Hoje é dia de College Football

26 de agosto de 2017
Tags: mundo college, Notícias do Dia,

Foi longa a espera. Desde 9 de janeiro, quando Clemson surpreendeu Alabama e conquistou o título nacional de 2016, que os estádios do College Football não se enchiam para prestigiar as emocionantes partidas universitárias. Hoje, 26 de agosto, cinco partidas abrem a nova temporada.

É verdade que as principais equipes só farão sua estreia na semana seguinte, mas duas universidades ranqueadas já poderão ser vistas nesse sábado: às 23h de Brasília, #14 Stanford vai até a Austrália para um confronto internacional contra Rice, enquanto mais cedo, às 20h 30, #19 South Florida joga fora de casa contra San José State.

Nessa semana, nós do College Football Brasil nos dedicamos a terminar as nossas análises pré-temporada. Falamos dos principais favoritos ao título, de mais possíveis estrelas, de conferências muito disputadas. Além, claro, de outros materiais que também gostaríamos de compartilhar com você, leitor da Liga dos 32.

Os maiores favoritos ao título

Grande surpresa da temporada 2016, Penn State agora tenta provar que a campanha do ano anterior foi legítima. Os Nittany Lions contam com o retorno dos donos de seu ataque – o quarterback Trace McSorley, capaz de muitos passes explosivos, e o running back Saquon Barkley. Também são sete titulares de volta na defesa. Vencer mais uma vez a Big Ten será tarefa complicada, mas o time do head coach James Franklin tenta mostrar que toda a heróica campanha que resultou nesse feito não foi um acidente.

Talvez nenhuma equipe conte com tanto talento defensivo quanto Florida State. A secundária é especialmente feroz, contando com os excepcionais Derwin James e Tarvarus McFadden. Também existe muita potência na linha defensiva, a segunda que mais conseguiu sacks em 2016 (51). O único porém é que o ataque não está no mesmo nível da defesa. Deondre François chega à sua segunda temporada como quarterback titular buscando evoluir os bons números que conseguiu como freshman.

Após começar 2016 capengando e depois se tornar imbatível no final do ano, USC busca finalmente voltar ao topo do College Football. O time mudou radicalmente quando Sam Darnold, então freshman, assumiu a posição de quarterback. Com ele ainda mais experiente e outros nomes como Ronald Jones, o ataque deve conseguir marcar muitos pontos. Também há muito talento do lado defensivo.

Ohio State saiu de campo humilhado por Clemson na semi-final de 2016: 31 a 0. Com sangue nos olhos, Urban Meyer e seus comandados farão o possível para deixar isso no passado. JT Barrett é bastante inconsistente e contará com uma linha ofensiva bem modificada, mas o running back Mike Weber pode alcançar o estrelato em 2017. A defesa dos Buckeyes é sempre fortíssima, e mesmo com perdas como Malik Hooker e Marshon Lattimore ainda não deve permitir nenhuma chance à maioria dos adversários.

Entra ano, sai ano, Alabama é a maior favorita ao título nacional. Nick Saban é um mago, sempre montando esquemas defensivos que destroem todos os ataques que aparecem pela frente e conseguindo recrutamentos de altíssimo nível. Como calouro, Jalen Hurts foi razoável e precisa agora melhorar sua precisão nos passes. O principal atleta ofensivo é o running back Bo Scarbrough. Mesmo perdendo muitas estrelas defensivas, ainda há no elenco nomes do calibre de Minkah Fitzpratrick, Ronnie Harrison e Da’Shawn Hand.

Jogadores que devem impressionar

Atual vencedor do Heisman Trophy, Lamar Jackson (Louisville) encabeça o nosso top 5 de quarterbacks. Ele é uma ameaça mortal correndo com a bola e também vai muito bem como passador. Dentro do pocket, porém, ninguém em 2016 foi tão excelente como Baker Mayfield, de Oklahoma. Sua vantagem em rating para todos os demais signal callers da FBS foi muito grande e ele teve absurdas 11,1 jardas por tentativa.

Entre os running backs, aparece em primeiro lugar na nossa lista Saquon Barkley, de Penn State. O atleta vem de duas temporadas consecutivas com mais de mil jardas e é completo para a posição. O College Football ainda é bem mais baseado no jogo corrido que a NFL, e por isso não faltam estrelas nessa posição.

O que mais você precisa saber?

O último preview de conferência que lançamos foi justamente sobre a SEC, indiscutivelmente a mais forte do College Football. Dela, saíram oito dos últimos onze títulos nacionais. Alabama, LSU, Florida, Auburn, Georgia… é uma briga de leões famintos na selva. Para saber tudo que pode acontecer em 2017 nela, é só clicar aqui.

Também convidamos muitos torcedores para explicar porque o seu time não se sairá bem em 2017. É o Guia Corneta do College Football. Se você é uma pessoa alegre e otimista sobre o futuro da sua universidade de coração, ler esse post provavelmente te causará muitas desilusões.

Mais material interessante pelo site

Nós também cobrimos futebol americano universitário nacional. Como assim isso existe? Sim, existe. Muitos times ligados às faculdades disputam o Campeonato Paulista de Flag. No último domingo, aconteceu um jogaço entre o São Carlos Bulldogs, representante da UFSCAR, e o UFABC Green Reapers. Nós falamos muito sobre o que aconteceu em campo e também fizemos uma reportagem em vídeo.

Você conhece Last Chance U? Essa série da Netflix é um fenômeno e tem muitos fãs também pelo Brasil. Ela acompanha o dia a dia de uma Junior College, para onde normalmente vão atletas problemáticos e que não deram certo em times tradicionais. Falamos sobre a terceira temporada, que foi anunciada nessa semana, e qual será o time que ela acompanhará.

Então é isso. No próximo sábado, todos os principais times já estarão em campo. E aí o material disponível para você que já é fã do futebol americano universitário, ou para você que está começando agora a acompanhar será ainda mais rico. Até lá!

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









College Football BR Uma parceria inédita. O College Football Brasil é um veículo jornalístico dedicado à cobertura de futebol americano universitário. Fundado em 13 de outubro de 2014, é o maior e mais longevo veículo em atividade dedicado a este segmento. Site: http://collegebrasil.com ,No Twitter: @CFB_Br .