sexta-feira, 17 de Março de 2017

Compartilhe

A liga explica - L32

Esse é o dicionário do nosso site. Para ele selecionamos os termos mais utilizados quando escreve-se ou fala-se de futebol americano, com o cuidado de incluir todos aqueles que geram mais dúvidas ao fã mais recente. Faça bom uso desse espaço sempre que surgir aquela palavrinha que você não faz a menor ideia do que significa e caso sinta falta de alguma por aqui, pode pedir na caixa de comentários abaixo do texto.

Audible 

Última oportunidade de mudar a jogada, mesmo com todos os jogadores de ataque já alinhados. Geralmente ocorre quando o Quarterback analisa o posicionamento defensivo e grita alguns códigos para seus companheiros, modificando a chamada feita no Huddle.Nfl+confusing+audible_53265c_5292258

Backfield  

Representa a área localizada atrás da linha de scrimmage aonde o Running Back se posiciona antes da jogada e o Quarterback realiza o movimento para lançar a bola.backfield

Blind Side 

O “Lado Cego” faz menção ao ponto de visão mais vulnerável do Quarterback.  É área em que o atleta da posição não pode acompanhar a movimentação do defensor e precisa ser protegido com mais eficácia. No caso do QB destro, seu blind side é o lado esquerdo.

Blitz 

Nome dado a jogada defensiva em que um número maior de atletas, além dos já habituais homens de linha, é utilizado na pressão ao Quarterback. Geralmente um Linebacker e um Defensive Back fazem parte desta ação, o que pode deixar a retaguarda exposta contra o passe.ibKxCyFwJYVO1

Bootleg 

Movimento realizado pelo Quarterback, que finge entregar a bola para o Running Back e mantém a sua posse logo em seguida, correndo para o sentido contrário de seu companheiro, em direção a linha de scrimmage. Neste momento, o QB pode optar pelo passe ou por seguir correndo.Peyton-Manning-rushing-TD

Bull Rush 

É  a expressão utilizada para definir o movimento do jogador de linha defensiva contra o seu bloqueador. Assim que a jogada é iniciada, o atleta utiliza toda a sua força para empurrar o adversário e tirá-lo de sua frente, chegando com mais facilidade ao Quarterback.

Bump And Run 

É o nome de uma técnica realizada por Cornerbacks na marcação contra Wide Receivers rivais. Consiste no uso do contato físico por parte do jogador logo após o início da jogada e dentro das cinco jardas permitidas pela regra. Tem a função de tirar o recebedor de sincronia com o Quarterback.

Bust

É o nome dado ao atleta draftado em uma posição alta e que, por motivos físicos, técnicos ou disciplinares, não consegue desempenhar em alto nível na NFL. Quanto mais alta a posição de seleção do jogador, maior a chance dele se tornar um Bust, já que a pressão se torna mais intensa e a expectativa em torno do seu jogo é muito maior.

Clipping 

É uma das faltas da NFL. Acontece quando um jogador bloqueia ilegalmente e pelas costas um atleta da outra equipe, movimento considerado perigoso. Penalidade: 15 jardas.ByQDBXBIUAAeCAJ

Down 

É a expressão utilizada para dar nome a jogada que se inicia. Cada equipe tem direito a quatro downs (chances) para ganhar as 10 jardas e iniciar uma nova sequência de jogadas.

Draft 

Processo anual em que jogadores oriundos do futebol universitário são selecionados pelas 32 equipes da NFL. O evento é dividido em sete rodadas e a ordem das escolhas é definida de acordo com a campanha dos times na temporada anterior.

Drive 

É o nome dado à série de jogadas ofensivas realizadas pela equipe de forma seguida, a partir do momento em que ela recebe a posse da bola, até o ponto em que ela a devolve ao adversário. Em português, a expressão “campanha” é utilizada para definir esta sequência de jogadas.

Drop 

Este é um termo que pode ser utilizado tanto para dar nome ao movimento dos defensores que decidem abandonar a linha de scrimmage e auxiliar na marcação do passe, quanto para o erro dos recebedores, que não conseguem completar o passe e acabam “dropando” – soltando – a bola.MegatronDrop

Dropback 

Movimento realizado pelo Quarterback após receber o Snap e posicionar o corpo antes do lançamento. Geralmente os atletas da posição dão três passos para trás e aí então completam a jogada.

