College Football e que levou à valorização dos jogadores versáteis por parte dos times da NFL que fazem uso do esquema em situações ocasionais.

Defesa 4-4 Robber G

Uma linha de 4 defensores e que conta com mais quatro homens no box em sua concepção original. Nela, o Free Safety faz o papel de robber (entenda no post) e os cornerbacks têm responsabilidades maiores. Evoluiu com os anos para permanecer relevante.


TEXTOS DA SEGUNDA TEMPORADA DA SÉRIE TÁTICA

Como atacar cada tipo de cobertura

O que um ataque deve fazer contra uma cobertura Cover 1? E contra uma Cover 2 Zone? Entender como cada tipo de cobertura deve ser atacada é um conhecimento que modifica instantaneamente a forma de qualquer fã ver um jogo de futebol americano. Essencial também para quem joga Madden NFL.

Pete Carroll e a defesa 4-3 Under

Uma das grandes mentes defensivas da história do esporte ajudou a levar a defesa 4-3 a um novo patamar com a formação 4-3 under implementada no Seattle Seahawks. Agressividade é pouco para descrever.

Cam Newton e a “Inverted Veer”

A Read Option não e mais novidade na NFL, mas quando seu padrão é invertido graças à força física de Cam Newton ela se torna uma arma ainda mais poderosa.

Entenda como Chip Kelly fracassou na NFL

Um conjunto de fatores foi responsável pelo fracasso na NFL de um dos mais incríveis técnicos de College Football dos últimos tempos. A previsibilidade de algumas chamadas importantes foi fundamental, como ilustrado nos vídeos presentes nesse post.

O imprevisível posicionamento de J.J. Watt

J.J. Watt é uma força da natureza, mas a sua capacidade de atuar em diversos posicionamentos defensivos fazem dele um ser humano ainda mais monstruoso em um campo de futebol americano.

Os sub-pacotes defensivos

Se os ataques evoluíram e passaram a usar cada vez mais 3 ou 4 recebedores, é claro que as defesas não poderiam ficar com a mesma formação base o tempo todo. Os sub-pacotes são uma resposta defensiva ao que muitos sistemas ofensivos vêm fazendo.

Os triângulos no jogo aéreo

Um dos padrões mais utilizados e com grande eficiência pelos ataques são os triângulos no jogo aéreo. É muita pressão em cima da defesa em uma região específica do campo.

Postagens Relacionadas









Redação Liga dos 32 Este texto foi produzido em conjunto por dois ou mais membros da equipe Liga dos 32. Twitter: @LigaDos32 // Facebook: fb.com/ligados32 // Instagram.com/ligados32