Guia da Semana 4 da NFL

29 de setembro de 2017
Tags: guia da rodada, marcos filho,

A melhor rodada da NFL até agora, com várias vitórias surpresas e grandes jogos. Vamos a algumas curiosidades da semana que passou da liga:

  • Com 4.308 jardas de scrimmage, essa é a temporada com a maior quantidade de jardas de scrimmage para novatos da história nas três primeiras semanas.
  • Os novatos também chegaram a 30 TDs até a semana 3, sendo a maior quantidade da história.
  • RB Kareem Hunt chegou a 6 TDs até agora na temporada, empatando com Billy Sims (1980) e Dutch Sternaman (1920) como os jogadores com mais TDs em seus três primeiros jogos da carreira.
  • Com o FG de 61 jardas, o novato K Jake Elliott é o novato com o chute mais longo na história da liga.
  • Sete QBs (Tom Brady, Blake Bortles, Russell Wilson, Drew Brees, Kirk Cousins, Jared Goff e Case Keenum) passaram para pelo menos 3 TDs e nenhuma interceptação empatando com a segunda maior marca da história da NFL em apenas uma semana.
  • Com um TD de 69 jardas, o RB Kareem Hunt se tornou o primeiro jogador da história a conseguir marcar pelo menos um TD de 50 jardas nos seus três primeiros jogos da carreira.
  • Com 538 jardas de scrimmage, Hunt se tornou o segundo jogador com mais jardas de scrimmage nas três primeiras partidas da sua carreira. Só Billy Sims (562) tem mais.

A semana 4 da NFL começou ontem com a fácil vitória do Green Bay Packers sobre o Chicago Bears por 35 x 14. Esperamos que nessa rodada tenhamos tantos jogos bons e emocionantes como na semana 3. Confira nosso guia e não perca nada.

Washington Redskins (2-1) @ Kansas City Chiefs (3-0) – Segunda-feira, 02/10, 21:30 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Principal jogo da rodada no horário nobre da TV nos EUA. O Kansas City Chiefs vem sendo um dos melhores times desse início de temporada, com alguns destaques. Depois da explosão de jardas que foi na semana 1, a equipe voltou a trabalhar totalmente em cima do seu jogo corrido, com muitos passes curtos do QB Alex Smith. O jogo corrido é o melhor da liga em jardas com 162 por partida, destaque para o novato Kareem Hunt. A defesa está muito parecida com a do ano passado, toma muitas jardas, sendo uma das cinco piores da liga nesse quesito, mas não sofre tantos pontos. É aquele famoso “enverga, mas não quebra”.

O Washington Redskins teve um início devagar, mas já dá mostras da qualidade do seu elenco. Kirk Cousins, mesmo com as saídas de recebedores na offseason, vem jogando bem. Mas o ataque da equipe não é o principal destaque. A defesa vem jogando muito, que o diga Carr e companhia. Foi uma pressão absurda, comandada pelo LB Ryan Kerrigan. A defesa é uma das 5 melhores em jardas totais e a segunda contra o jogo corrido.

Como já foi dito, será um confronto interessante. A ver o que o ataque do Chiefs, principalmente o calouro Kareem Hunt consegue contra uma das melhores defesas contra o jogo terrestre. E Cousins precisa muito cuidar da bola nessa partida, contra uma defesa muito agressiva, que sabe como forçar TOs, principalmente por meio de interceptações. No confronto histórico, o Chiefs lidera com oito vitórias e uma derrota, tendo vencido os últimos 6.

Principais Jogadores:

Kansas City Chiefs:

QB Alex Smith completou 65 de 84 passes para 774 jardas com 7 TDs e nenhuma interceptação. Lidera a NFL em rating com 132.7. RB Kareem Hunt teve 183 jardas de scrimmage no jogo passado, incluindo um TD de 69 jardas corridas na última semana. WR Tyreek Hill teve receptação de TD contra o Chargers. LB Justin Houston tem 4 sacks na temporada. CB Marcus Peters teve uma interceptação e CB Terrance Mitchell teve 9 tackles e 2 interceptações na última partida.

