Guia da Semana 5 da NFL

6 de outubro de 2017
Tags: guia da rodada, marcos filho,

Já chegamos a quinta semana da NFL, como sempre passando rápido demais. Vamos a algumas curiosidades da rodada passada:

  • Os novatos acumulam 5.835 jardas de scrimmage, a melhor marca até a semana 4 desde 1970.
  • Com 43 TDs, os novatos também bateram o recorde até a semana 4 desde 1970.
  • Com 4 passes para TD contra o Bears, o QB Aaron Rodgers chegou a 21 partidas com pelo menos 4 TDs empatando em quinto com Dan Marino. O próximo da lista é Brett Favre (23).
  • QB novato Deshaun Watson se juntou a Fran Tarkenton como os únicos QBs novatos com pelo menos 250 jardas, 4 passes para TD e um TD corrido em uma única partida.
  • QB Tom Brady tem 1.399 jardas, 10 TDs e nenhuma interceptação na temporada. Ele se tornou o primeiro jogador da história a conseguir o feito em duas temporadas. A de 2015 foi a outra.
  • QB Kirk Cousins é o sexto QB da história a chegar a 13.000 jardas em 50 jogos de carreira. Ele também é o jogador com menos interceptações (43) com 50 partidas.
  • RB Todd Gurley se juntou a Jim Brown (duas vezes) e Emmitt Smith como os únicos jogadores com pelo menos 575 jardas de scrimmage e 7 TDs nos primeiros 4 jogos de uma temporada.
  • Com os dois sacks contra o Cardinals, o LB Elvis Dumervil (101) é o terceiro jogador ativo a chegar a pelo menos 100 sacks na carreira. Julius Peppers (148) e Terrell Suggs (117,5) são os outros.

A semana 5 da NFL começou ontem com a vitória do New England Patriots sobre o Tampa Bay Buccaneers por 19 x 14. Nessa semana folgam Atlanta Falcons, Denver Broncos, New Orleans Saints e Washington Redskins. Confira nosso guia e não perca nada.

Green Bay Packers (3-1) @ Dallas Cowboys (2-2) – Domingo, 08/10, 17:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Tem alguns jogos bem interessantes nessa rodada, mas esse é o melhor. Todos estavam curiosos para ver o segundo ano da dupla Prescott e Elliott, mas não vem tão bom como na última temporada. O único jogo ruim de verdade de Dallas foi contra o Broncos, que é impossível contra aquela defesa. A defesa é uma das 10 que mais toma ponto na NFL, porém em termos de jardas é bem mediana. Perdeu alguns bons jogadores na secundária, o que pode ser bem ruim quando se enfrenta um ataque comandado por Rodgers.

O Green Bay Packers está bem na temporada e o ataque deve muito a Aaron Rodgers. É totalmente dependente dele, fazendo várias jogadas espetaculares, apesar de não ter a melhor linha ofensiva do mundo. O Packers não tem RB, literalmente, falta jogador nessa posição e é um dos piores pelo chão na NFL. A defesa não é das melhores, mas longe de ser uma das piores, tomando 20,2 pontos por partida.

Confronto bom demais, que foi jogo espetacular de playoffs na temporada passada. O Packers precisa parar Ezekiel Elliott, o ataque do Dallas depende demais dele, tudo termina ficando mais fácil para Dak Prescott. O jogo corrido deve inexistir novamente para Green Bay, então tudo vai depender de Rodgers, o que não é ruim por ele ser tão bom. Na pós-temporada passada, Dallas perdeu o jogo na genialidade do QB do Packers, precisa arrumar um jeito de pará-lo, se é que existe. O Packers lidera o confronto histórico com 14 vitórias e 13 derrotas e venceu 4 das últimas 5.

Principais Jogadores:

Dallas Cowboys:

QB Dak Prescott passou para 549 jardas, 6 TDs e 2 interceptações em dois confrontos entre as equipes. RB Ezekiel Elliott tenta o terceiro jogo seguido contra Green Bay com 100+ jardas terrestres. WR Dez Bryant lidera a NFL desde 2011 com 63 recepções para TD. DE Demarcus Lawrence lidera a NFL com 7,5 sacks. LB Jaylon Smith está em terceiro na NFC com 34 tackles.

