sábado, 25 de novembro de 2017

Compartilhe

A décima terceira semana do College Football é a última da temporada regular para a maioria das conferências. Ela tradicionalmente acontece na sexta-feira e no sábado que sucedem o feriado de Ação de Graças, dividindo os jogos importantes nos dois dias. E ‘importantes’ aqui não é só modo de dizer – são muitos clássicos e duelos de muita rivalidade espalhados pelo país. Mais ainda, decidem a situação de várias equipes em relação aos playoffs.

O começo da rodada tinha Alabama, Miami (FL), Clemson e Oklahoma postados no top 4, ou seja, como equipes que iriam à pós-temporada no momento. Só que logo no começo da tarde de sexta-feira, um grande upset já modificou toda essa situação – os Hurricanes foram derrotados pela fraca equipe de Pittsburgh, que tinha campanha de apenas quatro vitórias até então, mas um longo histórico de vencer postulantes ao título nacional (como havia feito em 2016 com os Tigers!). Já é um fato que o penúltimo ranking trará importantes mudanças.

Já nessa madrugada, a notícia é uma possível lesão de Josh Rosen, sério candidato a primeira escolha do próximo draft. Ele deixou o campo no intervalo e voltou dos vestiários com roupas normais, sem entrar novamente em campo. Pode ter sido a última aparição dele por UCLA. O talento do quarterback é inegável, mas muitos questionam sua dedicação.

Mas o que importa é o sábado. Afinal, é dia de Iron Bowl. Uma das maiores rivalidades do College Football terá nessa edição duas equipes que tem grandes chances de ir aos playoffs. Além do posicionamento no ranking pelo confronto direto, vale também o título da divisão. Alabama e Auburn prometem fazer mais um confronto daqueles que entram para a história. Quem não se lembra do fantástico final com kick-6 de 2013?

Outros postulantes aos playoffs também entram em campo: Clemson encara South Carolina em mais um duelo de grande rivalidade, Georgia, Oklahoma e Wisconsin tem adversários mais tranquilos em Georgia Tech, West Virginia e Minnesota, mas precisam ficar de olho aberto depois do que aconteceu com Miami (FL) na sexta-feira.

E há o The Game. Já falamos do Iron Bowl, mas Ohio State e Michigan é uma séria consideração para a maior rivalidade do College Football. Será a centésima décima terceira edição do confronto. Os Buckeyes ainda sonham com playoffs, precisando de vitória nesse sábado e no próximo na final de conferência diante de Wisconsin, enquanto para os Wolverines de Jim Harbaugh a questão é simplesmente colocar água no chope do maior rival.

Acha que é suficiente? Calma, ainda não acabou. Já invadindo a madrugada de domingo, mais duas rivalidades encherão os olhos dos fãs de futebol americano: a Apple Cup, entre Washington State e Washington, vale o título da Pac-12 Norte. E com transmissão da ESPN+, Notre Dame ainda tenta manter vivas as suas remotas chances de playoffs contra Stanford.

Se você ainda não é fã de futebol americano universitário, esse é o sábado ideal para cancelar todos os seus compromissos, sentar em frente ao notebook (já que, infelizmente, só um jogo será transmitido na televisão brasileira) e apreciar a loucura que é esse universo. Rivalidades, partidas decisivas, ódio, sangue, suor e lágrimas. Mais um dia que promete ser absolutamente histórico.

E para acompanhar tudo isso com quem mais entende do assunto e faz uma cobertura sempre incrível em português, não se esqueça de curtir a página do Facebook do College Football Brasil e seguir o perfil @CFB_Dark no Twitter (que é provisório devido a problemas com a conta oficial), onde a maioria desses confrontos será acompanhada em detalhes.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.