O impacto de Kareem Hunt no Chiefs

28 de setembro de 2017
Tags: david telles, matérias,

Em um início de carreira impressionante, o RB Kareem Hunt tem chamado a atenção de toda a NFL e é sem sombra de dúvida um dos melhores jogadores da liga até o momento em 2017. Impulsionado pelo seu bom momento, o Kansas City Chiefs tem mostrado um excelente desempenho ofensivo e segue invicto após as primeiras 3 semanas de disputa.

O calouro soma 401 jardas pelo chão em 3 confrontos (só ele tem mais jardas do 26 franquias da liga até aqui), com média de 133, 7 terrestres por jogo, sendo o único jogador de sua posição que tem média acima das 100 jardas. Recebendo bolas, Hunt também é muito efetivo, pois tem média de 45,7 jardas recepcionadas por partida. Todo esse sucesso possui explicações, tanto do ponto de vista do esquema adotado por Kansas City quanto pela qualidade individual do produto de Toledo, que possui a segunda melhor marca em jardas da linha de scrimmage de um calouro em sua primeiras 3 semanas no futebol americano profissional.

Hunt é muito ajudado pelo esquema de jogo implementado pelo Chiefs, no qual a grande mente ofensiva do HC Andy Reid utiliza bastante o jogo corrido, que conta com uma competente linha ofensiva fazendo o trabalho sujo para que o jogo terrestre consiga ser dominante e um ataque que chama suas jogadas com bastante criatividade, que possui ameaças no jogo aéreo como o WR Tyreek Hill e o TE Travis Kelce que ajudam a deixar o setor mais difícil de se prever.

Leia textos exclusivos a cada semana sobre todos os times da NFL. Seja um assinante L32.

A OL, que possui nomes de qualidade como o OT Mitchell Schwartz e o C Mitch Morse, consegue se destacar ao realizar boa parte dos seus bloqueios fazendo movimentos para uma das laterais do campo, numa ação coordenada. Tais movimentos abrem verdadeiras avenidas para quem está vindo do backfield, porém é necessário ter explosão e correr de forma instintiva para que os avanços se concretizem. E é aí que entra a habilidade de Kareem Hunt.

Correr com seu instinto talvez seja uma das principais qualidades de Hunt. O RB consegue avançar em linha reta de forma muito rápida, porém quando visualiza as janelas abertas pela sua OL corre com decisão e não hesita. Em praticamente nenhuma jogada em que o há espaço aberto se vê o novato “dançando” atrás dos bloqueios, ele sempre avança sem pensar duas vezes. Obviamente, em situações em que os bloqueios não são efetivos, é comum ver o calouro utilizando seu trabalho de pés esperando por um espaço.

Essas corridas em que Hunt não hesita são essenciais para o alto número de jardas que o atleta possui, uma vez que frações de segundo são o suficiente para que um LB chegue e acabe com a festa do camisa #27 do Chiefs. Em lances em que já haveria um grande número de jardas, isso se torna um avanço gigante, colocando a equipe em boas situações e podendo ser até fatal dependendo do caso. Mas isso não é só.

Kareem ainda é dono de um bom porte físico, tornando-o difícil de ser derrubado. Dessa forma, consegue ganhar com certa frequência jardas após o contato, extremamente valiosas para descidas curtas, por exemplo. O stiff arm do RB também merece ser destacado, o que o ajuda a se manter em pé em diversas ocasiões. Completando o rol de habilidades do corredor, Hunt ainda consegue ser bastante elusivo e, assim, fugir de tackles. Ou seja, o calouro possui um arsenal completo e é comum vê-lo conseguir avanços maiores do que se espera. Raramente se vê Hunt caindo após um primeiro contato e é difícil ver os marcadores chegando com facilidade.

Com tudo isso, o atleta acaba de ser selecionado como o jogador ofensivo da AFC no mês de setembro. Possuindo tantas ferramentas à sua disposição e contando com excelentes bloqueios proporcionados pela sua linha ofensiva, além de um técnico que é uma verdadeira mente brilhante quando se fala em ataque, Kareem Hunt tem tudo para continuar tendo uma temporada de estreia memorável em 2017 e ser a arma que faltava para o Kansas City Chiefs alçar voos mais altos.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









David Telles é o setorista da NFC NORTE. Analisa Packers, Bears, Lions e Vikings às segundas e sextas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @DavidRTelles