Deion Jones, o líder da promissora defesa do Falcons

25 de agosto de 2017
Tags: Diego Alex, falcons, Notícias do Dia,

Em 2016, o Falcons fez um draft muito consistente e conseguiu vários jogadores que contribuíram de forma significativa na boa temporada da equipe. Dentre estes jogadores, Deion Jones chama a atenção por sua maturidade e evolução ainda em seu ano de calouro. Hoje iremos falar um pouco mais sobre o jovem LB que terá, na próxima temporada, a oportunidade de se solidificar com o grande líder da jovem, e talentosa, unidade defensiva do Falcons.

LEIA MAIS: Por que o Falcons vai vencer a NFC Sul?

Considerado um dos responsáveis pela construção da vitoriosa defesa do Seahawks, o HC do Falcons, Dan Quinn, buscou peças no draft 2016 com características semelhantes aos seus antigos comandados em Seattle. Um desses jogadores é Deion Jones que possui características semelhantes às de Bobby Wagner. Basta uma rápida pesquisa para concluirmos que, inclusive fisicamente, existem muitas similaridades entre os MLBs. Por exemplo, tanto o jovem do Falcons, como a estrela do Seahawks, eram considerados pequenos para a posição, possuem praticamente o mesmo peso, altura, comprimento dos braços e, uma característica fundamental, são extremamente rápidos para um LB.

A falta de velocidade da unidade defensiva foi um dos problemas detectados por Dan Quinn quando assumiu o Falcons. Para que seu esquema funcione, vários jogadores precisam ser agressivos, velozes, e ainda possuir a capacidade atlética de patrulhar grandes faixas do campo. No combine, Deion fez o tempo de 4,59 nas 40 jardas. Tempo considerado bom, mas que deixou o LB bem frustrado, pois o mesmo afirmou que poderia ter tido um desempenho superior. Em LSU, no dia de seu Pro Day, Jones provou que estava correto e fez o incrível tempo de 4,38 segundos. Apenas a título de comparação, o RB Devonta Freeman fez o mesmo teste em 4,58 em seu combine. Falando em velocidade, vale uma pequena observação: no combine 2017, o LB mais veloz foi Duke Riley com a marca de 4.58 no tiro de 40 jardas. Riley, que era parceiro de Deion em LSU, também foi draftado pelo Falcons.

LEIA MAIS: Com Dan Quinn, Dontari Poe pode voltar a ser um destaque na NFL

Em campo, Deion Jones correspondeu às expectativas sobre o seu desempenho. Demonstrando muita velocidade, e uma – surpreendente – capacidade de leitura de jogo para um calouro, o LB participou de 15 jogos da temporada regular. Destas partidas, Jones foi titular em 13 delas, conseguindo mais de 100 tackles, 11 passes defendidos, 3 interceptações e ainda anotando 2 TDs. Em resumo, são números impressionantes para um atleta em seu 1º ano na liga profissional.

Entretanto, para que consiga chegar à elite da posição, Deion precisa evoluir em algumas áreas de seu jogo. Analisando algumas estatísticas avançadas, podemos observar que duas áreas do jogo de LB ainda necessitam de um refinamento técnico: tackles e cobertura. Apesar de ter conseguido muitos tackles (111 segundo o Pro Football Focus), Jones teve 13 Tackles perdidos. O número não chega a ser alarmante, porém é um fundamento que o LB precisa aperfeiçoar. Em relação a cobertura, esta talvez seja a área que Deion seja menos efetivo. Na última temporada foram 75 passes em sua direção, com 59 recepções cedidas, o que significa um aproveitamento de 78,7% para os QBs adversários quando tem Jones como marcador de seus alvos.

Sendo justo com o LB, mesmo nas áreas em que precisa evoluir, Jones tem números interessantes. Nos tackles, mesmo com o número relativamente alto de tackles perdidos, Deion conseguiu 44 que impediram um ganho maior de jardas para os adversários após o contato. E na cobertura, apesar de ter permitido uma quantidade alta de recepções, Deion conseguiu desviar 11 passes e conquistou 3 interceptações; incluindo uma pick six  sobre Drew Brees  com direito a um retorno de 90 jardas que pode ser visto na imagem abaixo. Isto demonstra que, mesmo onde apresenta dificuldades, o LB do Falcons deu mostras de que tem talento para melhorar.

Deion Jones é um talento raro. Principalmente na posição de MLB, é difícil encontrar um jogador que consiga ser tão relevante para sua equipe já em sua temporada de calouro. Os números ficam ainda mais impressionantes se levarmos em consideração que Jones só foi titular absoluto em seu último ano no College. Antes da temporada como Sênior, o LB tinha 8 tackles solo como a sua melhor marca neste quesito em uma temporada no campeonato universitário.

Além das capacidades físicas, Jones demonstra ter qualidades importantes fora dos campos. Como sabemos, qualquer esporte de alto nível requer, além de talento, muita dedicação e esforço. Apenas a aptidão natural não leva ninguém ao topo. No caso de Deion, a capacidade física acima da média, encontrou um atleta dedicado ao estudo do jogo. Jeff Ulbrich, ex-jogador, e atualmente treinador de LB do Falcons, disse que ficou impressionado com a determinação de Deion quando o jovem chegou a Atlanta. Porém, como era esperado, apesar de demonstrar as ferramentas físicas para a função, o calouro tinha dificuldades para se adaptar a nova realidade bem mais complexa que é uma defesa na NFL. Deion decidiu então se dedicar ainda mais ao estudo do playbook do Falcons. O LB passou há chegar 90 minutos antes de qualquer atleta para assistir vídeos das jogadas, e entender as funções que os treinadores exigiam dele. Atitudes como esta, separam os bons dos ótimos, e não por coincidência, 9 meses depois, Deion estava jogando como MLB titular no Super Bowl.

Durante a última temporada, a defesa do Falcons evoluiu bastante. Entretanto, ainda estamos bem longe de afirmar que esta será uma unidade tão dominante como foi a do Seahawks, e muito menos que Deion será tão bom quanto Bobby Wagner, todavia as perspectivas são muito positivas. Caso consiga continuar evoluindo em alguns pontos deficientes de seu jogo, Jones tem todas as ferramentas para se tornar um LB dominante dentro da liga. O Falcons arriscou ao escolher na 2ª rodada do draft um atleta que, para muitos, era avaliado como jogador de (no máximo) 3ª rodada. Até o momento, a ousadia foi muito bem recompensada. Caso nada surpreendente aconteça, a temporada 2017 confirmará que Deion Jones é o jogador ideal para liderar a jovem e talentosa defesa do Falcons.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

 

Postagens Relacionadas









Diego Alex é o setorista da NFC SUL. Analisa Falcons, Panthers, Saints e Buccaneers às terças e sextas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @Diego_Alex84