sábado, 2 de dezembro de 2017

Compartilhe

É chegada a hora da decisão. A semana 14 do College Football é reservada para as finais de conferência e decidirá quais são as quatro equipes que disputarão o título nacional. Além das partidas já terem importância por si só, quatro delas serão fundamentais para saber quem entrará em janeiro com possibilidade de se sagrar campeão da temporada 2017 do futebol americano universitário.

No momento, Clemson, Auburn, Oklahoma e Wisconsin ocupam as posições com as quais todos sonham. A matemática para esses times é a mais simples – vencer e se garantir nas semi-finais. O mesmo pode ser dito de Georgia, que ranqueada como número 6 só depende de si. Ohio State e Miami (FL) precisam, além do triunfo, torcer para a boa vontade do comitê dos playoffs. E ali no número 5, Alabama também espera por tropeços dos programas que estão à sua frente para que sua campanha de 11-1 a possa recolocar nos playoffs.

A noite de sexta-feira já serviu como aperitivo, trazendo a decisão da Pac-12 entre USC e Stanford. Nenhuma das equipes tinha mais chances reais de pós-temporada, mas valia um título de conferência ganho sobre um grande rival. Os Trojans levaram a melhor em um grande jogo, com Sam Darnold exibindo toda a sua habilidade de um lado e Bryce Love de outro. Placar final de 31 a 28 com muitas emoções até o final. Foi a primeira conquista de USC na Pac-12 desde 2008.

Às 15h 30 de Brasília acontece a primeira das quatro decisões principais do sábado: a da Big 12, entre Oklahoma e TCU. Para os Sooners, vencer significa mais um título de conferência e a vaga carimbada nos playoffs. Além de também almejar vencer a Big 12, os Horned Frogs jogam para colocar água no chope do rival. Dentro de campo, Baker Mayfield, melhor quarterback do College Football pelo segundo ano seguido, contra uma excepcional defesa que é capaz de muita pressão e vários sacks. Ninguém terá vida fácil.

Um pouco mais tarde, ás 19h de Brasília, Georgia e Auburn se encontram no Mercedez-Bens Stadium, em Atlanta, pelo título da SEC. Como já dissemos, quem ganhar leva tanto o troféu da conferência como a vaga nos playoffs. É uma rivalidade muito antiga, datando de 1892. As duas equipes tem ótimos jogos terrestres e já se enfrentaram em 2017, com os Tigers levando a melhor por 40 a 17 dentro de seus domínios. Dessa vez, porém, o duelo acontece em campo neutro.

Duas outras decisões acontecem às 23h: A da Big Ten, entre Wisconsin e Ohio State, e a da ACC, entre Clemson e Miami (FL). São duas partidas que tem situações bem similares: um time que só depende de si (Badgers e Tigers) e outro que precisa vencer e torcer pela boa vontade do comitê/ajuda de outros resultados (Buckeyes e Hurricanes). Vale destacar que Wisconsin é a única equipe invicta entre os membros do Power Five em 2017, mas aparece ranqueada apenas em quarto lugar por ter enfrentado uma tabela relativamente fraca.

Acha que já é muito de jogaços de futebol americano pra um sábado só? Pois saiba que tem mais. Também acontecem as decisões das conferências consideradas mais fracas, o chamado Group of Five. Às 15h, tem a da AAC, entre a invicta #14 UCF e #20 Memphis, e a da MAC, entre Toledo e Akron. E às 22h 45, a da Mountain West, entre #25 Fresno State e Boise State.

Um sábado de tirar o fôlego e com futebol americano da mais alta qualidade – não esperamos nada menos do que isso! Para ficar por dentro de cada lance de todas essas partidas decisivas, não se esqueça de curtir a página do College Football Brasil no Facebook e de seguir o perfil @CFB_Dark no Twitter!

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

 

 

 

Compartilhe

Comments are closed.