Green Bay Packers:

QB Aaron Rodgers passou para 4 TDs teve 128 de rating no jogo passado. WR Jordy Nelson recebeu 75 jardas e 2 TDs na semana 4. WR Randall Cobb tenta o quinto jogo seguido contra Dallas com 7+ recepções. LB Clay Matthews teve sack e fumble forçado na semana passada. S Ha Ha Clinton-Dix teve 8 tackles e 1 interceptação contra Chicago.

Seattle Seahawks (2-2) @ Los Angeles Rams (3-1) – Domingo, 08/10, 17:05 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Aquele bom e velho confronto de divisão e com as duas equipes disputando a liderança. O Los Angeles Rams volta a jogar em casa depois de uma baita vitória contra o Cowboys em Dallas. A equipe mudou da água para o vinho, de um ataque patético para um dos melhores da NFL, sendo o quinto em jardas e o primeiro em pontuação, com mais de 35 por jogo. A defesa está ruim, sendo a quinta pior da liga, mas se o ataque continuar desse jeito, ninguém vai reclamar em Los Angeles.

O Seattle Seahawks vinha de partidas estranhas, principalmente aquela contra o Titans, com a defesa irreconhecível. Mas contra o Colts, a tão temida defesa voltou a jogar muito e acabou com o ataque do Colts. A linha ofensiva ainda continua horrível, com Russell Wilson tendo que fazer mágica para jogar. O jogo corrido é um problema, com o calouro Chris Carson, que vinha bem, machucando e ficando fora da temporada. Porém, se a Legion of Boom voltar aos tempos áureos, Seattle tem tudo para disputar essa divisão contra o Rams.

Essa partida é importantíssima, disputa de divisão e o Rams vencendo o jogo abre uma boa margem na liderança. A chave do confronto é saber se a defesa de Seattle consegue parar as ótimas temporadas do QB Jared Goff e do RB Todd Gurley. Já para Los Angeles é tentar pressionar Wilson, o que não vai ser tão difícil com a OL ruim do Seahawks e tentar jogar bem no ataque. O Seahawks lidera o confronto histórico com 22 vitórias e 15 derrotas, porém o Rams venceu 3 dos últimos 4.

Principais Jogadores:

Los Angeles Rams:

QB Jared Goff passou para 1.072 jardas, 7 TDs e 1 interceptação. RB Todd Gurley teve 215 jardas de scrimmage e 1 TD de recepção na semana passada. WR Sammy Watkins tem 41 recepções para 666 jardas e 7 TDs nas últimas 9 partidas contra a NFC. DT Aaron Donald tem 3 sacks em 3 jogos em casa contra Seattle. DE Robert Quinn tem 11 sacks nos 10 jogos contra o Seahawks.

Seattle Seahawks:

QB Russell Wilson completou 21 de 26 passes para 295 jardas com 2 TDs na semana passada. RB J.D. MC Kissic teve 2 TDs (1 correndo e 1 recebendo) contra o Colts. WR Doug Baldwin teve TD de recepção em 2 dos últimos 3 jogos contra o Rams. DE Michael Bennett tem 5 sacks nos últimos 6 jogos. DE Marcus Smith teve 1.5 sack e fumble forçado na semana passada.

Carolina Panthers (3-1) @ Detroit Lions (3-1) – Domingo, 08/10, 14:00 (Horário de Brasília) – Sem tranmissão

Duas equipes que vem liderando suas divisões com adversários bem difíceis. O Detroit Lions vem passando por seus rivais usando muito sua defesa. É uma defesa bem agressiva, que consegue roubar a bola em muitas oportunidades, como, por exemplo, contra o Falcons, em que interceptou Matt Ryan três vezes. O jogo corrido acabou funcionando um pouco mais na última semana, apesar de ser um ponto fraco do ataque da equipe. Matthew Stafford vem mais uma vez fazendo uma ótima temporada, usando muito bem Golden Tate e Marvin Jones.

