segunda-feira, 1 de Janeiro de 2018

Compartilhe

Com o final da temporada regular, os doze times classificados para os playoffs (seis de cada conferência) tiveram seus caminhos definidos até que o campeão de cada uma se encontre no Super Bowl 52, que será realizado no dia 04 de Fevereiro de 2018 no novíssimo estádio do Minnesota Vikings, aberto na última temporada. O Vikings, por sua vez, pode se tornar o primeiro time a jogar a partida mais importante de uma temporada em seus domínios, afinal a franquia de Minneapolis está classificada para a pós-temporada após surpreendente campanha de 12 vitórias durante a temporada regular.

Para você que acompanha a temporada regular há pouco tempo e/ou tem dúvidas quanto ao método utilizado para a definição dos confrontos, cada time classificado recebe aquilo que é chamado de seed, que nada mais é que sua posição no chaveamento para a definição do confronto. Quanto menor o seed, melhor colocado é o time, ou seja, melhor a sua campanha e com isso existe a possibilidade de jogar uma partida de playoff em casa. A ordem de distribuição de cada um eles é a seguinte: cada campeão de divisão recebe o seed de 1 a 4 (de acordo com o número de vitórias na temporada), os dois melhores times que não foram campeões recebem os seeds 5 e 6 e obrigatoriamente farão ao menos uma partida de playoff fora de seus domínios, ou seja, um time que tenha menos vitórias mas que tiver ganho sua divisão receberá um seed menor (melhor) do que outra equipe que tenha mais vitórias, porém que não tenha vencido sua divisão, o que gera muita polêmica até hoje. Deduz que os times com seed 1 fazem todas as partidas de playoff em casa e os de seed 6 necessariamente já não atuarão mais sobre seus domínios no calendário da temporada de 2017.

A rodada de “repescagem” começará já no próximo final de semana, e para os times ranqueados com seeds 1 e 2, a pós-temporada começará só na próxima semana, já na fase dos playoffs divisionais.

Já há todos os horários definidos das partidas que definirão os dois times que brigarão pelo troféu Vince Lombardi no próximo mês, então confira como está o chaveamento da pós-temporada de 2017 e, se seu time ainda está vivo na disputa, qual o caminho que ele enfrentará na busca pelo troféu máximo deste esporte que tanto gostamos.

Obs 1: todos os horários das partidas são de Brasília.
Obs 2: os times da direita jogam a referida partida em casa.

Rodada de Wild Card – Descansam: #1 New England Patriots e #2 Pittsburgh Steelers (AFC); #1 Philadelphia Eagles e #2 Minnesota Vikings (NFC)

Sábado (06/01/2018)

#5 Tennesse Titans x #3 Kansas City Chiefs – Arrowhead Stadium
19h30min

#6 Atlanta Falcons x #3 Los Angeles Rams – Los Angeles Memorial Coliseum
22h30min

Domingo (07/01/2018)

#6 Buffalo Bills x #3 Jacksonville Jaguars – EverBank Field
16h05min

#5 Carolina Panthers x #3 New Orleans Saints – Mercedes Benz Superdome
19h40min

Rodada dos playoffs de divisão

Sábado (13/01/2018)

Time da NFC classificado do Wild Card com o maior seed x #1 Philadelphia Eagles – Lincoln Financial Field
19h35min

Time da AFC classificado do Wild Card com o maior seed x  #1 New England Patriots – Gilette Stadium
23h15min

Domingo (14/01/2018)

Time da AFC classificado do Wild Card com o menor seed x #2 Pittsburgh Steelers – Heinz Field
16h05min

Time da NFC classificado do Wild Card com o menor seed x #2 Minnesota Vikings – US Bank Stadium
23h15min

Rodada dos playoffs de conferência

Domingo 21/01/2018

AFC Championship Game: kickoff às 18h00min

NFC Championship Game: kickoff às 21h30min

Super Bowl 52 – 04/02/2018

Campeão da AFC x Campeão da NFC – US  Bank Stadium
Kickoff previsto para 21h00

Confira o chaveamento geral dos playoffs das duas conferências:

AFC

SEED TIME DIVISÃO CAMPANHA
1
 (*) New England Patriots
Leste 13-3
2
 (z) Pittsburgh Steelers
Norte 13-3
3
 (y) Jacksonville Jaguars
Sul 10-6
4
 (y) Kansas City Chiefs
Oeste 10-6
5
 (x) Tennessee Titans
Sul 9-7
6
 (x) Buffalo Bills
Leste 9-7

NFC

SEED TIME DIVISÃO CAMPANHA
1
 (*) Philadelphia Eagles
Leste 13-3
2
 (z) Minnesota Vikings
Norte 13-3
3
 (y) Los Angeles Rams
Oeste 11-5
4
 (y) New Orleans Saints
Sul 11-5
5
 (x) Carolina Panthers
Sul 11-5
6
 (x) Atlanta Falcons
Sul 10-6

Fonte: CBS

Legenda:
(*) – time com o mando de campo em todas as partidas
(z) – time que folga na primeira rodada dos playoffs
(y) – time campeão de sua divisão
(x) – time classificado através do Wild Card

Ao mesmo tempo que todos ficam animados com a chegada da pós-temporada, o que significa que cada jogo vale a muito dentro da disputa pelo título máximo, tem-se que a temporada está cada vez mais próxima do seu fim e a longa intertemporada já está no horizonte, com praticamente oito meses sem o futebol americano de alto nível para desfrutarmos.

Contudo, os playoffs deste ano tem tudo para serem extremamente disputados, com times completos e loucos para alcançar a glória máxima do esporte. É um relento para nós fãs, afinal, mais certo que a morte ou impostos, é que sentiremos falta da bola oval voando a partir da primeira semana de Fevereiro.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe
  • THE GUNSLINGER

    Como assim revezamento anual de sedes se no ano que vem o superbowl será em Atlanta (da nfc, como os vikings)?

  • Alex Linhares

    Não é o estádio que diz quem é o mandante. As sedes são escolhidas com antecedência com base em vários fatores, clima, modenizaçao do estadio etc. Já o mando independe do local onde será disputada a partida, é revezado ano a ano e esse ano é a AFC que tem o direito.

  • THE GUNSLINGER

    Boa.. valeu o esclarecimento.