Como funciona a Pré-Temporada da NFL?

7 de agosto de 2016
Tags: 49ers, a liga explica, bears, bengals, bills, broncos, browns, buccaneers, cardinals, chargers, chiefs, colts, cowboys, dolphins, eagles, falcons, giants, jaguars, jets, lions, marcos garcia, packers, panthers, patriots, pre temporada, raiders, rams, ravens, redskins, saints, seahawks, steelers, texans, titans, vikings,

A liga explica - L32

A pré-temporada da NFL, como a conhecemos atualmente, foi estruturada no fim dos anos 70 – mais especificamente em 1978 – quando a liga decidiu mudar a quantidade de jogos da temporada regular. Durante boa parte da década, 14 partidas eram realizadas na fase de classificação e seis confrontos de preparação eram disputados antes do começo da temporada. Na nova configuração, 16 partidas valendo posição e quatro jogos preparatórios se tornaram a regra e seguem sendo disputados neste formato até hoje.

Apenas duas equipes atuam em uma partida extra durante a pré-temporada. O jogo de abertura, que é disputado no fim de semana do Hall da Fama, não substitui outro confronto preparatório e conta como uma oportunidade a mais para as franquias escolhidas avaliarem seus elencos.

A Estruturação da Tabela

Diferente da temporada regular, os jogos de preparação não são definidos de acordo com uma rotação pré-estabelecida.  A função da liga é exclusivamente marcar a data e os horários das partidas, separando quais delas terão transmissão em cadeia nacional. As franquias são livres para negociar jogos umas com as outras e escolhem seus adversários sem nenhuma interferência externa. Pela 47º vez seguida, por exemplo, Jets e Giants se enfrentarão na pré-temporada, em uma das partidas que já viraram tradição da NFL.

Jets_Giants

No entanto, mesmo que a escolha dos confrontos seja feita de forma independente, algumas regras precisam ser seguidas pelas franquias:

– Dois times só podem se enfrentar por uma vez 

– Nenhuma equipe pode enfrentar um adversário que não faça parte da NFL

– Não são permitidos os confrontos entre equipes da mesma divisão

– A NFL evita repetir jogos disputados na pré-temporada durante a temporada regular, mas nem sempre isso acaba acontecendo

O que podemos esperar dos jogos da Pré-Temporada?

Ainda que existam muitas reclamações em relação aos jogos da pré-temporada, principalmente pelo fato de expor a segurança física dos atletas e pela importância dada aos confrontos pelas equipes , as partidas de preparação continuam sendo disputados  e possuem suas peculiaridades em cada semana. Nos primeiros jogos, ainda sem ritmo de competição, os atletas da equipe principal são utilizados por duas ou três posses de bola, dando mais oportunidades para os jogadores reservas. Nos dois jogos seguintes, os titulares permanecem em campo por mais tempo, geralmente até o intervalo, e as equipes começam a ser esboçadas. Na última partida, pensando em evitar lesões ou desfalques para a primeira semana ou para a temporada, as equipes costumam jogar só com os reservas, oferecendo uma grande chance para os atletas que ainda precisam se garantir no elenco mostrarem serviço.

A história da NFL é repleta de atletas que entraram desconhecidos em agosto e abriram a primeira semana da temporada regular entre os titulares. Em 2014, nomes como Travis Kelce (TE do Chiefs), John Brown (WR do Cardinals) e Allen Hurns (WR do Jaguars)  se destacaram durante as partidas preparatórias e mantiveram o ritmo durante a fase de classificação, passando de opções de elenco para peças fundamentais das equipes durante o ano. Lembrando de atletas que chegaram ainda mais longe, podemos citar mais recentemente a dupla Russell Wilson e Victor Cruz. O primeiro, draftado em 2012 pelo Seahawks, ganhou a vaga de Matt Flynn durante a pré-temporada e nunca mais saiu da posição de QB titular desde então, somando duas aparições no Super Bowl e um título. Já o recebedor, que também já conta em seu currículo com uma conquista de SB, foi a grande supresa da pré-temporada de 2010, anotando quatro touchdowns e somando 297 jardas antes de ser escolhido para o elenco titular do Giants. O melhor de tudo é que com a pré-temporada a NFL está de volta após 6 meses.

Postagens Relacionadas









Marcos Garcia é fã assíduo da NFL desde 2008, já escreveu sobre o assunto por dois anos no Jornaleirosdoesporte.com e está sempre ligado nas novidades da liga e também da NCCA. Responsável pela edição e revisão dos textos publicados no site, por uma matéria semanal e é um dos analistas do Programa Debate NFL, toda quinta, ao vivo aqui no site. No twitter: @markosvinicius6