Guia da Semana 17 da NFL

30 de dezembro de 2016
Tags: guia da rodada, marcos filho,

matthew

 

Chegamos a última rodada (já?!) da temporada regular da NFL e vamos para os tradicionais destaques da semana anterior:

  • Com a vitória contra o Vikings, o Green Bay Packers chegou o triunfo de número 217 no Lambeau Field na história. É a melhor marca da história superando a do Bears.
  • Com a vitória contra o Ravens, o Pittsburgh Steelers se tornou a quarta equipe a chegar a 600 vitórias em temporada regular na história, se juntando a Chicago Bears (744), Green Bay Packers (729) e New York Giants (683).
  • Com a vitória contra o Jets, o técnico Bill Belichick se tornou o quinto técnico a chegar a 200 vitórias em temporada regular na carreira, se juntando a George Halas (318), Don Shula (257), Tom Landry (250) e Curly Lambeau (209).
  • Com os dois TDs contra o Vikings, o QB Aaron Rodgers e o WR Jordy Nelson chegaram a 59 TDs e ultrapassaram Brett Favre e Antonio Freeman (57) como a maior dupla da franquia.
  • QB Ben Roethlisberger e WR Antonio Brown chegaram a 50 TDs e passaram a dupla Terry Bradshaw e Lynn Swann (49) para a melhor marca da franquia.
  • Com os três TDs contra o Ravens, o QB Big Ben se tornou o décimo jogador a chegar a pelo menos 300 TDs na carreira.
  • Com os 2 TDs recebidos contra o Lions, o WR Dez Bryant chegou a 67 na carreira e ultrapassou Michael Irvin como o segundo maior da franquia.
  • Com o passe para TD, o DT Dontari Poe se tornou o primeiro jogador a ter um sack e um TD lançado na história desde 1982.

Nessa semana 17 só teremos jogos no domingo. Confira nosso guia e não perca nada.

Você pode assistir a esses jogos recomendados e a todos os outros por aqui

jogo-da-semana

Green Bay Packers (9-6) @ Detroit Lions (9-6) – Domingo, 01/01, 23:30 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN e Esporte Interativo

packers-x-lion

Esse é um confronto de divisão que é praticamente playoffs. Jogo dentro da divisão já é importante demais, mas nesse quem ganhar está garantido na pós-temporada. Com as vagas praticamente todas definidas, o jogo da semana 17 com certeza é esse duelo. O Packers vem em uma sequência incrível, com vitórias em todos os jogos em dezembro e um Aaron Rodgers em modo MVP. Já o Lions é aquele time que você nunca acha que vai vencer, mas termina saindo com o triunfo com ótima participação do seu QB Matthew Stafford, geralmente com virada no placar.

Pela equipe da casa, o QB Matthew Stafford precisa de 20 jardas para chegar a 6ª temporada seguida com 4.000 jardas. RB Zach Zenner teve o melhor jogo da carreira semana passada com 67 jardas corridas e 2 TDs. WR Golden Tate tem 2 TDs nos últimos 3 jogos em casa contra o Packers. DE Ezekiel Ansah tem 3 sacks em 3 confrontos em casa entre as equipes. LB Tahir Whitehead tem 125 tackles, 1ª vez na carreira que chega a mais de 100. S Glover Quin tem 16 interceptações desde 2013, a maior marca entre os Ss.

No time visitante, o QB Aaron Rodgers tem 1.718 jardas, 14 TDs e nenhuma interceptação nas últimas 6 partidas. RB Ty Montgomery tem 3 TDs terrestres nos últimos 3 jogos. WR Jordy Nelson lidera a NFL com 14 recepções para TD, está com 30 recepções para 437 jardas e 5 TDs nas últimas 4 partidas. LB Clay Matthews tem 3 sacks, fumble forçado e 2 passes defendidos nos últimos 4 confrontos dentro da divisão. LB Julius Peppers tem 7.5 sacks, 9ª temporada seguida com pelo menos 7 sacks. S Ha Ha Clinton-Dix tem 2 sacks e 2 interceptações nas últimas 4 partidas na estrada na NFC Norte. No confronto histórico o Packers lidera com 97 vitórias, 68 derrotas e 7 empates, tendo vencido os últimos 2.