O Carolina Panthers começou mal a temporada, vencendo os dois primeiros jogos muito por conta da sua boa defesa. Mas a última partida contra o Patriots, em New England, foi ótima, apesar da defesa do Patriots está horrível. Cam Newton jogou muito bem, o que não acontecia há algum tempo. O ataque é dependente do MVP de 2015, é tanto que está na parte de baixo tanto em pontos como em jardas. A defesa continua aquela fortaleza, sendo uma das cinco melhores da NFL.

Vai ser um ótimo jogo de duas equipes que podem surpreender chegando aos playoffs. Cam Newton precisa saber lidar com a defesa agressiva do Lions e tentar evitar turnovers, principalmente por jogar em Detroit. O Lions gostaria muito que Ameer Abdullah tivesse um jogo do nível que teve contra o Vikings. O Panthers lidera o confronto histórico com 5 vitórias e 2 derrotas, tendo vencido 5 dos últimos 6.

Principais Jogadores:

Detroit Lions:

QB Matthew Stafford passou para 626 jardas, 6 TDs e 3 interceptações nas duas partidas da carreira contra o Panthers. RB Ameer Abdullah correu para 94 jardas e TD na semana 4. WR Golden Tate tem 23 recepções para 242 jardas e 2 TDs nos últimos 3 jogos em casa. DE Anthony Zettel liderou o time com 2 sacks e fumble recuperado contra o Vikings. S Glover Quin é o único jogador da NFL com 2 interceptações e 2 fumbles forçados.

Carolina Panthers:

QB Cam Newton completou 22 de 29 passes para 316 jardas, 3 TDs e 1 interceptação. RB Jonathan Stewart chegou a 6.868 jardas terrestres e passou DeAngelo Williams para o recorde da franquia. WR Devin Funchess teve 7 recepções para 70 jardas e 2 TDs na semana passada. DE Julius Peppers está em terceiro na NFC com 4.5 sacks. LB Luke Kuechly liderou a equipe com 14 tackles contra o Patriots.

Kansas City Chiefs (4-0) @ Houston Texans (2-2) – Domingo, 08/10, 21:30 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Jogo excelente para se assistir, com o melhor time da NFL nesse começo de temporada contra uma equipe que vem com um ataque bem forte. O Houston Texans viu o calouro Deshaun Watson ter um jogo que deixou seus torcedores de sorriso aberto. A equipe mostrou todo o seu poder de fogo, com Lamar Miller e DeAndre Hopkins finalmente tendo jogos de acordo com os grandes talentos que são. A defesa é excelente no número total de jardas tomadas, porém é bem mediana defendendo contra o jogo terrestre.

O Kansas City Chiefs teve um jogo bem complicado contra o Redskins, principalmente na primeira etapa, porém manteve a campanha invicta. A defesa continua sendo do mesmo jeito, toma muitas jardas, mas não sofre tantos pontos. Rouba muito a bola. O ataque é que está espetacular, é um dos primeiros em pontuação e em jardas. Em jardas terrestres, com o grande destaque da temporada Kareem Hunt, é a melhor equipe com 163,5 por partida.

O grande problema para o Texans nessa partida é o RB calouro Kareem Hunt. A equipe não está defendendo bem contra o jogo corrido e o calouro está um espetáculo nesse início de temporada. É ver como se comportará Watson contra uma defesa bem agressiva, que rouba a bola com grande facilidade. Tem tudo para ser uma partida com muitos pontos, para quem gosta de ataque é um prato cheio. No confronto histórico, o duelo está empatado em 4-4, porém o Chiefs venceu 2 das últimas 3.

Principais Jogadores:

Houston Texans:

QB Deshaun Watson completou 25 de 34 passes para 283 jardas com 4 TDs e 1 interceptação contra o Titans. RB Lamar Miller teve 131 jardas de scrimmage e 2 TDs na semana passada. WR DeAndre Hopkins teve 10 recepções para 107 jardas e 1 TD na última semana. DE Jadeveon Clowney tem 3 sacks, fumble forçado e fumble recuperado para TD nos dois últimos jogos. DE J.J. Watt tem 4.5 sacks, fumble forçado e fumble recuperado nos três últimos confrontos contra o Chiefs.

