Guia da Semana 9 da NFL

3 de novembro de 2017
Tags: guia da rodada, marcos filho,

Passamos da metade da temporada da NFL e muitas coisas já estão começando a ser decididas. Vamos a algumas curiosidades da rodada passada:

  • QB Deshaun Watson é o primeiro jogador da história da NFL com pelo menos 400 jardas aéreas, 4 passes para TD e 50 jardas terrestres em um único jogo.
  • Watson também passou Kurt Warner (18) para o jogador com mais passes para TD em seus primeiros 7 jogos da carreira com 19.
  • Na partida entre Seattle Seahawks e Houston Texans, Russell Wilson (452 jardas e 4 TDs) e Deshaun Watson (402 jardas e 4 TDs) foi a sexta dupla de QBs adversários com pelo menos 400 jardas aéreas e 4 TDs.
  • QB Drew Brees chegou a 6.011 passes completos na carreira se juntando a Brett Favre (6.300) e Peyton Manning (6.125) como os únicos na história da NFL com pelo menos 6.000 passes completos. Ele atingiu a marca no seu jogo de número 240, sendo mais rápido que Manning (259) e Favre (286).
  • Com as 101 jardas de scrimmage contra o Bengals, o RB Frank Gore chegou a 17.015 jardas de scrimmage e se tornou o nono jogador a chegar a pelo menos 17.000.
  • Com o sack contra o Bucs, o DE Julius Peppers chegou a 151 sacks na carreira e se tornou o quarto jogador com mais sacks na história da NFL.
  • DE Everson Griffen se tornou o terceiro jogador da história da NFL a conseguir pelo menos um sack em cada um dos oito jogos da equipe para iniciar a temporada.
  • DE Joey Bosa tem 19 sacks em 20 jogos na carreira, essa é a melhor marca da história da liga.

A semana 9 da NFL começou ontem com a vitória do New York Jets sobre o Buffalo Bills por 34 x 21 no Thursday Night Football. Nessa rodada folgam o Chicago Bears, Cleveland Browns, Los Angeles Chargers, Minnesota Vikings, New England Patriots e Pittsburgh Steelers. Confira nosso guia e não perca nada.

Kansas City Chiefs (6-2) @ Dallas Cowboys (4-3) – Domingo, 05/11, 19:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Partida da rodada com certeza, dois times fortes em busca dos playoffs. O Dallas Cowboys vem em uma temporada de altos e baixos, com grandes vitórias e derrotas bem feias. Agora as coisas ficaram bem mais difíceis para Dallas, o RB Ezekiel Elliott foi suspenso e vai ficar fora de 6 partidas, o que pode ser crucial na luta do time para chegar a pós-temporada. O ataque gira totalmente em torno de Elliott, é só ver o quanto ele estava correndo bem nos últimos jogos. A defesa ainda não está bem, porém a pressão em cima do QB adversário está garantida com o DE Demarcus Lawrence.

O Kansas City Chiefs voltou a vencer depois de uma pequena queda de qualidade e duas derrotas seguidas. Apesar do jogo corrido não ter ido bem, com aquela defesa contra o jogo corrido espetacular do Denver, a defesa fez o que faz de melhor, roubando a bola do adversário. O ataque continua tendo o TE Travis Kelce em uma temporada excelente e com chamadas bem interessantes e criativas. Alex Smith continua em uma temporada muito espetacular, com 16 TDs sem uma única interceptação, calando os críticos do início de temporada.

Vai ser uma partida muito interessante, ver se o jogo terrestre da equipe não caí tanto de produção com Elliott fora, já que o jogo terrestre é a principal arma do ataque de Dallas. Jogando contra uma defesa nem perto de ser tão boa como a de Denver, o ritmo do ataque de Kansas City deve voltar ao normal, principalmente com outro jogo muito bom de Kareem Hunt. Na história o Dallas Cowboys lidera o confronto com 6 vitórias e 4 derrotas, tendo vencido 2 dos últimos 3.

Principais Jogadores:

Dallas Cowboys:

QB Dak Prescott passou para 528 jardas, 4 TDs, nenhuma interceptação e 2 TDs corridos em 2 partidas em casa contra a equipes da AFC. RB Alfred Morris correu para 962 jardas e 8 TDs em 11 jogos contra times da AFC com 15+ tentativas. WR Dez Bryant teve 9 recepções para 141 jardas e TD no último encontro. DE Demarcus Lawrence lidera a NFL com 10,5 sacks. LB Sean Lee liderou a equipe com 9 tackles na semana passada.

