Dicas de Fantasy – Semana 17 (encerramento de temporada)

28 de dezembro de 2016
Tags: Arthur Murta, Dicas de Fantasy,

antonio-brown-steelers-1

Caros amigos, amantes do futebol americano e do Fantasy, tivemos uma grande temporada esse ano e foi muito legal a participação de todo o pessoal que marcou presença aqui na coluna Dicas de Fantasy, tanto o pessoal que passava aqui para ler as dicas, quanto o pessoal que fielmente marcou presença na área de comentários, tirando sua dúvidas e interagindo bastante.

Sempre encarei Fantasy como algo muito maior que um hobby: quando comecei a jogar nos idos anos de 2006, essa diversão me levou a conhecer e acompanhar jogadores e times que eu normalmente não acompanhava, assim como me levou a conhecer pessoas que compartilham essa mesma paixão e que através das minhas ligas construímos vínculos de camaradagem e rivalidade também. Essa coluna me ajudou a entrar em contato com diversas outras pessoas que também são apaixonadas, ou estão conhecendo e se apaixonando por esse jogo fantástico. E sou muito grato pela presença de todas essas pessoas que assim como eu querem se divertir com o jogo, mas também são competitivos o suficiente para querer levar uma vantagem sobre a competição.

ringweb24n-1-webParticularmente tive um ano muito produtivo nas ligas que jogo, arrisco dizer que foi o meu melhor ano desde que entrei nesse mundo. E isso com um desafio maior de participar de 10 ligas diferentes. Nunca tinha jogado em mais que 7, o que já acho um número extremamente elevado para conseguir dar a devida atenção à todas. Das 10 ligas que jogo, 7 tinham playoffs e outras 3 são ligas que administrei no Campeonato Brasileiro de Fantasy organizado pela Liga dos 32, onde o que importa é a quantidade de pontos totais anotados ao longo do ano. Consegui o título em 4 dessas ligas, inclusive dois deles em ligas que eu disputo anualmente e lutava por eles há algum tempo. No Campeonato de Fantasy aguardo as atualizações dos Rankings como todos vocês, mas tenho uma ideia de fazer uma análise sobre os 10 melhores times da competição. Qual foi o segredo do sucesso desses times, estratégias comuns no Draft, comportamento no mercado de waivers, distribuição de posições no elenco e muito mais. Vamos esperar sair a atualização final do Ranking do Campeonato para seguir com essa ideia.

Mas nesse clima “hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser” de final de ano, não podemos esquecer que muitas ligas por aí ainda não terminaram. E a minha primeira dica de hoje é: avise ao prezado administrador da sua liga para que no ano que vem ele agende o encerramento para a semana 16. Os motivos? A SEMANA 17 É O TERROR dos jogadores de Fantasy. Tantos jogadores são poupados por diversos motivos: alguns são poupados porque o time já está classificado para os Playoffs e não querem ver suas estrelas em campo com risco de se lesionar; outros são poupados porque o time já não briga por nada esse ano e não faz sentido vencer o jogo e correr o risco de perder posições no Draft; outros times já olhando para a offseason poupam alguns jogadores tentando se beneficiar de cláusulas contratuais, outros times já demitiram seus técnicos e não temos como saber com qual motivação eles entrarão em campo. E pior do os times te dizendo no sábado que vão poupar suas estrelas, são os times que te dizem que elas vão jogar, mas colocam os jogadores no banco depois de um quarto de jogo, como se fosse um jogo de pré-temporada em que querem preservar seus melhores jogadores e dar espaço para os reservas mostrarem seu talento. Ou seja, é muita coisa que pode dar errado e desfigurar os times que merecidamente chegaram nas finais.

Mas se tua Liga vai até a semana 17, pode ficar tranquilo que eu não vou deixar vocês na mão. Mas essa semana vamos fazer diferente, tentar adivinhar nesse momento quais os jogadores que terão ou não protagonismo nessa semana é um exercício maior que o de costume, especialmente nesse momento da semana onde as informações ainda estão muito obscuras. Mas como de costume eu me comprometo a tirar todas as dúvidas de vocês nos comentários, e vou aproveitar tal seção para atualizá-los com alguns jogadores importantes que eu ficar sabendo que não vão jogar, assim como apontar quais os possíveis substitutos que poderão se destacar.

Também tenho uma dica para o pessoal que sempre tem dificuldades em achar ligas com um pessoal competitivo e que não abandone os seus times: confiram a galera que apareceu aqui na seção de comentários ao longo do ano. Especialmente os leitores que vinham participando nessas últimas semanas. Vocês podem ter certeza que essas pessoas gostam do jogo, querem ganhar e não abandonam seus times. O que mais você quer de um rival no Fantasy? Seria legal uma liga (ou mais de uma) no ano que vem com os leitores da coluna. Organizem-se! =)

Então é isso pessoal, deixe suas dúvidas se você ainda está vivo no campeonato e se o teu torneio já acabou, quero saber se vocês conseguiram o sonhado caneco.

Um feliz ano novo para todos vocês e continuaremos juntos aqui na Liga dos 32 mesmo após a temporada acabar. Toda segunda escrevo uma matéria sobre algum tema quente da Liga e toda quarta estou no Podcast da Liga dos 32 com meu amigo Tiago Araruna. Foi um prazer ter a presença de vocês nesse espaço! MUITO OBRIGADO!

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook.

Postagens Relacionadas









Arthur Murta conheceu a NFL em 2005 e, desde que pisou no Ralph Wilson Stadium, nunca mais foi o mesmo. Além de uma matéria semanal, também é responsável pela coluna Dicas de Fantasy e co-apresenta o Podcast Liga dos 32. Arthur gosta de fantasy football mais do que gosta de sorvete. Twitter: @murtaarthur