Destaques da Rodada – Thanksgiving, Tucker imbatível, recorde de Brady e mais…

30 de novembro de 2016
Tags: destaques, paulohenrique, rodada,

Destaques da Rodada

A rodada do Thanksgiving teve abundância não só nas mesas dos americanos (e de alguns brasileiros – já que o feriado começa a ganhar adeptos em terras tupiniquins) mas também na NFL, que, com as 32 franquias em ação, não deixou a desejar nos quesitos emoção, fartura de pontos e muito duelo de divisão. A cada semana que passa a briga por vagas na pós-temporada fica mais intensa, assim como a angústia pela proximidade do término da temporada…

 

A tradição do Thanksgiving

thanksgiving-semana-12

Um dos feriados mais tradicionais dos EUA é o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), ocasião em que se reúne a família e os amigos (em torno de uma mesa farta) para agradecer todas as coisas boas que ocorreram durante o ano. Junto com o agradecimento, a reunião entre pessoas queridas e a comilança, vem a rodada especial da NFL. E nesse ano tivemos 3 excelentes jogos para ajudar na digestão.

O Detroit Lions venceu o Minnesota Vikings por 16 a 13, se isolando na liderança da NFC Norte, com direito a mais uma campanha vitoriosa nos segundos finais, após uma interceptação sofrida por Sam Bradford.

Os novatos de Dallas continuam a garantir sorrisos para seus torcedores. Em outro duelo de divisão, o Cowboys superou o bom ataque do Washington Redskins de Kirk Cousins (31 a 26), alcançando a marca de 10 vitórias seguidas na temporada e mantendo a melhor campanha de toda a liga.

O jogo da noite ficou entre o Pittsburgh Steelers e o Indianapolis Colts (que jogou sem o seu QB Andrew Luck – estava no protocolo de concussão). Destaque para o dançante WR Antonio Brown com seu primeiro hat-trick na carreira e para o Fake Punt de Pat McAfee do Colts, que lançou um passe de 35 jardas para o TE Erik Swoope. No final, vitória do Steelers por 28 a 7 e ceia para Big Ben e seus companheiros!

 

 

O Kicker invicto

tucker-semana-12

A temporada está sendo um pesadelo para os kickers da NFL? Não é o que pensa o jogador do Baltimore Ravens, Justin Tucker. Com 34 field goals acertados em sequência, o kicker tem um aproveitamento de 100% esse ano (contando ainda com extra points!). No domingo, “comandou” a vitória do Ravens sobre o rival de divisão Cincinnati Bengals (19 a 14), anotando 4 FG, sendo 3 deles para mais de 50 jardas – 52, 54 e 57.

Esse jogo, inclusive, terminou com uma chamada muito marota por parte do técnico John Harbaugh: faltando 11 segundos para acabar a partida, o Ravens “sofreu” um safety propositalmente para queimar o tempo restante do relógio e garantir a vitória aos mandantes.

 

Alguém anotou a placa?

snead-semana-12

O New Orleans Saints foi responsável pelo maior placar da temporada até o momento: 49 a 21 contra o Los Angeles Rams e o QB novato Jared Goff, que anotou seus primeiros passes para TD em uma temporada regular da NFL. Melhor mesmo para o experiente Drew Brees, que terminou a partida com 310 jardas, 4 TD e um rating de 139.6. Quem também lançou um TD foi o WR Willie Snead, numa conexão de 50 jardas para o RB Tim Hightower. Com a vitória, o Saints mantém a esperança por uma vaga nos play-offs (campanha de 5 vitórias e 6 derrotas – 2 a menos que o líder Atlanta Falcons).

 

200 vitórias de Tom Brady

tom-brady

O triunfo contra o rival de divisão New York Jets não serviu apenas para garantir a melhor campanha da Conferência Americana ao New England Patriots (empatado com o Oakland Raiders – 9 vitórias e 2 derrotas). O jogo marcou a vitória de número 200 de Tom Brady na carreira, feito esse que o deixa como o QB mais vitorioso de todos os tempos, junto com o aposentado Peyton Manning – mais um feito para o QB que é apontado como um dos melhores de todos os tempos. Quanto ao jogo, apesar do Jets amargar a última colocação da AFC Leste, foi bastante disputado, terminando com uma posse de bola de diferença (22 a 17).