Especialistas 

Nome dado aos jogadores do elenco utilizados em jogadas de Kickoff, Punt, Extra Point e Field Goal. 11 atletas são utilizados em cada uma dessas formações.

End Zone

São as duas áreas de 10 jardas localizadas no fim do campo, geralmente com uma pintura diferente e com o nome da equipe da casa estampada sobre elas. Os jogadores devem ultrapassar essas áreas com a posse da bola ou receber o passe dentro delas para confirmar o Touchdown.BTaAUDFCQAAcOgQ.jpg large

Extra Point

É o chute de bonificação feito logo após a confirmação do Touchdown. Vale 1 ponto.

tom-brady

Fair Catch 

O Fair Catch é o recurso utilizado pelo recebedor para abdicar do direito de retornar o chute. Ele é geralmente usado quando o jogador percebe que não terá condições de avançar com a bola e prefere evitar o fumble e o contato com os atletas rivais. A jogada só se torna oficial após a sinalização do recebedor, que acena para o alto antes da bola estar em seu domínio.5182113375_5ddf10ddcf

Fake Pump

Movimento realizado pelo Quarterback na hora do passe. Com a bola em mãos e posicionado, o jogador finge um primeiro lançamento e congela os defensores rivais, encontrando os recebedores livres na sequência da jogada.aaron-rodgers-pump-fake-b

Face Mask

Outra irregularidade passível de punição pelos árbitros em campo. Ocorre quando um jogador utiliza a grade do capecete do atleta rival para fazer o tackle e parar a jogada. Penalidade: 15 jardas e firstdown automático.13910130-standard

False Start 

Movimento irregular feito por um jogador do ataque que se movimenta antes do Snap ser realizado. Penalidade: 5 jardas.REALLY-FALSE-START

Flag

São as bandeiras amarelas utilizadas pelos árbitros para sinalizar que alguma falta aconteceu na jogada.empire-sports-NFL-referee-throwing-flag-no-touch-quarterback-qb

Field Goal 

Chute realizado pelo kicker a partir de um determinado espaço do campo e que vale três pontos caso seja completado. Para que a jogada seja validada, o chute precisa passar no meio do “Y” localizado na End Zone.graham

First Down 

O First Down representa a conquista das 10 jardas que cada equipe precisa obter em suas campanhas. Caso o objetivo seja alcançado, elas ganham uma nova série de downs para seguir avançando.

Flea Flicker 

Uma das jogadas mais conhecidas de ataque. O Quarterback entrega a bola para o Running Back e ele devolve para o companheiro ao chegar na linha de scrimmage. Ao receber a bola pela segunda vez, o QB posiciona o corpo e faz o lançamento. A intenção da jogada é congelar os jogadores da secundária e permitir que os recebedores fiquem livres.

Free Agent 

É o jogador que já cumpriu o seu contrato ou foi liberado por sua antiga equipe na Offseason e está livre para assinar com qualquer outra franquia.

Fumble 

É  uma das jogadas mais decisivas do futebol americano e ocorre quando o atleta que tem a posse de bola acaba perdendo o contato com a mesma. Qualquer jogador de ataque ou de defesa pode recuperar o fumble.

Gap

Nome do espaço entre um jogador de linha ofensiva e um TE na formação de ataque. Geralmente os “Gaps” são usados pelo Running Back em jogadas ofensivas e pelos Pass Rushers em formações defensivas. Eles podem ser criados também quando um bloqueador extra se movimenta em toda a extensão da linha ofensiva e se posiciona atrás ou do lado de outro jogador.

Goal Line

É linha que marca o início da End Zone. Um touchdown só pode ser validado se a bola passou ou está exatamente em cima desta linha. O jogador não precisa, necessariamente, ter ultrapassado a Goal Line neste caso.

Hail Mary 

Recurso utilizado geralmente no fim da partidas quando as equipes estão muito longe da End Zone rival e precisam anotar touchdowns. Consiste em um lançamento muito longo realizado pelo Quarterback e que visa encontrar algum recebedor em posição de anotar pontos.

