Entenda a nova suspensão de Ezekiel Elliott

10 de novembro de 2017
Tags: Giovani Natal, matérias,

Parece que finalmente chegamos ao fim da maior novela dessa temporada na NFL: o caso Zeke Elliot.

Numa audiência realizada hoje, o tribunal do 2º Circuito de New York suspendeu novamente o jogador ao negar uma liminar de emergência solicitada pelo jogador, para que pudesse continuar em campo até que o seu caso seja julgado em definitivo.

A decisão praticamente mantém Zeke fora dos campos pelos próximos seis jogos. Com isso, Zeke ficará elegível para retornar contra o Seattle Seahawks, na semana 16 que ocorrerá no dia de Natal. A NFLPA está agendando uma audiência para acelerar o julgamento, mas a mesma só poderá ocorrer em 1º de Dezembro. Dessa forma, na melhor das hipóteses, o jogador perderá 4 dos 6 jogos inicialmente previstos.

O 2º Circuito negou o pedido de injunção depois de ouvir as sustentações orais dos advogados de ambos os lados, em audiência ocorrida ontem, em New York, que contou com a participação de Zeke. A decisão dos 3 juízes deu permissão a NFL para aplicar a suspensão em Zeke, de forma imediata.

A NFLPA pode apelar da decisão, mas suas chances de sucesso são escassas, de acordo com Gabe Feldman, analista da NFL Network. O sindicato pode pedir à Suprema Corte dos EUA que analise o caso, mas seria um verdadeiro tiro no escuro. Não há evidência palpáveis de que a Suprema Corte irá analisar um caso desses, o que diminui as chances de sucesso.

Apenas relembrando, Zeke foi suspenso pelo comissário Roger Goodell, após uma investigação conduzida pela liga com alegações de violência de Zeke contra sua ex-namorada, Tiffany Thompson. Após análise, a liga concluiu que o jogador violou a sua política de conduta pessoal, e aplicou a pena de 6 jogos de suspensão.

Em sua defesa, Zeke alega que a falta de comprovações das acusações feitas inviabilizam a punição aplicada pela liga. Ele alega que isso feriria a sua imagem perante aos fãs do esporte, além do fato de que caso cumpra a suspensão e em julgamento a denúncia não seja efetivamente comprovada, o prejuízo sofrido seria irrecuperável.

Nesse período de suspensão de Zeke, o Cowboys terá pela frente os seguintes adversários: Falcons (f), Eagles (c), Chargers (c), Redskins (c), Giants (f) e Raiders (f). O jogador estará apto a retornar contra o Seattle Seahawks no dia de Natal. E se tinha uma hora ruim para ocorrer essa suspensão, é justamente agora.

Com a briga pelo Wild Card totalmente aberta, Zeke perderá justamente jogos decisivos nessa briga, incluindo jogos de divisão contra Eagles e Redskins. Com duas boas defesas, os rivais de divisão poderão complicar, e muito, a vida do Cowboys nessa caminhada rumo aos playoffs. Além disso, poderá facilitar a vida do Eagles na conquista da divisão. Outro adversário que sai vencendo nessa situação é o próprio Atlanta Falcons, que faz um jogo chave contra o Cowboys nesse domingo.

Além disso, esses 6 jogos serão um batismo de fogo para Dak Prescott, QB da franquia. Sem Zeke no backfield, o jogador será peça chave para qualquer pretensão de sucesso da franquia. Com boas no pass rusher durante o período de suspensão de Zeke, Dak terá que contar com boas conexões com seus recebedores e saber trabalhar bem no pocket.

Aos torcedores da franquia, resta ver como as coisas serão daqui para frente. E torce para que a franquia sai com o melhor resultado possível no período.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Giovani Natal é o setorista da AFC OESTE. Analisa Chiefs, Chargers, Raiders e Broncos às quartas e quintas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @giovani_natal