 

Cheirinho de Super Bowl?

derk-carr-semana-12

O Oakland Raiders teve uma partida bem complicada diante do Carolina Panthers. Com direito a um susto na torcida quando o QB Derek Carr deixou o gramado temporariamente com uma lesão no dedo e um TD espetacular de 88 jardas do WR Ted Ginn Jr. após lançamento de Cam Newton, a franquia da Califórnia conseguiu a virada no último período e venceu o jogo por 35 a 32.

Com a vitória, o Raiders chega a 9 vitórias na temporada (9 vitórias e 2 derrotas), já garantindo uma campanha positiva, fato que não acontecia desde 2002, quando a equipe chegou ao Super Bowl. Quem segura o otimismo do torcedor de Oakland?

 

Cairo Santos City Chiefs II

cairo-santos-semana-12

O Sports Authority Field at Mile High, em Denver, Colorado, foi palco para o Sunday Night Football da rodada. O duelo da divisão AFC Oeste entre Denver Broncos e Kansas City Chiefs. Um jogo marcado por muita emoção, onde a franquia de Kansas precisou de um TD e conversão de 2 pontos nos segundos finais para levar a partida para a prorrogação.

No OT, após a conversão de um FG para cada lado, o kicker do Broncos – Brandon McManus – teve a chance de vencer a partida com um FG de 62 jardas, mas acabou errando e dando oportunidade para o Chiefs ganhar território e deixar Cairo Santos a 34 jardas de assegurar o triunfo e a segunda colocação na divisão para seu time. E foi com emoção: o chute saiu um pouco para a direita do Y, fazendo a bola bater na trave antes de entrar e deixando muitos torcedores na dúvida se o brasileiro havia acertado o chute ou não, pelo menos até os árbitros confirmarem a pontuação. Uma ida ao Pro Bowl não seria nada injusta para Cairo Santos! Fim de jogo, Kansas City Chiefs 30 x 27 Denver Broncos.

 

Por fim…

a-rod-semana-12

Para fechar os Destaques da Rodada não poderíamos deixar de mencionar a sexta vitória seguida do Miami Dolphins (31 a 24 sobre San Francisco 49ers), que o deixou em posição de garantir vaga no Wild Card, a sexta vitória seguida do New York Giants (27 a 13 sobre o Cleveland Brows) e as vaias para Brock Osweiler após a segunda derrota seguida do Houston Texans, dessa vez em casa para o San Diego Chargers (21 a 13).

Como era de se esperar, Browns (12 derrotas seguidas), 49ers (10 derrotas seguidas), Jaguars (6 derrotas em sequência) e Bears (3 derrotas seguidas) perderam suas partidas e seguem disputando a pior campanha da temporada.

Em Philadelphia, o Green Bay Packers encerrou uma série de 4 derrotas com uma bela atuação de Aaron Rodgers e do WR Davante Adams (vitória de 27 a 13).  O QB acertou 30 dos 39 passes tentados para 313 jardas e 2 TDs, mostrando a velha forma de sempre. Adams, por sua vez, teve outra sólida atuação, com 5 recepções, 113 jardas e 2 TD. Com o feito, a equipe de Wisconsin segue viva na briga pela pós-temporada com uma campanha de 5 vitórias e 6 derrotas. Já o Eagles, a primeira derrota em casa deixa a franquia na última colocação da sua divisão, com a mesma campanha do Packers.

Até a semana 13!

 

 

 

Postagens Relacionadas









Paulo Henrique é advogado e fanático pela NFL desde 2013 e aqui no site é o responsável pelos Destaques da Rodada toda terça-feira. Também contribui no Twitter da Liga dos 32.