Leia Mais: NFL na TV: Transmissões da Semana 17

pode-ser-interessante

New England Patriots (13-2) @ Miami Dolphins (10-5) – Domingo, 01/01, 16:00 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN e Esporte Interativo

patriots-x-dolphins

Outra disputa de divisão, só que as duas equipes já estão garantidas nos playoffs. Por ter chance de conseguir a #1 na AFC, New England deve ir com sua equipe titular, para não acontecer o que ocorreu na temporada passada, tendo perdido o mando para o Broncos e o jogo na final da AFC. O Dolphins precisa torcer contra o Chiefs para tentar uma posição melhor na pós-temporada. E, com isso tudo, ainda temos a rivalidade de divisão, com as duas equipes tentando derrubar o adversário.

O Dolphins finalmente volta aos playoffs, desde 2008 estava fora. O QB Matt Moore, que ainda substitui Ryan Tannehill, tem 6 passes para TD e 2 interceptações nas duas partidas como titular na temporada. RB Jay Ajayi correu para 206 jardas e TD na última semana, se tornando o 4º jogador da história da liga com 3 jogos de pelo menos 200 jardas terrestres em uma única temporada. WR Jarvis Landry é o sexto jogador da história da franquia com 1.000 jardas em temporadas consecutivas e é 1 de 2 jogadores com 80+ recepções em cada uma das últimas três temporadas. LB Cameron Wake tem 10.5 sacks, 4 fumbles forçados e interceptação nas últimas 10 partidas. Está em segundo na NFL com 5 fumbles forçados.

O Patriots venceu pela oitava vez seguida a divisão, a mais longa hegemonia da história da NFL. QB Tom Brady tem 25 TDs e 2 interceptações na temporada inteira. RB LeGarrette Blount teve 2 TDs corridos na última semana, lidera a franquia na história com 17 TDs terrestres. WR Julian Edelman tem 3 temporadas com 90+ recepções, a 2ª melhor marca da história da franquia. CB Malcolm Butler teve 2 interceptações contra o Jets na rodada passada, lidera a equipe com 4. CB Logan Ryan é o único CB da NFL com 85+ (85) tackles, 1+ (1) sack, 1+ (1) fumble forçado e 1+ (1) interceptação. No confronto direto o Dolphins tem 52 vitórias e 47 derrotas, porém o Patriots venceu 3 dos últimos 4.

Leia Mais: 32 por 32 – Como o Miami Dolphins chegou aos playoffs

New York Giants (10-5) @ Washington Redskins (8-6-1) – Domingo, 01/01, 19:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

Giants Redskins Football

Mais um duelo de divisão, como é comum na semana 17 da liga. Essa tem tudo para ser uma partida boa e muito disputada, pois o Redskins ainda luta para chegar a pós-temporada e o Giants, mesmo classificado, disse que vem com os titulares para garantir a quinta melhor campanha da NFC. Vai ser interessante ver o duelo de uma defesa que consegue ir muito bem na temporada contra o QB Kirk Cousins que está jogando bem demais o ano todo.

No time da casa, o QB Kirk Cousins ocupa a segunda posição na NFL com 4.630 jardas, 2ª temporada consecutiva com 4.000 jardas. RB Robert Kelley ocupa o terceiro lugar entre os novatos da NFL com 671 jardas de corrida e está em segundo com 6 TDs. WR DeSean Jackson tem 327 jardas de recepção e TD nos últimos 3 jogos. DE Chris Baker tenta a terceira partida seguida contra New York com sack. LB Ryan Kerrigan tem 11 sacks, 2ª temporada da carreira com pelo menos 10 sacks. CB Josh Norman teve 2 interceptações na rodada passada. Tem 48 passes defendidos desde 2014, a segunda melhor marca da liga.