Kansas City Chiefs:

QB Alex Smith tem 16 TDs e nenhuma interceptação na temporada. RB calouro Kareem Hunt lidera a NFL com 763 jardas terrestres e 1.070 jardas de scrimmage. TE Travis Kelce teve 133 jardas com TD na semana passada. CB Marcus Peters teve interceptação, fumble forçado e fumble recuperado para TD na rodada passada. LB Justin Houston teve 2 sacks na semana 8.

Atlanta Falcons (4-3) @ Carolina Panthers (5-3) – Domingo, 05/11, 16:00 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Um jogo que tem tudo para ser bem equilibrado, com um confronto de divisão. O Carolina Panthers não tem aquele ataque potente, sendo um dos 10 piores com apenas 18,5 pontos por jogo. Isso se dá porque não temos o Cam Newton de 2015 nem de perto. O ataque terrestre não funciona também, com menos de 100 jardas por partida. A defesa está em um nível excelente como todos esperavam antes da temporada começar. É a segunda melhor em jardas totais tomadas e a quinta melhor em pontos tomados. A defesa carrega o time para uma campanha interessante.

O Atlanta Falcons não é nem sombra da equipe que foi ano passado, principalmente o ataque. Matt Ryan não faz nem metade do ano que fez em 2016 quando foi nomeado o MVP, para ver como Kyle Shanahan faz falta nas chamadas da jogada como coordenador do ataque. Apesar disso a equipe é a quinta melhor em jardas totais, porém em pontos está bem mediana. A defesa não é ruim, vem fazendo até um bom ano, mas todos esperavam uma maior evolução desse jovem grupo na atual temporada.

É um jogo meio de vida ou morte para as duas equipes, o Saints vem liderando a divisão em ótima fase, com a defesa melhorando, então quem vencer esse jogo pode se tornar o perseguidor direto para a disputa da divisão. Vamos ver se a defesa forte do Panthers consegue segurar Matt Ryan e companhia que nesse ano vem acontecendo com mais regularidade. O Falcons lidera o confronto histórico com 27 vitórias e 17 derrotas, tendo vencido as últimas 3.

Principais Jogadores:

Carolina Panthers:

QB Cam Newton tem 17 passes para TD e 6 TDs terrestres em 12 duelos contra Atlanta. RB Jonathan Stewart correu para TD na última semana. WR Devin Funchess lidera a equipe com 3 TDs recebidos. DE Julius Peppers teve sack e fumble forçado na semana 8. DE Mario Addison tenta o sexto jogo seguido contra equipes da NFC Sul com sack.

Atlanta Falcons:

QB Matt Ryan tem 1.086 jardas, 7 TDs e 1 interceptação nos últimos 3 encontros entre as franquias. RB Devonta Freeman está em terceiro na NFL com 5 TDs terrestres. WR Julio Jones tem 25 recepções para 538 jardas e 2 TDs nos últimos 3 duelos. LB Vic Beasley Jr. tem 2 sacks e fumble forçado nos 4 jogos contra o Panthers na carreira. DE Takkarist McKinley teve sack e fumble forçado na semana passada.

Baltimore Ravens (4-4) @ Tennessee Titans (4-3) – Domingo, 05/11, 16:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Outro jogo interessante de dois times que vem disputando suas disputadas divisões. O Tennessee Titans tem em seu ataque com duas cabeças sua maior virtude. DeMarco Murray e Derrick Henry vem fazendo bom ano, sendo o oitavo melhor jogo terrestre da NFL. Marcus Mariota jogando ajuda muito que o jogo pelo chão funcione, com sua grande mobilidade e o medo da defesa em ele correr em vez de entregar a bola para o RB. Pelo ar tem alguns bons alvos, sendo o TE Delanie Walker o principal. A defesa toma muitos pontos, é a sétima pior nesse quesito.

O Baltimore Ravens é um time diferente de Tennessee. Joe Flacco sofreu uma pancada bem feia na vitória contra o Dolphins, mas está treinando e deve jogar. Uma ótima notícia para o Ravens. Porém, Flacco não fazia uma grande temporada e Baltimore estava se escorando totalmente na sua grande defesa, que é a sexta melhor em pontos tomados. Além disso, é uma das 10 melhores em jardas totais tomadas, mostrando um grande nível.