Washington Redskins:

QB Kirk Cousins completou 25 de 30 passes para 365 jardas, 3 TDs e nenhuma interceptação no jogo passado. RB Chris Thompson teve 188 jardas de scrimmage e TD na semana 3. WR Jamison Crowder tem 15 recepções para 159 jardas e 1 TD na temporada. LB Ryan Kerrigan tenta o terceiro jogo seguido com 1 sack. Tem 5 sacks e 2 fumbles forçados nos últimos 6 jogos contra a AFC. LB Zach Brown lidera a NFL com 32 tackles. DL novato Jonathan Allen teve o primeiro sack da carreira contra o Raiders.

Oakland Raiders (2-1) @ Denver Broncos (2-1) – Domingo, 01/10, 17:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Confronto de divisão é uma das melhores coisas que tem na NFL. A rivalidade é gigante e em uma divisão com três equipes brigando para chegar aos playoffs cada duelo é muito importante. O Denver Broncos é uma equipe muito parecida com os últimos anos. A defesa é o principal pilar do time, vários jogadores excelentes em todos os níveis da defesa. É a quarta melhor em jardas totais e a primeira contra o jogo corrido. O ataque foi ótimo nas duas primeiras semanas. Para funcionar, precisa que o seu jogo corrido funcione. Tirar a pressão em cima do QB Trevor Siemian, para que ele possa usar o play action e tudo fique mais fácil na sua vida.

O Oakland Raiders vinha bem no ano, tendo feito um jogo excelente contra o Jets, sempre tendo que relativizar o adversário. Porém, o Redskins escancarou todos os defeitos da equipe de Oakland. A linha ofensiva que era ótima foi engolida por Ryan Kerrigan e companhia. Amari Cooper e Michael Crabtree droparam algumas bolas e não conseguiram nada contra a secundária na semana 3. Derek Carr fez um jogo bem ruim, com péssimas decisões quando pressionado, o que muita gente não tinha visto ainda.

Esse jogo vai servir para mostrar a postura de Derek Carr. O Broncos é uma defesa que pressiona muito o adversário com o front seven e tem ótimos jogadores na secundária, parecido com o que o Raiders enfrentou na última semana. A ver como Siemian vai jogar contra uma defesa que tem Khalil Mack como pass rusher, torcendo para que C.J. Anderson jogue como nas duas primeiras semanas, para deixar a defesa de Oakland mais honesta. O Raiders lidera o confronto histórico com 61 vitórias, 50 derrotas e 2 empates, tendo vencido 2 dos últimos 3 jogos.

Principais Jogadores:

Denver Broncos:

QB Trevor Siemian teve 4 TDs e 2 interceptações nos dois últimos encontros entre os times. RB C.J. Anderson teve 310 jardas de scrimmage com 4 TDs nas três últimas partidas entre as equipes. WR Demaryius Thomas teve 98 jardas na semana 3. LB Von Miller tem 3 sacks nos dois últimos jogos. LB Brandon Marshall teve 10 tackles e 1 sack na semana passada. CB Aqib Talib tem 34 interceptações desde 2008, a maior marca entre os jogadores ativos.

Oakland Raiders:

QB Derek Carr teve 3 TDs e 1 interceptação nos dois últimos jogos fora de casa. RB Marshawn Lynch teve 261 jardas de scrimmage com 4 TDs nos 3 jogos de sua carreira contra o Denver. WR Amari Cooper teve 1 TD no último jogo contra o Broncos. DE Khalil Mack tenta a terceira partida seguida com 1 sack. LB Cory James liderou a equipe com 12 tackles e fumble forçado na semana passada.

Detroit Lions (2-1) @ Minnesota Vikings (2-1) – Domingo, 01/10, 14:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Jogo bom para se vê, com dois times que estão surpreendendo nesse início de temporada pelo seu desempenho, além de ser duelo de divisão. O Minnesota Vikings vem sendo uma grande surpresa no ataque, tendo até Case Keenum fazendo uma grande partida e jogando muito, já que Sam Bradford está machucado. O jogo corrido também funciona muito bem com o novato Dalvin Cook. Isso mostra a enorme evolução que a linha ofensiva da equipe teve. A defesa também é ótima, tomando menos de 21 pontos por jogo. No Detroit Lions, o QB Matthew Stafford ainda é o grande líder do ataque. Um jogo corrido bem mais ou menos, tudo fica nas costas de Stafford e sua grande habilidade de vencer jogos no último quarto. A defesa surpreende, conseguindo forçar TOs e pressionar o QB, Matt Ryan sabe muito bem o que é isso.