Na equipe visitante, o QB Eli Manning tem 1.500 jardas e 12 TDs nos últimos 5 duelos. Precisa de 153 jardas para conseguir a 6ª temporada com 4.000 jardas. Em 4 confrontos contra o Redskins, o WR Odell Beckham Jr. tem 35 recepções para 485 jardas e 5 TDs recebidos. WR Sterling Shepard tem 8 TDs recebidos, está em terceiro lugar na história do Giants. DE Olivier Vernon teve 4 sacks nos últimos 3 jogos fora de casa. DT Damon Harrison tem 82 tackles, a maior marca entre DTs. S Landon Collins é o único jogador da NFL com 5 interceptações e 3 sacks. Na história o Giants lidera com 97 vitórias, 66 derrotas e 4 empates, porém o Redskins venceu os últimos 2.

Leia Mais: Defesas realmente ganham campeonatos?

Oakland Raiders (12-3) @ Denver Broncos (8-7) – Domingo, 01/01, 19:25 (Horário de Brasília) – Transmissão: ESPN

raiders-x-broncos

Essa é outra partida que pode ser interessante, apesar das duas equipes já terem seus destinos definidos na temporada. O Raiders conseguiu chegar à pós-temporada, porém perdeu o QB Derek Carr e será interessante como o reserva Matt McGloin se portará contra uma boa defesa como a do Denver. O Broncos deve querer se despedir de forma honrosa e ver com quais jogadores pode contar na próxima temporada.

Pela equipe da casa, os dois QBs vão jogar. Trevor Siemian vai começar como titular, mas Paxton Lynch vai ter seus minutos para mostrar que merece mais chances no ano que vem. RB Justin Forsett teve TD corrido na semana passada. WR Demaryius Thomas lidera a equipe com 86 recepções e 1.036 jardas. WR Emmanuel Sanders tem 1.000+ jardas de recepção em cada uma das suas três primeiras temporadas com Denver. LB Von Miller ocupa o segundo lugar na NFL com 13.5 sacks. Desde 2011, ocupa o segundo lugar com 73.5 sacks. LB DeMarcus Ware tem 138.5 sacks na carreira, o oitavo da história.

O Raiders finalmente voltou aos playoffs, coisa que não acontecia desde 2002. O problema é que estará sem Derek Carr para comandar o ataque. O RB Latavius Murray ocupa a quinta posição na NFL com 12 TDs de corrida, a maior marca do Raiders desde 1990. WR Amari Cooper ocupa a quarta posição na AFC com 1.110 jardas. É o nono jogador da história com 1.000+ jardas em suas duas primeiras temporadas. WR Michael Crabtree está em segundo na AFC com 8 recepções para TD. DE Khalil Mack tem 10 sacks, 8 tackles para perdas de jardas, 5 fumbles forçados, 3 fumbles recuperados e interceptação para TD nos últimos 10 jogos. S Reggie Nelson lidera a equipe e está em segundo na NFL com 5 interceptações. No confronto histórico o Raiders lidera com 61 vitórias, 49 derrotas e 2 empates, tendo vencido os últimos 2.

fuja

Buffalo Bills (7-8) @ New York Jets (4-11) – Domingo, 01/01, 16:00 (Horário de Brasília) – Sem transmissão

bills-x-jets

Como em muitas partidas nessa semana, Jets x Bills não terá nada sendo disputado. As duas equipes estão fora dos playoffs, o Jets tem muitos problemas em campo e fora deles. Confusão muito grande estourando nos vestiários entre líderes da defesa e do ataque e ninguém tendo muita certeza se o técnico Todd Bowles continuará na próxima temporada. No Bills, o técnico Rex Ryan foi demitido depois da sua segunda temporada, não levando à equipe a pós-temporada. Então esse jogo tem tudo para ser bem chato e com nada de interessante, mas para você que quer assistir mesmo assim, vamos falar de algumas coisas interessantes que podem ter na partida.

Na equipe da casa, o QB Ryan Fitzpatrick mais uma vez volta a ser titular, já que Bryce Petty foi colocado no IR, no seu provável último jogo com a camisa de New York. RB Matt Forte é 1 de 2 jogadores ativos com 9+ temporadas consecutivas com 1.000 jardas de scrimmage. RB Bilal Powell tem 973 jardas de scrimmage na temporada. DT Leonard Williams está em terceiro entre os DTs da NFL com 7 sacks. DE Muhammad Wilkerson é 1 de 7 Des da liga com 35+ sacks (37) e 8+ fumbles forçados (9) desde 2012.