As duas equipes precisam muito dessa vitória. O Titans está na liderança da divisão, dividindo com o Jaguars, já Baltimore está bem longe de Pittsburgh e precisa correr atrás dessa diferença. O Ravens tem a terceira pior defesa contra o jogo corrido da NFL, o que ajuda muito uma equipe que tem dois RBs muito bons. No confronto histórico, cada equipe venceu nove vezes e o Titans ganhou 2 das últimas 3 partidas.

Principais Jogadores:

Tennessee Titans:

QB Marcus Mariota passou para 1.956 jardas com 14 TDs e 2 interceptações nos últimos 8 jogos em casa. RB DeMarco Murray correu para 93 jardas no único encontro de sua carreira contra o Ravens. TE Delanie Walker lidera a equipe com 32 recepções. LB Avery Williamson liderou o time com 14 tackles na semana 7. LB Wesley Woodyard tem 2 sacks nos últimos 3 jogos em casa.

Baltimore Ravens:

QB Ryan Mallett passou para TD na semana passada. RB Alex Collins teve 143 jardas de scrimmage na rodada passada. WR Jeremy Maclin teve recepção para TD no último jogo. LB C.J. Mosley teve interceptação para TD na última rodada. LB Terrell Suggs teve 1.5 sack no último encontro entre as equipes.

Denver Broncos (3-4) @ Philadephia Eagles (7-1) – Domingo, 05/11, 16:00 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

É um jogo que pode se tornar bem legal de assistir. O Philadelphia Eagles é a melhor equipe da NFL. O ataque vem jogando muito, Carson Wentz faz temporada nível de MVP, o ataque aéreo tem várias opções e agora tem uma opção bem melhor pelo chão. A equipe trocou para pegar Jay Ajayi de Miami e tem tudo para ter um ataque ainda melhor, já que reforça uma posição que já vinha muito bem na temporada, sendo o quinto melhor ataque terrestre da liga com 129 jardas por partida. A defesa é a melhor contra o jogo terrestre com apenas 70 jardas tomadas por partida e toma menos de 20 pontos por partida, uma das melhores da liga.

O Denver Broncos vem de um jogo terrível do seu QB Trevor Siemian, por isso o técnico Vance Joseph mandou o jogador para o banco e vai de Brock Osweiler nessa partida. O Broncos é o exemplo de uma equipe muito desequilibrada, a defesa continua excelente, não tomou nenhum TD terrestre na temporada ainda. Jogou muito contra o Chiefs, mas o ataque não ajudou. Está aí o grande problema do Broncos, a parte mais forte do time que é o jogo terrestre, o Eagles é melhor da NFL. E Denver precisa estabelecer o jogo corrido para ter o mínimo de chance nesse jogo.

Partida vai ser interessante de assistir para ver o que Brock Osweiler faz na sua volta ao Broncos contra uma defesa forte e muito intensa, Wentz e companhia vão enfrentar uma das defesas com mais talento junto na liga e Ajayi não deve ter vida fácil em sua estreia pela franquia de Philadelphia. O Philadelphia Eagles lidera o confronto histórico com 7 vitórias e 5 derrotas, porém o Broncos venceu 3 das últimas 4.

Principais Jogadores:

Philadelphia Eagles:

QB Carson Wentz é o líder da NFL com 19 passes para TD. RB Jay Ajayi vai estrear pelo Eagles e desde 2016 tem 1.737 jardas terrestre, o quinto da NFL. TE Zach Ertz é o terceiro da NFL com 6 TDs e é o líder entre TEs com 43 recepções e 528 jardas. DT Fletcher Cox tenta o quarto jogo seguido com 0,5+ sack. CB Jalen Mills teve interceptação para TD na semana passada.

Denver Broncos:

RB C.J. Anderson tem 602 jardas de scrimmage com 6 TDs nos últimos 7 jogos contra equipes da NFC. WR Demaryius Thomas teve 86 jardas e 2 TDs no único encontro contra o Eagles na carreira. LB Von Miller tem 8.5 sacks nas últimas 9 partidas contra times da NFC. DE Derek Wolfe teve sack no último encontro. Desde 2008, CB Aqib Talib tem 34 interceptações e 10 interceptações para TD, as melhores marcas entre jogadores ativos na NFL.