A partida é em Minnesota, o que é um inferno para o adversário, a torcida faz muito barulho e o time joga muito bem quando em casa. A linha ofensiva do Vikings vai ter um grande pass rusher como adversário, o DE Ezekiel Ansah. Detroit tem que tomar cuidado com o trio Cook, Thielen e Diggs. O melhor para o Lions seria o jogo corrido funcionar, mas contra uma defesa que cede apenas 62,7 jardas terrestres por jogo, tudo ficará mais uma vez nas costas de Stafford. No confronto histórico o Vikings lidera com 71 vitórias, 38 derrotas e 2 empates, porém o Lions venceu os últimos 2.

Principais Jogadores:

Minnesota Vikings:

QB Case Keenum passou para 369 jardas, 3 TDs e nenhuma interceptação na semana passada. RB novato Dalvin Cook teve 169 jardas de scrimmage e 1 TD corrido na semana 3. WR Stefon Diggs teve 8 recepções para 173 jardas e 2 TDs na rodada passada. DE Everson Griffen teve 4 sacks nos últimos 3 jogos. DE Danielle Hunter tem 3 sacks e fumble forçados nos últimos 4 jogos dentro da divisão.

Detroit Lions:

QB Matthew Stafford tem 9 TDs e 2 interceptações nas últimas 4 partidas. RB Ameer Abdullah teve 346 jardas de scrimmage e 2 TDs nos últimos 4 jogos fora. WR Golden Tate teve 1 TD na última semana. S Gloven Quin teve interceptação para TD e CB Darius Slay teve 2 interceptações contra o Falcons.

Los Angeles Rams (2-1) @ Dallas Cowboys (2-1) – Domingo, 01/10, 14:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Outro jogo muito bom para assistir com o início animador do Rams. O Dallas Cowboys fez uma partida terrível contra o Broncos, mas parece que voltou ao normal contra Arizona. A equipe contou com um Ezekiel Elliott jogando no nível que estamos acostumados a ver e Dak Prescott soltando o braço, sem tanta pressão. Demarcus Lawrence jogou demais na última semana, chegando em Carson Palmer o tempo inteiro, aterrorizando a combalida OL do Cardinals. No Los Angeles Rams, o início de temporada está muito bom, comparando com os últimos anos, liderando sua divisão até agora. É outra equipe que depende que o jogo terrestre funcione para facilitar a vida do seu QB. E ainda bem para o Rams que a linha ofensiva está jogando muito nessa temporada. Com isso, Goff está em um excelente nível nesse começo. É o melhor ataque da NFL em pontos e uma das melhores defesas tomando pontos. Porém, a defesa contra o jogo corrido é uma das quatro piores, mau sinal quando se enfrenta Elliott.

Nesse confronto, as duas equipes são parecidas no estilo de jogo, estabelecer o jogo corrido para a pressão não vir inteira em cima dos seus jovens QBs. Lawrence deve ter um pouco mais de dificuldade para pressionar porque vai enfrentar uma OL bem melhor do que a do Cardinals. Cowboys tem a vantagem de jogar em casa, mas é sempre bom tomar cuidado com essa equipe do Rams. Dallas lidera o confronto histórico com 13 vitórias e 11 derrotas, tendo vencido os últimos 3 jogos.

Principais Jogadores:

Dallas Cowboys:

QB Dak Prescott acertou 13 de 18 passes para 183 jardas 2 TDs e 1 TD corrido na última semana. RB Ezekiel Elliott correu para 80 jardas e 1 TD na semana 3. WR Dez Bryant tenta terceiro jogo seguido com TD. DE Demarcus Lawrence conseguiu 3 sacks semana passada e lidera a NFL com 6.5 sacks. LB Sean Lee liderou a equipe com 8 tackles na última rodada.

Los Angeles Rams:

QB Jared Goff passou para 292 jardas e 3 TDs contra o 49ers. RB Todd Gurley teve 149 jardas de scrimmage e 3 TDs na rodada passada. WR Sammy Watkins teve 6 recepções para 106 jardas e 2 TDs no último jogo. DT Aaron Donald e DE Morgan Fox tiveram sack na semana passada.

