Joshua Dobbs vem surpreendendo em sua transição para a NFL

26 de junho de 2017
Tags: fernando mossmann, Notícias do Dia, steelers,

Joshua Dobbs não era apontado como um dos melhores quarterbacks disponíveis nesse último Draft, que já não tinha prospectos realmente importantes para a principal posição do futebol americano. No entanto, o garoto parece ter surpreendido a seus colegas e a comissão técnica da equipe em seus primeiros treinamentos na liga profissional, principalmente por sua adaptação ao estilo de jogo da liga estar sendo mais rápida do que o pensado.

LEIA MAIS: Joshua Dobbs pode ser o QB do futuro do Steelers?

Saindo do College Football, Dobbs era especulado como um quarterback razoável, porém que mal havia trabalhado com jogadas parecidas com as que são aplicadas na National Football League. Apesar disso, Dobbs declarou estar surpreendido com o quanto ele já sabe de “futebol americano profissional” e que, apesar de não serem as mesmas jogadas chamadas no College e na NFL, o conceito básico é o mesmo. Com isso, ele está conseguindo se desenvolver muito mais rapidamente do que antes pensado. “Ao chegar aqui nos treinos, na verdade eles (comissão técnica e companheiros de equipe) me mostraram que na verdade nós temos muito de futebol americano tradicional no College”, afirmou Dobbs.

Aprofundando mais a questão, o garoto continuou sua explicação: “Nós fazemos a mesma jogada, com o mesmo esquema, mesmas progressões, as mesmas corridas que fizemos na universidade, seja na red zone ou no meio do campo. É claro que é um pouco diferente trabalhar no huddle comparado a receber sinais da lateral. Porém, tirando isto, ainda são as mesmas jogadas, os mesmos esquemas, o mesmo tipo verbal que eu estava utilizando no College, para me auxiliar a fazer essa transição para o nível da NFL”. Nos primeiros treinamentos com bola, no minicamp, Dobbs trabalhou a maior parte do tempo com o terceiro time. Entretanto, nos momentos de descanso de Big Ben Roethlisberger, que já não é mais um menino, o calouro conseguiu também jogar com os titulares e pegar um pouco melhor o ritmo do jogo profissional.

LEIA MAIS: Porque o Steelers pode chegar ao Super Bowl nesta temporada?

Durante essas práticas, sobretudo com a equipe principal, Dobbs, como dito, conseguiu entender um pouco mais do ritmo do futebol americano profissional, principalmente velocidade de rotas dos WRs e a complexidade da posição de slot receiver. “Como um recebedor, eu entendo quando você dá 5 passos para trás antes de um lançamento, assim eu sei quão rápido eu devo correr para fazer a minha rota. Eu falei com ele e disse que estamos na mesma página que ele. Assim como nós devemos saber o que ele está fazendo, ele também deve entender aquilo que vamos fazer”, declarou o WR Darrius Heyward-Bey. Por outro lado, o calouro declarou que o experiente recebedor é quem mais tem lhe ajudado nesse pouco tempo com o Steelers, além de, obviamente, os outros dois QBs do elenco, Big Ben e Landry Jones.

Dobbs também foi elogiado por Heyward-Bey por conta de sua paciência para escutar os conselhos dos jogadores mais experientes, o que é fundamental segundo ele. “Enquanto alguns jovens atletas tentam cortar os veteranos no meio de suas frases, tentando mostrar que sabem aquilo que na verdade não sabem, Dobbs faz exatamente o contrário e ouve com atenção tudo que é dito a ele”, disse o WR. No mais, justamente por ser um calouro, era esperado que o garoto fosse um estudante voraz do playbook da equipe, o que tem se confirmado.

Segundo o técnico de quarterbacks da equipe, Randy Fichtner, é praticamente claro que Dobbs possui experiência com um futebol americano parecido com o da NFL. E além disso, aquilo que Fichtner e Heyward-Bey viram foi uma grande amostra de quão inteligente o calouro é, conseguindo aprender muito mais do que o esperado para poucos dias de prática. A inteligência, aliás, pode ter sido um dos maiores trunfos de Dobbs no Draft, já que o garoto recebeu vários prêmios na Universidade de Tennessee e era tido como um dos jogadores de futebol americano mais inteligentes do College Football. Quando chegar o Training Camp do Steelers, no dia 27 de Julho, poderemos ver um pouco mais de Dobbs e do que ele pode oferecer a equipe. Até lá, ficamos com as primeiras impressões, que foram ótimas.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Fernando Mossmann é o setorista da AFC NORTE. Analisa Steelers, Ravens, Bengals e Browns às segundas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @Fernando_insL32