segunda-feira, 19 de Março de 2018

Compartilhe

 

Semana passada escrevi um texto explicando o desenho das jogadas que escolhemos em nossas partidas do Madden. O leitor Mateus Isidoro pediu no Twitter uma melhor explicação sobre as zonas que os defensores “vigiam” em uma jogada de passe.

Atendendo ao pedido dele e de outros leitores, mostro neste artigo o significado de todas as zonas de marcação e as diferenças entre elas. Esse sistema atual de cobertura de passe foi incrementado no Madden 17 e mantido para a versão atual, facilitando a vida dos jogadores ao tentar marcar o ataque aéreo adversário.

Após a leitura deste artigo, esperamos que vocês consigam escolher as jogadas defensivas com mais clareza, facilitando a marcação do ataque de seu oponente.

Hard Flat

Geralmente essa zona do campo é de responsabilidade dos Outside Cornerbacks num esquema Cover 2. Esses jogadores possuem o objetivo de marcar a região lateral próxima à linha de scrimmage (flat). Ideal para marcar recebedores em rota flat, quick out e screen pass.

Rotas que são bem marcadas com a Hard Flat

Cloud Flat

Zona do campo que também costuma ser ocupada pelos Outside Cornerbacks num esquema Cover 2. Esses marcadores são responsáveis por marcar um lado do campo, tanto próximo da linha de scrimmage, como distante 10, 12 jardas. A prioridade na Cloud Flat é a marcação de rotas mais longas, como corner e curl e, caso não tenha nenhum recebedor, a atenção se volta para a região da zona flat, onde poderá surgir recebedores em rotas flat e quick out.

Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

 

Soft Squat

A última zona azul clara também é protegida, geralmente, pelos cornerbacks abertos de uma Cover 2. A diferença aqui é que o Cornerback em uma Soft Squat, dependendo do conceito usado pelo ataque, se torna um marcador individual na jogada. Além disso, o marcador também pode se antecipar a algum corte para a lateral do campo de recebedores internos como, por exemplo, um Tight End ou Slot Receiver partindo para uma rota out. Esse estilo de defesa pode acabar confundindo, muitas vezes, a leitura do adversário.

A linha laranja representa uma possível marcação individual. Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

LEIA MAIS: Há necessidade de mais uma quarterback no Jets?

Curl Flat

Zona ocupada, geralmente, pelos Outside Linebackers em defesas Cover 3, mas podemos ver jogadas com Safeties ou Corners fazendo essa função. O jogador aqui tem a responsabilidade de proteger as regiões intermediárias e curtas, na lateral do campo, numa defesa Cover 3, tendo a marcação de rotas mais longas (corner, comeback e curl, por exemplo) como prioridade e as mais curtas (flat, out,…) como segunda leitura.

 

Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

Seam Flat

Essa região também costuma ser de responsabilidade dos jogadores citados acima. Aqui o marcador responsável pela região pode tanto “duelar” com um recebedor interno (slot receiver ou tight end) em rotas que cortam para fora (corner e out), como acompanhar, individualmente, esse recebedor em uma rota vertical. Na ausência dessas situações, a atenção se volta para rotas laterais mais curtas.

Rotas laranjas poderão fazer o defensor marcar individualmente. Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

Quarter Flat

A terceira e última zona roxa do Madden é a Quarter Flat, que costuma estar presente em defesas Cover 4 e Cover 6. Aqui a movimentação do defensor é baseada no conceito de rotas usado pelo ataque e ele pode tanto marcar um recebedor interno em rota para a lateral, como acompanhá-lo em rotas verticais até uma certa profundidade do campo, largando-o então para a cobertura do safety. Essa é a diferença para a Seam Flat.

Rota laranja poderá fazer o defensor seguir o recebedor até uma certa profundidade. Depois partirá para marcar as rotas vermelhas e amarelas.

Hook Curl

Geralmente encontrada em defesas Cover 3 e ocupada pelos Inside Linebackers. Esses jogadores aqui tem as responsabilidades de proteger as regiões intermediárias e próximas à linha de scrimmage na parte central do campo, costumando marcar rotas como slant, shallow cross, in, entre outras. Dependendo da jogada, esse jogador também pode se responsabilizar por marcar a zona flat do seu lado.

Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

LEIA MAIS: Notas e análises das equipes na Free Agency – AFC

Vertical Hook

Essa zona geralmente é defendida pelos Outside Linebackers numa defesa Cover 2. Dependendo da jogada ofensiva, esses jogadores podem seguir individualmente um recebedor interno num rota longa, como, por exemplo, um Tight End numa rota go ou marcar rotas mais curtas na região central do campo (slant e in, por exemplo).

Rotas laranjas poderão fazer o defensor marcar individualmente. Caso não tenha, partirá para as vermelhas e, posteriormente, as amarelas.

Middle Read

Presente na tradicional Cover 2 e ocupada pelo Middle Linebacker, que deve defender a região profunda no centro do campo, no espaço entre os dois safeties. É o responsável por marcar algum jogador partindo para uma rota post. Uma bola nas costas aqui significará grandes ganhos para o adversário. Também possui a função de cobrir rotas centrais mais curtas.

Rotas vermelhas são as da primeira leitura do defensor. As amarelas são da segunda.

3 Receiver Hook

Essa última amarela está presente em poucas jogadas e, o jogador aqui designado, também tem a responsabilidade de defender o centro do campo. A diferença aqui é que o primeiro passo do defensor será em direção ao recebedor 3. Para saber qual é o recebedor 3, trace uma linha vertical imaginária no centro e veja qual lado tem mais possíveis recebedores. Conte, a partir do mais externo, qual é o terceiro. Por exemplo, numa formação com um Outside Receiver, um Slot e um Tight End do mesmo lado, o Tight End é o recebedor 3.

O defensor dará o primeiro passo em direção ao recebedor 3, mas caso ele saia da zona de marcação, as rotas vermelhas terão prioridades.

Deep Zone

As zonas representadas por azul escuro não tem muito mistério. São os jogadores responsáveis por marcar as rotas verticais e todas que exploram o fundo do campo. A quantidade de jogadores que estão em Deep Zone irá definir o tipo de defesa, onde, quanto mais defensor com essa função, mais precavida é a defesa:

Cover 1: apenas um jogador em Deep Zone que tem a responsabilidade de cobrir o fundo do campo sozinho. Característica de uma defesa com marcação individual.

Cover 2: dois jogadores em Deep Zone com cada um sendo responsável por cobrir, em profundidade, uma metade do campo.

Cover 3: três jogadores em Deep Zone com cada um sendo responsável por cobrir, em profundidade, um terço do campo.

Cover 6: três jogadores em Deep Zone com um sendo responsável por cobrir, em profundidade, uma metade do campo e os outros dois “dividem” a responsabilidade de cobrir a outra metade. É uma mistura de Cover 2 com Cover 4.

Cover 4: quatro jogadores em Deep Zone com cada um sendo responsável por cobrir, em profundidade, um quarto do campo.

No sentido horário, Cover 2, Cover, 3, Cover 6 e Cover 4. Para marcar as rotas verticais.

Para uma compreensão maior, não deixe de assistir o vídeo abaixo:

Zonas de Marcação do Madden

Compartilhe