terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Compartilhe

A liga explica - L32

Começa nesta terça-feira, 23, a edição de 2016 do Scouting Combine da NFL. Sediado pela oitava vez seguida no Lucas Oil Stadium, casa do Indianapolis Colts, o evento serve como preparação dos atletas universitários e avaliação das equipes da liga para o Draft. Se você nunca ouviu falar nesse evento ou não sabe o que acontece nele, nós te explicamos:

O QUE É O COMBINE?

Realizado sempre no mês de fevereiro, após o Super Bowl, o NFL Scouting Combine é um evento promovido pela liga e que acontece no período de uma semana. Os participantes são escolhidos pela própria NFL, reunindo atletas que se formaram na universidade ou que se declararam elegíveis para o Draft, mesmo sem terem terminado os estudos. Nos sete dias de evento, os jogadores são submetidos a testes físicos e mentais, além de entrevistas e avaliações médicas, acompanhados de perto por representantes das 32 franquias (técnicos, General Managers, Scouts e médicos).

A principal função dos testes do Combine é proporcionar aos atletas a oportunidade de se apresentarem fisicamente para as equipes, realizando uma série de exercícios em alto nível de desempenho, o que pode afetar na posição em que serão selecionados no Draft. As entrevistas podem ser consideradas o “exercício” mais importante para o pessoal da NFL, pois ajudam a identificar possíveis problemas de maturidade ou desvios de conduta, indicando se o jovem está preparado ou não para ser profissional.

As avaliações físicas, momento mais aguardado pelos fãs e atletas, são divididas em uma série de atividades. Em algumas delas, todos os jogadores, independente de suas posições, participam dos testes. Em outras, específicas para cada setor, as avaliações são separadas pela função que o atleta desempenha em campo.

QUAIS SÃO E COMO FUNCIONAM AS AVALIAÇÕES FÍSICAS?

40 Yard Dash

A corrida de 40 jardas é considerada o principal evento físico do Combine. Seus resultados podem influenciar nas escolhas das equipes e determinar se um jogador vai subir ou cair de posição no Draft.  Durante a avaliaçãom os Scouts observam a velocidade, a habilidade em correr uma rota em poucos segundos e a explosão a partir de um local estático.  Os atletas também são testados em intervalos de 10 e 20 jardas. Essa avaliação é bastante importante para as posições de Defensive Back, Cornerback e Wide Receiver.

40-yard-dash

Bench Press

Assim como o 40 yard Dash, o teste do Bench Press é ansiosamente aguardado e pode modificar posições no Draft. Principal avaliação de força do Combine, ele identifica o comprometimento do atleta com o seu corpo e com a sua rotina de exercícios durante a carreira universitária. Os jogadores que mais se destacam são os que conseguem repetir uma sequência de levantamento de peso de 225 Pounds (100kg) por um maior número de vezes. Avaliação de extrema importância para as posições de Linha Ofensiva, Linha Defensiva e Linebackers.

bench-press

Vertical Jump

O pulo vertical é um teste utilizado para avaliar a explosão dos membros inferiores do atleta. Neste exercício, o jogador é desafiado a saltar até o ponto mais alto que conseguir, identificando assim o seu alcance e a medida entre os seus pés e o chão no momento da ação.

vertical jump

Broad Jump

A avaliação do Broad Jump é mais completa que a do pulo vertical, já que além de testar a explosão dos membros inferiores, ela também mede a sua força. O atleta é desafiado a criar impulsão e saltar o máximo que puder de um ponto até outro, não podendo se mover quando aterrissar. Por essa característica, ela também ajuda a testar a capacidade do jogador em se manter balanceado quando, por exemplo, pisa no chão após receber uma bola.

broad jump

3 Cone Drill

O exercício do 3 Cone Drill ajuda a testar a habilidade do atleta em mudar de direção em alta velocidade. Ele funciona basicamente assim: Os cones são posicionados estrategicamente no formato da Letra L e o jogador inicia o teste correndo cinco jardas até o segundo cone e voltando ao ponto de partida. Em seguida, ele repete a rota, da uma volta completa no cone e parte para o terceiro. No fim, após contornar o último cone, ele termina o exercício voltando com velocidade total até o ponto inicial. É uma avaliação que identifica, entre outras coisas, a habilidade do Pass Rusher em chegar rapidamente no Quarterback.

3 cone drill

Shuttle Run

O último exercício da série destinada a todas as posições é o Shuttle Run. Sua função é testar a velocidade lateral e a explosão em áreas menores. Ele funciona da seguinte forma: O jogador parte de um ponto pré-determinado e corre cinco jardas lateralmente para o lado direito. Em um segundo momento, o atleta corre mais 10 jardas, dessa vez para o lado esquerdo e reto. No fim, ele retorna em velocidade até o primeiro ponto, somando outras cinco jardas.

shuttle run

Atividades por posição

Após as avaliações físicas gerais, algumas atividades específicas para cada posição são realizadas no Combine. Elas são divididas por dias e realizadas dentro do campo. Para a edição de 2016, elas foram separadas da seguinte forma:

Sexta-feira (26/02) – RBs, OLs e Special Teams
Sábado (27/02) – QBs, WRs e TEs
Domingo (28/02) – DLs e LBs
Segunda-feira (29/02) – DBs

As entrevistas com os atletas acontecem em um ambiente especial (cada equipe da NFL pode realizar 60 entrevistas), assim como as avaliações médicas, o teste anti-doping e os testes lógicos de múltipla escolha.

Para continuar acompanhando a cobertura da edição de 2016 do NFL Scouting Combine, fique de olho no nosso site. Os principais destaques e números do evento estarão aqui durante esta semana.

Compartilhe

Comments are closed.