segunda-feira, 12 de Março de 2018

Compartilhe

 

Uma pessoa que começa a jogar o game oficial da NFL fica com um ponto de interrogação na mente assim que o playbook do time aparece à sua frente. O que são todos aqueles símbolos e setas apontando para diversas direções?

Pelo menos foi isso que aconteceu comigo quando, no início da longínqua década de 90, joguei um game do Master System de nome “Joe Montana”. E, numa época em que não tinha internet e TV à cabo, levei longos dias para começar a entender do que se tratava aquilo tudo de um esporte ainda desconhecido para mim.

Felizmente estamos em 2018, onde as buscas por informações são bem mais fáceis, e os novos adeptos do Madden não sofrerão tanto para entender o que acontece no jogo.

Para facilitar o trabalho de vocês, a Liga dos 32 e o All Madden Brasil explica o desenho das jogadas dos playbooks do Madden. Após ler esse texto, vocês irão compreender melhor as estratégias utilizadas durante uma jogada no game e, consequentemente, numa partida de futebol americano.

Ataque

Começando pelo ataque, na imagem acima temos uma jogada de corrida. O Center, jogador que fica com a bola para realizar o snap, está representado por um quadrado. Todos os outros 10 jogadores estão representados por um círculo. Os dois jogadores à esquerda e os dois à direita representam os Offensive Guards e Offensive Tackles. Se mais algum jogador estiver junt à eles, esse é o Tight End. As vezes mais de um TE estão presentes na formação. Nesse exemplo também temos um Fullback entre o Quarterback e o Halfback.

As linhas brancas ligadas à alguns jogadores representam os bloqueios. Reparem que alguns jogadores bloqueiam para frente, enquanto o Left Guard e o Fullback se deslocam para a direita para realizar os bloqueios.

As setas amarelas indicam que os jogadores sairão, após o snap, como se fossem receber o passe, mas, assim que a corrida se inicia, eles viram bloqueadores. Isso serve para confundir os Cornerbacks que os estão marcando.

A seta vermelha representa a direção da corrida do Halfback.

LEIA MAIS: Free Agency – Ataque

Numa jogada de passe também temos o Center representado por um quadrado e o restante por um círculo. Aqui retirei a jogada da customização de playbooks para mostrar que cada jogador recebedor vai corresponder a um botão do controle.

Reparem que numa jogada de passe os bloqueios se desenvolvem para trás, ao contrário das jogadas de corrida, em que os jogadores avançam para bloquear.

Em relação às cores das rotas, temos algumas diferenças:

Rota vermelha – É o recebedor principal da jogada. Não quer dizer que esse tem que ser a primeira leitura do Quarterback, mas, geralmente, a jogada é desenhada para ele.

Rota azul clara – Essa rota indica que o jogador começará seu movimento antes do snap ser realizado (sem ultrapassar a linha de scrimmage, é claro), visando confundir a defesa e ajudar na leitura do Quarterback.

Rota azul escura – Nesse caso o jogador, primeiramente, terá função de bloqueador caso algum adversário, designado para ele bloquear, venha para a blitz. Se esse defensor ficar na cobertura de passe, o jogador (na imagem representado pelo R1) vai para a rota. Essa jogada é chamada de “check and release” e, geralmente, será a última leitura do Quarterback, caso nenhum outro recebedor consiga a separação.

Rotas amarelas – São as outras opções de passes para o Quarterback.

Rotas com opções – Reparem que o recebedor representado pelo botão quadrado possui algumas opções de rotas na mesma jogada. Isso quer dizer que, de acordo com a movimentação da defesa, ele escolherá o melhor caminho a seguir. Precisa de uma boa sintonia com o Quarterback, pois ambos precisam ter a mesma leitura na jogada, ou o passe pode acabar na mão de um adversário.

Nessa jogada de play action, a seta verde indica que o Quarterback vai se deslocar para a direita (slide) após fingir entregar a bola para o Running Back.

LEIA MAIS: Analisando algumas das melhores (e piores) contratações da última offseason

Defesa

Numa jogada defensiva os jogadores representados por um quadrado são os jogadores de Linha Defensiva, os representados por um círculo são os Linebackers e os representados por um X são os jogadores da secundária.

A seta vermelha indica que o jogador irá para o pass rush e os balões ligados aos defensores indicam a zona do campo que ele irá cobrir. Essa imagem acima é um exemplo de marcação por zona, onde a zona azul clara corresponde à região lateral entre 5 e 10 jardas à partir da linha de scrimmage, a roxa corresponde a zona lateral entre 10 e 20 jardas, as amarelas marcam a região central do campo e as azuis escuras correspondem à regiões do fundo do campo.

Na imagem acima temos uma marcação homem a homem, e os jogadores que não estão marcados nem por setas vermelhas, nem por balões, irão marcar individualmente um determinado jogador do ataque. O jogador rodeado por um mini círculo amarelo é o “QB Spy”, ou seja, irá se preocupar apenas em vigiar o Quarterback. Muito bom para marcar Quarterbacks que gostam de correr com a bola.

Compartilhe