Como e por quais motivos o Steelers está tentando “conquistar a América”?

12 de junho de 2017
Tags: fernando mossmann, Notícias do Dia, steelers,

Atualmente um dos maiores objetivos na National Football League é alcançar o mercado internacional, o que vem acontecendo aos poucos, com ações diferentes da liga ano após ano, como jogos em Londres e no México, e a popularização do esporte em outros países, principalmente em terras tupiniquins, onde o número de fãs de futebol americano e da NFL cresceu exponencialmente nesta última década. A liga de futebol americano profissional, assim como a MLB, NHL e principalmente a NBA, é puro “negócio”. O business é claro, está em todo o lugar, e, assim como qualquer outra empresa, expandir seu mercado, gerando mais consumidores, é a fórmula para ter como resultado mais faturamento.

Isso, é claro, não fica restrito apenas à liga. Os times também trabalham com o business, e o Dallas Cowboys, o chamado “time da América”, foi ranqueado recentemente como uma das maiores equipes do mundo, dentre todos os esportes, em faturamento. Mas, como os times podem expandir sua popularidade, sua marca? Bem, para essa pergunta, há várias respostas, várias correntes de publicidade que podem levar ao resultado que se quer. O Pittsburgh Steelers, por sua vez, decidiu dar um pontapé nesse sentido, e a primeira ação do time tem o México como foco.

O povo mexicano tem o futebol americano como um de seus amores. O esporte da bola oval está entre os mais populares ao lado de outros como, é claro, o futebol e o basquete. Por se tratar de uma região muito próxima ao Estados Unidos, é um alvo fácil para explorar, e, para isso, o primeiro passo dado pela equipe de Pittsburgh foi contratar uma interprete de espanhol para comandar as redes sociais do time nas duas línguas, aproximando ainda mais os fãs mexicanos do time.

A decisão foi tomada após os diretores verificarem que uma grande parte dos fãs de futebol americano mexicanos que haviam curtido a página da NFL no Facebook, também haviam curtido a página oficial do Steelers. Contudo, ainda não se sentiam “acolhidos” devido a barreira da língua. Trazendo uma visão quantitativa, 14% dos mexicanos que curtiram a página oficial da NFL no Facebook no último ano, são torcedores do Steelers, de acordo com dados da equipe. Outro dado que chama a atenção é que dos 6,5 milhões de seguidores do time de Pittsburgh no Facebook, 840 mil deles são mexicanos.

Com isso, a equipe acaba aproximando ainda mais os fãs do país vizinho e, porque não, de outros também. O “acolhimento” que uma rede social na nossa língua nos traz, todos nós já conhecemos. Há poucos anos, todos os perfis da NFL eram exclusivamente na língua inglesa, mas hoje já temos posts em português. Quando essa mudança aconteceu, todos olharam com muito carinho para a liga. É esse “carinho”, que o Steelers tem começado a passar para seus fãs de língua hispânica, e que pode acabar atraindo torcedores do resto do mundo com a esperança de também serem reconhecidos.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Fernando Mossmann é o setorista da AFC NORTE. Analisa Steelers, Ravens, Bengals e Browns às segundas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @Fernando_insL32