Quantos jogos do seu time foram transmitidos no Brasil em 2016?

3 de janeiro de 2017
Tags: Gabriel Plat, matérias,

Nov 10, 2013; East Rutherford, NJ, USA; General view of the NFL shield logo at midfield at MetLife Stadium.  Mandatory Credit: Kirby Lee-USA TODAY Sports
 

Os gráficos talvez não mostrem o nome de todos os times na parte de baixo se você estiver lendo o post pelo celular. Dessa forma, tente vê-lo usando o celular “deitado” ou clique na coluna para ver o time que está sendo representado.

No mundo da bola oval tupiniquim, há três verdades absolutas: você vai ficar feliz quando o jogo do seu time é transmitido em alguma emissora no Brasil, você vai ficar triste quando o jogo do seu time não vai ser transmitido e alguém vai aparecer pra reclamar com algum narrador e comentarista sobre os jogos escolhidos da semana. Se você chegou a ler nossos textos ao longo de todo o ano de 2016, você viu alguns sobre esse assunto em que nós tentamos não só prever os jogos que seriam transmitidos, como também demos uma prévia desse texto no meio da temporada. Agora que a temporada chegou ao fim, nós podemos escrever isso com mais convicção.

Antes de mais nada, eu peço para que você leia até o final do texto. Há muita coisa envolvida para você tirar conclusões apenas com o número total de jogos transmitidos de cada time por aqui e explicaremos isso tudo ao longo do post. Portanto, espere até o fim para entender de forma clara todo o contexto.

Sem mais delongas, vamos ao primeiro gráfico.

 

Número de Jogos Transmitidos por Time no Brasil

 

 

Esse é o gráfico que você procurou o texto todo e já vai sair compartilhando pra todos os seus amigos, não é mesmo? Mas vamos com calma antes de você fazer isso. Como é possível ver, há um empate entre quatro times na liderança: o Dallas Cowboys, o New England Patriots, o Green Bay Packers e o Denver Broncos. Apesar de não parecer, o motivo para eles estarem na liderança é diferente para cada um. O Denver Broncos, atual campeão do Super Bowl, acabou conseguindo boa parte de suas transmissões justamente por conta disso. Sua temporada vencedora em 2015 deu para a equipe de Denver um bom número de jogos em horário nobre (seis, maior marca da NFL) e também bons confrontos para a televisão brasileira transmitir no período da tarde, como o jogo contra o Atlanta Falcons. As ótimas campanhas de seus rivais de divisão também impulsionaram os jogos do Broncos, que se manteve competitivo em uma das divisões mais fortes da NFL na temporada. O Dallas Cowboys, apesar do fracasso de 2015, é o time mais popular dos Estados Unidos e sempre possui vários de seus jogos transmitidos no horário nobre, com direito a jogo anual no Dia de Ação de Graças. Somando isso a sua temporada espetacular, é justificável sua presença no topo. Por fim, Green Bay Packers e New England Patriots são duas das maiores torcidas de toda a NFL aqui no Brasil, como você pode ver aqui. Agora faça as contas: torcida grande no Brasil mais emissoras querendo jogos que tragam audiência é igual a? Isso mesmo: muitos jogos desses times sendo transmitidos. Obviamente a boa campanha ajuda, mas nem a turbulência no meio da campanha do Packers fez o time sair da liderança.

E falando em boa campanha, ela também explica os times que mais tiveram transmissões. Dos 12 times com mais transmissões no Brasil, oito foram aos playoffs nessa temporada. Dos quatro que não foram, três foram na temporada passada. Isso também reflete na parte de baixo da tabela: 10 dos 11 times com menos transmissões não vão para a pós-temporada. A única exceção foi o Miami Dolphins, que acabou tendo poucas transmissões por conta da primeira metade de sua campanha.

Mas vamos com calma. Eu cheguei a citar os jogos de horário nobre, não é verdade? Como a ESPN, por exemplo, já passa anualmente todos os jogos de horário nobre (Thursday, Sunday e Monday Night Football), além dos jogos de Londres no horário da manhã e os jogos do Dia de Ação de Graças, não dá para saber quais times tem realmente a maior preferência somente por esse gráfico, correto?

Corretíssimo. E é esse o motivo pelo qual eu não queria que você tirasse conclusões precipitadas.

Tanto a ESPN quanto o Esporte Interativo passam jogos que eles não podem escolher. Se o Sunday Night Football for entre os dois piores times da temporada, eles são obrigados a transmitir por terem firmado um contrato garantindo a transmissão do jogo de horário nobre, e não porque eles escolheram transmitir os times que não estão bem. Nesse caso, precisamos fazer uma avaliação um pouco mais minuciosa. Uma avaliação que analise somente os jogos que as emissoras podem de fato escolher. Ou seja: os jogos do período da tarde.

Separando apenas os jogos que as emissoras escolhem, o gráfico tem uma leve alteração, mas suficiente para podermos tirar outras conclusões.