Hang-Time

É a quantidade de tempo em que a bola fica “pendurada” no ar antes de cair nas nãos de algum jogador ou gerar um passe incompleto. As chances de um defensor conseguir interceptar um passe são maiores quando o hang-time da jogada é elevado.

Hand-Off 

É o ato de entregar a bola para outro jogador de forma direta, sem utilizar um passe. Geralmente ocorre quando um Quarterback utiliza uma formação de jogo corrido e dá a bola para o seu Running Back.

Hash Marks 

São as marcações pintadas no gramado a cada 1 jarda.  Elas estão localizadas nos dois lados do campo e a bola é posicionada nas hash marks antes de cada jogada.

Head Coach

É o técnico principal da equipe. Ele conta com vários auxiliares e coordenadores, que o ajudam a chamar as jogadas e a treinar seus atletas.

Huddle

Momento em que os atletas se reúnem antes da jogada e decidem o que será feito. No ataque, os jogadores possuem 40 segundos para realizar o Huddle, se posicionarem na linha de scrimmage e iniciar a jogada.

Holding 

Movimento passível de punição e que ocorre quando um jogador segura o adversário pelo uniforme ou por alguma parte do corpo. Geralmente é feito pelos atletas da linha ofensiva, tentando marcar os defensores na linha de scrimmage. Penalidade: Se a falta for contra o ataque são 10 jardas de punição. No entanto, se for contra a defesa, ela recua 5 jardas e cede um first down automático.

Hurry Up Offense 

É um estilo de ataque que prioriza um intervalo menor entre as jogadas, gastando menos tempo com o huddle e tentando pegar a defesa adversária desprevenida.

Illegal Contact

Contato Ilegal. Essa falta acontece quando um recebedor é empurrado ou sofre qualquer outro tipo de contato além das 5 jardas permitidas (além da linha de scrimmage). Nesse caso, a bola ainda não está vindo na direção do recebedor que sofreu a falta e por isso não é pass interference. Penalidade: 5 jardas e perde uma descida.

Illegal Formation  

Formação Ilegal. Qualquer formação de ataque não permitida pela regra. Exemplos: Menos de sete jogadores na linha de scrimmage ou menos que cinco recebedores inelegíveis na linha de scrimmage. Penalidade:  5 jardas.

Intentional Grounding

Após ser pressionado e estar prestes de sofrer o sack, o quarterback claramente se livra da bola lançando – de dentro do pocket – para ninguém, apenas tentando evitar a perda de jardas. Penalidade: 10 jardas e perde uma descida.

Interception

Interceptação. Jogada em que um defensor consegue segurar um lançamento do quarterback antes de a bola bater no chão. Com isso, a defesa recupera a posse de bola para seu time.

Kickoff

Chute que dá início ao jogo ou que devolve a bola para que o adversário inicie sua campanha após uma pontuação.

Linha de Scrimmage

É a linha imaginária onde a bola está posicionada sobre para o início de cada jogada.

Motion

Movimentação de jogadores antes do snap.

Neutral Zone Infraction

Se um jogador de defesa se movimenta dentro da zona neutra (área entre as linhas de ataque e defesa) e isso provoca uma saída falsa do ataque, a falta vai contra a defesa. Penalidade: 5 jardas.

Nickel

É a posição do jogador de defesa, frequentemente um cornerback, que vai cobrir o recebedor posicionado no slot (saiba o que é slot mais abaixo).

No Huddle

Jogada de ataque realizada sem a reunião no campo para que o quarterback explique a jogada aos companheiros. Aqui, todos se posicionam e o QB apenas sinaliza a jogada, acelerando o ritmo de ataque e dificultando substituições da defesa.

Offseason

Intertemporada da NFL. Período que vai do dia seguinte ao Super Bowl até o primeiro jogo em setembro.

Offside

Antes do snap algum jogador ultrapassou a linha de scrimmage? Offside. Penalidade: 5 jardas.

Onside Kick

Em situação de desespero – na maioria dos casos – um time pode tentar recuperar a bola mesmo tendo que chutar o Kickoff. Isso é possível com essa jogada. Basta chutar a bola a uma curta distância – pelo menos 10 jardas – e que algum jogador do time que chutou a bola a recupere. Assim, a posse de bola seria mantida e seu ataque viria a campo.

Out of Bounds

Fora dos limites do campo de jogo.