Cincinnati Bengals (0-3) @ Cleveland Browns (0-3) – Domingo, 01/10, 14:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

Duas equipes de cinco que não venceram ainda na temporada. Jogo deve ter uma qualidade baixa, apesar de ser duelo de divisão. O Cleveland Browns continua no seu processo de reconstrução, que ainda vai demorar mais um tempo para a equipe realmente voltar a vencer. A defesa está no top 5 que mais toma pontos por jogo, apesar de não estar nem entre as 20 piores em jardas totais. DeShone Kizer é o novo comandante do ataque, que mostra qualidades, mas ainda não dá para saber se ele tem o que é preciso para ser um QB da franquia. No Cincinnati Bengals, as duas primeiras partidas foram vergonhosas, com Andy Dalton irreconhecível. Ataque sem marcar nenhum TD, não fazendo nenhum ponto contra o Ravens. A defesa tem bons números, mostrando qualidade. Mas todos nós sabemos que não se vence na NFL com um ataque completamente nulo.

A ver se o sopro de qualidade contra o Packers continua nessa partida e o ataque funciona minimamente. A.J. Green ainda é a parte central e de qualidade nesse ataque. O Browns tem jogadores de qualidade em algumas partes do elenco, mas ainda deve ter uma posição de top 5 no Draft continuando sua reconstrução. O que precisa ver é se Kiser tem capacidade para continuar como titular da franquia durante anos. O Bengals lidera o confronto com 48 vitórias e 39 derrotas, vencendo as últimas 5.

Principais Jogadores:

Cleveland Browns:

QB novato DeShone Kizer passou para 242 jardas com 2 TDs e 1 TD corrido na semana passada. RB Isaiah Crowell teve 113 jardas terrestres na semana 3. WR Kenny Britt teve TD no último jogo. LB Jamie Collins teve 15 tackles e sack no último encontro. DE Emmanuel Ogbah teve 1.5 sack no último encontro.

Cincinnati Bengals:

QB Andy Dalton teve 2 TD e nenhuma interceptação na semana passada. RB Jeremy Hill teve 636 jardas de scrimmage e 5 TDs corridos nos últimos 5 encontros. WR A.J. Green teve 10 recepções para 111 jardas e 1 TD na última semana. DT Geno Atkins teve 2 sacks no último encontro. DE Carlos Dunlap teve sack contra o Packers.

  • Com 30 jardas de scrimmage contra o Redskins, o RB Kareem Hunt (538) se tornará o segundo novato com mais de jardas de scrimmage em seus primeiros quatro jogos na carreira.
  • Com 3 TDs na semana 4, Kareem Hunt e Todd Gurley (6) empatam com Emmit Smith e Stephen Davis (9) para a segunda melhor marca nos primeiros 4 jogos de uma temporada. Jim Brown lidera com 10.
  • Com 2 TDs na semana 4, Hunt e Gurley se tonariam a primeira dupla de jogadores a chegar a 8 TDs nos primeiros 4 jogos de uma temporada.
  • Chegando a 8 TDs, Hunt vai empatar com Bill Paschal com a melhor marca de TDs de um novato na semana 4.
  • QBs Drew Brees (867 jardas e 6 TDs) e Alex Smith (774 jardas e 7 TDs) estão tentando se juntar a Tom Brady, Peyton Manning e Don Meredith como os únicos QBs com pelo menos 1.000 jardas de passe, 10 TDs e nenhuma interceptação nas 4 primeiras semanas da temporada. Tom Brady (1.092 jardas e 8 TDs) tenta a façanha pela segunda vez.
  • Com 103 jardas de passe contra o Chiefs, o QB Kirk Cousins se tornará o sexto QB a chegar a 13.000 jardas nos seus primeiros 50 jogos da carreira.
  • Com 4 FGs certos, o K Adam Vinatieri (534) empatará com Gary Anderson (538) como o segundo da história. O líder é Morten Andersen com 565.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Marcos Filho é co-criador da Liga dos 32 e acompanha a NFL desde 2006. Escreve uma coluna por semana no site, a “Guia da Rodada”, disponível às sextas para mostrar o que tem de bom e de ruim nas partidas da rodada. Na offseason, aborda temas gerais. Twitter: @marcosfilho_20