 

Número de Jogos Transmitidos no Período da Tarde

 

 

Se você bateu o olho nos primeiros colocados, você já percebeu a primeira grande mudança. O Atlanta Falcons foi o segundo time mais escolhido pelas emissoras na temporada de 2016! E isso não foi obra do mero acaso, óbvio: o Falcons teve a segunda melhor campanha de toda a NFC e um dos ataques mais potentes da temporada com Matt Ryan com desempenho digno de MVP, a dupla Devonta Freeman e Tevin Coleman fazendo estragos no jogo terrestre e Julio Jones que dispensa comentários. Com um ataque empolgante e uma campanha boa, é mais do que normal que o Falcons recebesse bastante atenção na hora de escolher os jogos, principalmente porque eles enfrentaram os times da AFC Oeste esse ano, que deu ainda mais motivos para que seus jogos fossem transmitidos. Afinal, por que não assistir um dos melhores times da NFC contra os times da divisão mais forte da AFC?

Olhando especificamente para a divisão de jogos entre ESPN e EI, podemos ver alguns times recebendo mais preferências que outros. Tirando os já citados, podemos falar do San Diego Chargers como o 6º time mais transmitido pela ESPN em jogos da tarde. Apesar da campanha ruim em 2016, o Chargers teve bons confrontos no começo da temporada, justamente quando esperavam que o time pudesse ter um ano melhor que teve em 2015. Foram transmitidos cinco jogos de San Diego nas primeiras sete semanas da temporada e apenas um nas nove últimas semanas. Ou seja: a partir do momento que o Chargers mostrou que voltaria a ser aquele time decepcionante, seus jogos acabaram sendo menosprezados pelas emissoras.

Do lado do Esporte Interativo, muitos jogos do Minnesota Vikings e do Arizona Cardinals foram transmitidos, inclusive o jogo entre os dois times. Isso pode ser explicado caso a ESPN tenha a preferência de escolher primeiro os jogos que ela transmite, o que força o EI a escolher jogos de equipes menos procuradas pela outra emissora. Com a boa campanha no começo da temporada e o retrospecto do ano anterior, Vikings e Cardinals acabaram virando uma espécie de “xodó” da emissora em 2016. Mas não sejamos injustos: foram 24 times diferentes transmitidos pelo Esporte Interativo no período da tarde. Dos times mais transmitidos em jogos da tarde no Brasil, apenas o Dallas Cowboys não teve transmissão do EI.

Se você pensa que nossa análise para por aqui, é melhor olhar de novo. Não vamos nos aprofundar em estatística pois sabemos que isso é chato para a maioria, mas precisamos que vocês pensem conosco. Se um time tem mais jogos no horário nobre, significa que ele tem menos jogos para transmitir no horário da tarde. Sendo assim, seria injusto comparar os times dessa forma, já que uns tiveram mais jogos à tarde que outros, correto?

Mais uma vez, corretíssimo.

Para deixarmos o gráfico perfeito, é preciso que todos os 32 times sejam comparados na mesma proporção. Para que isso seja feito, é necessário comparar o número de jogos da tarde transmitidos de cada time com o número total de jogos da tarde. Simplificando: de todos os jogos que meu time teve no horário da tarde, quantos foram escolhidos para serem transmitidos no Brasil?

A resposta está aqui abaixo:

 

Porcentagem de Jogos da Tarde transmitidos no Brasil

 

 

Mais uma vez, nosso gráfico teve algumas alterações. O Atlanta Falcons, antes em segundo lugar, caiu para a quinta colocação. Mas como? Simples: Packers, Broncos e Cowboys tiveram mais jogos no horário nobre que o Falcons — ou seja, menos jogos no período da tarde. Dessa forma, se pegarmos apenas os jogos do horário da tarde de cada time, o Falcons acabou proporcionalmente tendo menos jogos transmitidos que esses outros três times. Mais do que qualquer coisa, esse gráfico revela que a ESPN transmite uma média de 26% dos jogos da tarde de cada time. Isso dá praticamente um jogo transmitido a cada quatro passando na tela da sua TV. Depois quando eu digo que nunca foi tão fácil ser fã de futebol americano as pessoas reclamam…

O gráfico acima é algo que você precisa olhar várias vezes para poder interpretá-lo completamente. Desde o Chicago Bears, que não teve nenhum jogo da tarde transmitido, até o New England Patriots, que teve apenas três de seus 12 jogos da tarde não transmitidos no Brasil. O que explica o New York Jets com 1/3 de seus jogos da tarde transmitidos? Ou o Philadelphia Eagles com metade dos jogos passando no Brasil? Ou o Tampa Bay Buccaneers e Tennessee Titans que fizeram boas campanhas e apareceram menos na TV que o péssimo San Francisco 49ers de 2016?

Responder todas essas perguntas aqui deixaria esse texto tão longo quanto a espera do Cleveland Browns pela primeira vitória na temporada. Mas fiquem tranquilos: prometo responder qualquer dúvida que vocês deixarem nos comentários!

 


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

Postagens Relacionadas









Gabriel Plat acompanha a NFL desde 2009 e se tornou completamente obcecado pelo esporte. Editor da Liga dos 32 e também editor-chefe do portal Blue Star Brasil. Responsável por uma matéria semanal e revisão. Está no twitter como @gabrielplat.