Kansas City Chiefs:

QB Alex Smith passou para 293 jardas com 1 TD e correu para outro. RB novato Kareem Hunt teve 101 jardas de scrimmage na semana passada. WR Tyreek Hill lidera o time com 288 jardas de recepção. CB Marcus Peters teve 2 interceptações no último confronto. LB Derrick Johnson tenta o quarto jogo seguido contra o Texans com um sack.

Los Angeles Chargers (0-4) @ New York Giants (0-4) – Domingo, 08/10, 14:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Uma partida de duas equipes que tinha alguma esperança antes da temporada, mas esse início está horrível. O New York Giants continua com o mesmo problema da temporada passada, não tem jogo corrido. Só é melhor do que o do Cardinals, com apenas 57 jardas por jogo. Diferente do ano passado, a defesa não carrega o time nas costas. É uma das piores tanto em jardas totais como em pontos tomados por partida.

O Los Angeles Chargers tem vários problemas e um muito grande é a falta de público no seu estádio. Muitas vezes o time visitante divide a quantidade de torcedores, além de ter vários lugares vazios. Apesar de uma boa temporada do RB Melvin Gordon, o ataque está bem ruim. Philip Rivers está precipitado, lançando várias interceptações, além de só ter em Keenan Allen um recebedor confiável de verdade. A defesa tem Melvin Ingram como um grande destaque, porém é a décima pior em pontuação tomada e jardas totais.

Não deve ser uma boa partida, com as equipes desesperadas para tentar ter alguma chance na temporada. Ainda tem um azar grande para as duas, suas divisões são bem fortes e a distância já é grande, principalmente no caso do Chargers. No confronto histórico, o Chargers lidera com 6 vitórias e 5 derrotas, tendo vencido as últimas 3.

Principais Jogadores:

New York Giants:

QB Eli Manning passou para 288 jardas, 2 TDs e nenhuma interceptação na semana passada. RB novato Wayne Gallman recebeu um TD na semana 4. WR Odell Beckham tem 82 recepções para 1.348 jardas e 10 TDs contra equipes da AFC. DE Jason Pierre-Paul teve 3.5 sacks e 2 fumbles forçados nos últimos dois jogos em casa. Nas três partidas contra o Chargers, o DE Olivier Vernon tem 18 tackles, 2.5 sacks e 1 fumble forçado.

Los Angeles Chargers:

QB Philip Rivers passou para 347 jardas, 2 TDs e nenhuma interceptação na semana passada. RB Melvin Gordon teve TD em 3 dos últimos 4 jogos. WR Keenan Allen teve 138 jardas na rodada passada. LB Jatavis Brown teve 10+ tackles em 3 das últimas 4 partidas. DE Melvin Ingram tem 5.5 sacks, a segunda melhor marca da NFL.

  • Com uma recepção contra o Eagles, o WR Larry Fitzgerald (199) se juntará a Jerry Rice (274) e Tony Gonzalez (211) como os únicos jogadores da história com pelo menos uma recepção em 200 jogos consecutivos.
  • Com 100 jardas de scrimmage contra o Texans, o RB novato Kareem Hunt se juntará a Adrian Peterson (2007) como os únicos novatos da história com pelo menos 100 jardas de scrimmage em cada um dos seus 5 primeiros jogos da carreira.
  • Com 129 jardas de scrimmage, Hunt (659) passará Eric Dickerson (787) como o novato com mais jardas de scrimmage nos cinco primeiros jogos da carreira.
  • Com 4 jardas corridas contra o 49ers, o RB Frank Gore (13.256) passará Eric Dickerson (13.259) e vai se tornar o sétimo jogador com mais jardas terrestres na história.
  • Com 1.5 sack contra o Packers, o DE Demarcus Lawrence (7.5) vai se tornar o quinto jogador com pelo menos 9 sacks nos cinco primeiros jogos de sua equipe na temporada.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

 

Postagens Relacionadas









Marcos Filho é co-criador da Liga dos 32 e acompanha a NFL desde 2006. Escreve uma coluna por semana no site, a “Guia da Rodada”, disponível às sextas para mostrar o que tem de bom e de ruim nas partidas da rodada. Na offseason, aborda temas gerais. Twitter: @marcosfilho_20