Carson Wentz é o MVP da temporada até aqui

27 de outubro de 2017
Tags: Giovani Natal, matérias,

Quando os fãs do Philadelphia Eagles começaram a entoar “M-V-P!” nos minutos finais do último Monday Night Football contra o Washington Redskins talvez tenha tido um certo ar de “clubismo” por parte dos torcedores da franquia, mas se olharmos a olhos frios, elas fazem bastante sentido.

A atuação do segundanista foi de encher os olhos para os seus torcedores e para os amantes da liga em geral. Com lances que poderiam ter sido de autoria de Aaron Rodgers, bem Roethilisberger e Michael Vick, ele comandou o Eagles a uma importante vitória contra o seu rival de divisão e solidificou ainda mais a franquia como principal contender da NFC esse ano. Com um recorde de 6-1, o Eagles possui hoje a melhor campanha da NFL, além de ser a melhor campanha da franquia desde 2004, ano que foi ao Super Bowl pela última vez em seu história.

Leia textos exclusivos a cada semana sobre todos os times da NFL. Seja um assinante L32

Em alguns momentos desse jogo, Wentz deu a clara noção do quão um QB pode desequilibrar um jogo. O jogador anotou 4 TDs, 268 jardas em 17 passes completos em 25 tentativas. Quando estava atrás do placar, Wentz teve uma conexão de 64 jardas com Mack Hollins, num passe belíssimo. Outro lance impactante foi quando conseguiu arranjar um espaço mínimo num pocket fechado para correr para mais de 10 jardas e salvar o drive.

Se compararmos o comportamento de Wentz em uma sua temporada de rookie para esse ano, notaremos uma clara evolução nele. E o mesmo explica o porquê disso:

“No ano passado, fui jogado no fogo oito dias antes da temporada e pensei que estivesse preparado para tal”, disse Wentz à Allison Stein, produtora do Eagles. “Mas quando você tem a oportunidade de fazer uma offseason completa e se aproximar mais dos seus recebedores, chegamos todos na mesma página. E com isso, conseguimos aprimorar o plano ofensivo semana a semana, o que faz uma grande diferença. Eu me sinto bem. Me sinto confiante com meus alvos, e sinto que basta eu lançar a bola que eles farão as recepções.”.

Ao atingir a marca de 17 TDs nesses 7 primeiros jogos da temporada, Wentz bateu um recorde da franquia que havia sido estabelecido por Donovan McNabb, em 2006. Se mantiver a produção atual, Wentz chegará ao término da temporada com as seguintes estatísticas: 4.233 jardas, 38 TDs e 9 INTs. Apenas como comparativo, o último MVP da liga, Matt Ryan, foi coroado com o prêmio com estatísticas próximas a essas: 4.944 jardas, 38 TDs e 9 INTs.

Em uma temporada marcada pelo equilíbrio, temos poucos nomes de destaque para o prêmio de MVP até aqui. Após um inicio fulminante na temporada, Alex Smith havia pulado na frente como favorito ao prêmio, mas após perder dois jogos em sequência, o apelo pelo seu nome deu uma diminuída, apesar de seus números continuarem impressionantes (Smith ainda não foi INT na temporada). Outro nome volta e meia mencionado é o de Tom Brady. Após um inicio cambaleante, o Patriots já retomaram o caminho natural e já possui o melhor recorde da AFC.

Se olharmos o histórico da liga, veremos que o QB sai na frente das demais posições na disputa pelo prêmio de MVP. Desde 2002, o ano da entrada do Houston Texans na liga, os jogadores da posição ganharam 12 dos 15 possívies prêmios (as exceções são os RBs Shaun Alexander, LaDainian Tomlison e Adrian Peterson).Ou seja, caso um QB possua um ótimo desempenho e um recorde de destaque, digamos que é meio caminho andado para ser um concorrente de peso na disputa pelo MVP. E como vimos, Wentz se enquadra em todos esses quesitos, além de estar impactando visualmente nos jogos.

Semana a semana, o Eagles prova que acertou em puxar o gatilho e realizar aquele trade up com o Browns, para que pudesse selecionar Wentz. Muito criticada a época, a troca se mostra um tremendo acerto, a medida que o jovem QB lidera sua equipe ao sucesso. E ao fazer isso, poderá ser premiado como MVP da temporada, muito antes do que se esperava.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Giovani Natal é o setorista da AFC OESTE. Analisa Chiefs, Chargers, Raiders e Broncos às quartas e quintas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @giovani_natal