Pass Interference

Interferência no passe. Ocorre quando o defensor faz contato com o recebedor após as 5 jardas permitidas e com a bola vindo na direção dele. Penalidade: A próxima jogada de ataque começa no local da falta com primeira descida automática. Pode haver também interferência do recebedor no defensor (Interferência de ataque).

Pass Rush

Habilidade em pressionar o quarterback adversário. Se seu time tem um bom pass rush, podemos entender que é uma equipe que pressiona o QB com frequência. Pass Rush é a habilidade. Pass rusher é o jogador que possui a tal habilidade.

Personal Foul

Falta pessoal. Foge de qualquer padrão estabelecido pela regra. Pode ser um tackle fora de campo, um murro, qualquer atitude inaceitável para a segurança do jogo e seu bom andamento. Penalidade: 15 jardas e firstdown.

Pick Six

É a interceptação retornada para Touchdown.

Play Action

Jogada em que o quarterback finge entregar a bola para o Running Back, mas na verdade vai para o passe.

Playoffs

Fase de mata-mata da NFL.

Pocket

Área imaginária que vai do Left Tackle ao Right Tackle – homens da ponta da linha ofensiva – para trás. Ali é o famoso bolsão de proteção do quarterback. Se ele corre além de onde estava o Left ou Right Tackle na hora do snap, diz-se que ele saiu do pocket.

Preseason

Pré-Temporada da NFL.

Read Option

Jogada em que o Quarterback tem a opção de entregar a bola para o Running Back ou correr ele mesmo com ela. Não envolve passe.

Red Zone

Área que vai das 20 jardas do campo de ataque até a End Zone. Área de perigo, alto risco de pontuação.

Reverse

Um jogador recebe a bola das mãos de seu QB e corre para um lado como se fosse passar pela linha ofensiva na lateral, mas um outro jogador de ataque vem em velocidade e pega a bola das mãos do primeiro, correndo para o lado oposto.

Rookie

Jogador calouro vindo da Universidade. Está em seu primeiro ano na NFL.

Roughing The Passer

Tackle atrasado no quarterback. Jogador de defesa que tenta o sack chega bem depois do lançamento e mesmo assim acerta o QB. Ou consegue o sack, mas acertando um hit ilegal no capacete do jogador, por exemplo.

Sack

É o tackle no quarterback estando ele com a posse da bola.

Safety

Um jogador de ataque que tem a bola em mãos é derrubado dentro da sua própria end zone (não a do adversário, onde ele anota um touchdown, aqui é a end zone de defesa, às costas do time que ataca) ou há uma falta dentro da end zone do time. Vale dois pontos para a defesa que forçou o safety.

Scramble

Jogada em que o quarterback deixa o pocket e corre para outras áreas do campo. Nisso, ele escapa de tackles dos defensores e busca a conquista de jardas.

Screen Pass

Passe curto que visa ganhar jardas a partir de bloqueios, onde normalmente jogadores da linha ofensiva abrem espaço para o recebedor.

Slot

Recebedor alinhado na parte interna da formação ofensiva. Ele fica entre o recebedor aberto na ponta e a linha ofensiva.

Snap

Movimento que o Center realiza para dar ínicio a jogada, passando a bola por entre as pernas para o quarterback.

Strong Side

É o lado mais forte da linha ofensiva, normalmente aquele em que o Tight End está posicionado.

Tackle

Ato de derrubar o adversário.

Touchback

É o resultado de um punt ou kickoff em que a bola caia na end zone ou a ultrapasse, saindo do campo. O time que iria receber o chute inicia seu ataque automaticamente da linha de 20 jardas do campo de defesa.

Touchdown

É a pontuação máxima do esporte que acontece quando a equipe chega na end zone adversária.

Training Camp

Período de treinamentos mais intensos e finais para a temporada. Acontece normalmente entre julho e agosto.

Turnover

É a mudança da posse da bola. O time que estava defendendo consegue recuperá-la – através de um fumble ou interceptação, por exemplo – e trazer seu ataque a campo

Two Minute Warning

Nos dois minutos finais do segundo e quarto quartos, o relógio para devido ao two minute warning, que é basicamente o tempo da TV fazer comerciais.