No Bills, Tyrod Taylor dará lugar para o QB E.J. Manuel. RB LeSean McCoy tem 13 TDs de corrida, está em segunda na história da franquia em apenas uma temporada. WR Sammy Watkins teve 154 jardas de recepção e TD na rodada passada. LB Lorenzo Alexander tem 11.5 sacks, está em quarto na NFL. LB Zach Brown é 1 de 2 jogadores do Bills na história com 130+ tackles (138) e 4+ sacks (4). CB Stephon Gilmore tem 5 interceptações, está em segundo na liga. No confronto histórico o Bills leva vantagem com 59 vitórias e 52 derrotas, tendo vencido 5 dos últimos 6.

Leia Mais: Buffalo Bills demite Rex e Rob Ryan

fique-de-olho

  • Drew Brees (4.858), Kirk Cousins (4.630) e Matt Ryan (4.613) são os três líderes em jardas na temporada. Se cada um deles chegar a 5.000 jardas se juntarão a Drew Brees (5.476), Tom Brady (5.235) e Matthew Stafford (5.038) como o segundo trio de QBs a conseguir tal feito em uma mesma temporada.
  • Com 69 jardas contra o Eagles, o RB Ezekiel Elliott será o segundo novato a conseguir 1.700 jardas terrestres. Conseguindo 178 jardas, ele baterá o recorde de Eric Dickerson (1.808).
  • Com 6 jardas de scrimmage, Elliott se juntaria a Eric Dickerson (2.212) e Edgerrin James (2.139) como os únicos novatos a chegar a 2.000 jardas de scrimmage.
  • Com a vitória contra o Eagles, o QB Dak Prescott chegará a 14ª vitória como titular e passará Ben Roethlisberger (13 em 2004) como o QB novato com mais triunfos. Com 4 passes para TD, Prescott passará Russell Wilson e Peyton Manning como os novatos com mais passes para TD.
  • Com 4 passes para TD contra o Lions, o QB Aaron Rodgers se tonará o quarto QB na história com pelo menos 40 passes para TD em duas temporadas, se juntando a Dan Marino (1984 e 1986), Peyton Manning (2004 e 2013) e Drew Brees (2011 e 2012).
  • Com 5 passes para TD contra o Falcons, o QB Drew Brees se tornará o primeiro QB da história com três temporadas com pelo menos 40 TDs.
  • Com 9 recepções, 9 jardas e 1 TD, o WR Jordy Nelson se tornará o quinto jogador na história a ter pelo menos 100 recepções, 1.200 jardas e 15 TDs em uma única temporada, se juntando a Cris Carter (1995), Jerry Rice (1995), Marvin Harrison (2001) e Randy Moss (2003).
  • Com 1 TD contra o Broncos, o WR Amari Cooper se tornará o terceiro jogador na história a ter pelo menos 70 recepções, 1.000 jardas e 5 TDs em cada uma de suas duas primeiras temporadas da carreira, se juntando a Odell Beckham Jr. e Marques Colston.
  • Com 116 jardas de scrimmage contra o Browns, o RB Le’Veon Bell se tonará o sétimo jogador da história a conseguir mais de uma temporada com 2.000 jardas de scrimmage em suas primeiras quatro temporadas da carreira.
  • Com 100 jardas de recepção contra o Redskins, o WR Odell Beckham Jr. se tonará o primeiro jogador da história a conseguir 20 jogos de pelo menos 100 jardas de recepção em suas três primeiras temporadas da carreira.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

Postagens Relacionadas









Marcos Filho é co-criador da Liga dos 32 e acompanha a NFL desde 2006. Escreve uma coluna por semana no site, a “Guia da Rodada”, disponível às sextas para mostrar o que tem de bom e de ruim nas partidas da rodada. Na offseason, aborda temas gerais. Twitter: @marcosfilho_20