Arizona Cardinals (3-4) @ San Francisco 49ers (0-8) – Domingo, 05/11, 19:05 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Uma partida que não tem muita coisa de interessante para assistir. O San Francisco 49ers vem muito mal no ano, em total reconstrução. Tentou que seu QB fosse Bryan Hoyer, porém percebeu que ele não tem condições de mostrar muitas qualidades. Fez uma troca com o New England Patriots e pagou barato para dar uma chance para Jimmy Garoppolo e é ver o que vai acontecer. O time tem como técnico Mike Shanahan, que fez um trabalho excepcional como coordenador ofensivo do Falcons temporada passada e pode ajudar muito no desenvolvimento de Garoppolo. Até porque o ataque de San Francisco está horrível, sendo um dos piores da liga tanto em pontos feitos como em jardas totais. A defesa também é bem ruim, é a segunda pior em pontos tomados, só na frente do Colts.

O Arizona Cardinals deu um sopro de esperança para o seu torcedor quando o chegou Adrian Peterson e o trio Palmer, Peterson e Fitzgerald fez um grande jogo, porém Adrian foi mal logo na partida seguinte e Palmer terminou se machucando, tirando toda a esperança de playoffs para a equipe. A defesa de Arizona toma mais de 27 pontos por partida, a terceira pior da liga. O ataque é um dos piores em jardas totais e também em pontos, mostrando a temporada ruim que Arizona vem fazendo, contrastando totalmente com a equipe que jogou tão bem em 2015, quando fez final de NFC com o Panthers.

A partida é marcada tem dois times que tem um dos piores ataques da liga contra um dos times que uma das piores defesas da liga, então pode ser aquele modorrento jogo com muitos punts como uma partida que os ataques dominam totalmente as defesa, completamente imprevisível. A ver Garoppolo estreando por San Francisco, o que ele pode fazer no seu primeiro jogo. O 49ers lidera o confronto histórico com 29 vitórias e 23 derrotas, porém o Cardinals venceu as últimas 5 partidas.

Principais Jogadores:

San Francisco 49ers:

QB Jimmy Garoppolo deve fazer sua estreia pelo 49ers nesse jogo. RB Carlos Hyde tem 259 jardas de scrimmage e 2 TDs corridos nos últimos 3 jogos em casa. TE George Kittle está em segundo entre os TEs novatos com 24 recepções e 250 jardas. DE Leger Douzable teve 2 sacks na semana passada. DT Earl Mitchell teve sack e passe desviado na semana 8.

Arizona Cardinals:

QB Drew Stanton passou para 368 jardas, 4 TDs e nenhuma interceptação nos últimos 2 jogos que ele começou contra o 49ers. RB Adrian Peterson tem 902 jardas corridas e 6 TDs nas últimas 10 partidas fora de casa contra equipes da NFC Oeste. WR Larry Fitzgerald tem 41 recepções para 445 jardas e 5 TDs nos últimos 5 duelos contra o 49ers. LB Chandler Jones está em terceiro na NFC com 8 sacks. S Tyrann Mathieu teve 11 tackles e sack no último encontro.

  • Com um TD cada contra o Colts, os WRs DeAndre Hopkins e Will Fuller V se tornarão a terceira dupla de WRs a chegar a 8 TDs cada nos 8 primeiros jogos da sua equipe na temporada.
  • Com 3 TDs contra o Colts, Hopkins e Fuller se tornarão a segunda dupla da história com mais TDs nos 8 primeiros jogos da sua equipe em uma temporada.
  • Com 17 jardas terrestres e 1 TD contra o 49ers, o RB Adrian Peterson se tornaria o sétimo jogador da história da NFL com pelo menos 12.000 jardas corridas e 100 TDs terrestres.
  • Com 7 sacks contra o Bengals, o Jacksonville Jaguars se tornaria a segunda equipe na era do Super Bowl a ter pelo menos 40 sacks e 10 interceptações nos 8 primeiros jogos de uma temporada.
  • Com 5 recepções contra o Raiders, o WR Jarvis Landry (338) superaria Aquan Boldin (342) para o maior número de recepções de um jogador na história nas suas primeiras 4 temporadas da carreira.
  • Com um sack contra o Chiefs, o DE Demarcus Lawrence se tornaria o quarto jogador da história a ter um sack em cada dos primeiros 8 jogos de uma temporada. Everson Griffen já conseguiu o feito nessa temporada.
  • Com 26 passes completos contra o Broncos, o QB Carson Wentz (540) passaria Matthew Stafford (565) e se tornaria o primeiro para o maior número de passes completos em suas primeiras 25 partidas na carreira na história da NFL.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Marcos Filho é co-criador da Liga dos 32 e acompanha a NFL desde 2006. Escreve uma coluna por semana no site, a “Guia da Rodada”, disponível às sextas para mostrar o que tem de bom e de ruim nas partidas da rodada. Na offseason, aborda temas gerais. Twitter: @marcosfilho_20