Two Point Conversion

Conversão de dois pontos. Após o touchdown, o time que pontuou tem direito a uma jogada bônus que pode ser o Extra Point ou a Two Point Conversion. Nessa jogada, a equipe precisa entrar novamente na end zone e anotar um “mini touchdown”. Mini porque é uma jogada bônus que já começa à beira da end zone. Caso consiga, são mais dois pontos.

POSIÇÕES:

Quarterback (QB)

Normalmente o jogador mais famoso e importante do time. É o cérebro da equipe. Orienta todo o sistema ofensivo, posiciona os companheiros, chama as jogadas, lê a defesa adversária e é o responsável por entregar a bola ao corredor, lançá-la ou correr ele mesmo com ela.

Running Back (RB)

É o corredor da equipe. Recebe a bola das mãos do QB e busca conquistar as jardas necessárias atravessando a defesa pelo meio (passando pela área chamada trincheiras) ou pela lateral. Também pode receber a bola por meio de lançamento, servindo como válvula de escape para o QB quando pressionado.

Fullback (FB)

Geralmente são jogadores fortes usados para abrir espaço para as corridas do RB e proteger o QB. Entram em campo apenas em alguns tipos de jogadas, podendo também receber passes ou correr com a bola em situações de poucas jardas.

Wide Receiver (WR)

É o recebedor. Responsável por correr a rota pré-determinada na jogada e agarrar a bola quando lançada em sua direção pelo QB.

Tight End (TE)

Tem dupla função: Ajudar a linha ofensiva a bloquear a defesa para a corrida do RB ou para que o QB tenha tempo de lançar a bola sem ser pressionado ou servir como recebedor a depender da jogada escolhida.

Linha Ofensiva (OL)

Composta por cinco jogadores, da esquerda para a direita de quem ataca: Left Tackle (LT), Left Guard (LG), Center (C), Right Guard (RG) e Right Tackle (RT). Sua função é segurar a defesa através de bloqueios para dar tempo suficiente para o QB lançar a bola ou bloquear a defesa para abrir espaço para o corredor (RB) quando a jogada é terrestre. Note que a linha ofensiva sempre bate de frente com a linha defensiva e quem assiste pela primeira vez na TV tem a impressão de que “eles estão brigando”. Nada disso. A linha defensiva está tentando derrubar o QB ou o RB e a linha ofensiva os protege sem murros e pontapés, até porque nenhum desses artifícios é permitido, tão somente o empurrão com as mãos espalmadas. Não pode nem segurar.

Linha defensiva (DL)

É composta por defensive ends (DE) e defensive tackles (DT). Batem de frente com a linha ofensiva do oponente e buscam conseguir um sack no QB (Sack é quando um jogador de defesa dá um tackle – derruba – o quarterback. A próxima jogada se inicia do ponto onde o QB caiu), atrapalhar seu lançamento ou derrubar o corredor, caso seja uma jogada de corrida.

Linebackers (LB)

Tem uma função híbrida. Em jogadas de passe, ajudam a cobrir os recebedores e em jogadas de corrida auxiliam na perseguição ao RB. Linebackers + Linha defensiva são chamados de front seven (sete jogadores de frente da defesa). Na imagem, WLB, MLB e SLB são siglas usadas para determinar em qual posição cada LB joga. Os linebackers também são usados para pressionar o QB.

Cornerbacks (CB)

São os jogadores que ficam nas pontas cobrindo os recebedores (WR) adversários para não deixar que recebam os lançamentos ou ainda tentar interceptar a bola.

Safeties (S)

Temos o Strong Safety (SS) e o Free Safety (FS). O SS joga mais no box – região vermelha na imagem acima – marcando a corrida e cobrindo um TE mais forte como recebedor. O FS é o jogador que fica mais recuado de toda a defesa e cobre passes em profundidade. É o famoso último homem.

Special Teams

Holder 

É o atleta designado para segurar a bola após o snap em Lances de Extra Point e Field Goal. Algumas equipes utilizam o QB reserva como holder em suas formações.

Punter

Jogador responsável por chutar o punt.

Long Snapper

É o cara responsável pelo snap mais longo que o que o Center faz a cada jogada de ataque. Snaps para Field Goals e Extra Points.

Kicker

É o chutador. Responsável por chutar os Kickoffs, Field Goals e Extra Points.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Comments are closed.