sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2018

Compartilhe

 

Quem já parou para assistir alguns minutos de uma partida de College Football, percebeu que, em vários snaps, o quarterback se posiciona em posição de shotgun, com o running back ao seu lado. Assim que o quarterback recebe a bola do center, ele a segura com as duas mãos à sua frente e o running back vai em direção a ela. Ás vezes o quarterback entrega a bola para o running back correr, em outras ele próprio fica com a bola e a carrega por terra. Essa é a Read Option, sempre presente no futebol americano universitário e que, em 2012, deixou sua marca na NFL com a chegada de quarterbacks como Cam Newton, Russel Wilson, Colin Kaepernick e Robert Griffin III, que transformaram o jogo terrestre de seus times em uma verdadeira arma ofensiva.

A Read Option já não é mais usada usada com aquela frequência de 2012 hoje em dia na NFL, afinal as defesas aprenderam a lidar com ela. Mas ainda é possível vê-las, em muitas oportunidades, em times como Carolina Panthers e Seattle Seahawks, por exemplo.

No Madden ela também pode se tornar uma arma ofensiva em times que possuem quarterbacks móveis (não façam essa jogada com o Tom Brady, por favor) e nesse texto eu mostro três variações de Read Option: Zone Read, Triple Option e Inverted Veer.

Como base para a análise das jogadas a seguir, vamos usar o texto da série tática do Tiago Araruna, onde ele explica como funciona a Read Option, com um destaque maior para a Inverted Veer, muito usada pelos Panthers de Cam Newton.

LEIA MAIS: EM UM ATAQUE REFORMULADO, A PRESENÇA DO WR LARRY FITZGERALD É ANIMADORA

Zone Read

A Read Option mais conhecida, onde o quarterback decide se entrega a bola para o running back correr pelo meio da linha ofensiva ou se fica com ela e corre pela lateral.

Nos vídeos abaixo mostro como deve ser executada no Madden. Antes do snap, ao segurar o R2/RT (PS4/XONE), será mostrada a disposição da jogada e o defensor marcado com a letra “R” é a chave para a nossa leitura. Ao realizar o snap, se esse jogador marcar a lateral do campo, a bola deve ser entregue para o running back correr pelo meio. Para realizar esse comando aperte e segure o X/A (PS4/XONE) até o momento que o running back chega na bola. Com esse botão segurado, o handoff é realizado, como é o caso do vídeo abaixo:

Se o marcador for em direção ao running back, a bola deve ficar com o quarterback para ele correr pela lateral. Para realizar essa ação, basta não apertar botão nenhum na hora que o running back chegar na bola. Ela ficará com o quarterback para ele próprio resolver com as próprias pernas, como é o caso desse próximo vídeo:

LEIA MAIS: O QUE ESPERAR DO COLTS DE FRANK REICH

Triple Option 

Essa é uma variação da Read Option onde temos três opções na jogada e, consequentemente, pode ser necessária a realização de uma segunda leitura. Aqui temos 2 running backs na formação (muitas vezes um deles é um fullback) e qualquer um deles, além do quarterback, pode ficar com a bola.

Antes do snap, ao segurar o R2/RT veremos um defensor marcado com a letra “R” e um marcado com a letra “P”. O marcador com a letra “R” será o responsável pela nossa primeira leitura. Ao realizar o snap, se ele for em direção ao primeiro running back, o quarterback fica com a bola (basta não apertar botão nenhum, igual no zone read) e então partimos para a segunda leitura. Se o marcador com a letra “P” for em direção ao segundo running back, o quarterback fica com a bola e termina a jogada ele próprio correndo, se esse defensor for em direção ao quarterback, ele solta a bola para o segundo running back correr com ela. Para realizar essa ação, basta apertar o L1/LB (PS4/XONE).

Inverted Veer

Por fim, mostro a Inverted Veer, bem explicada pelo texto do Tiago. Nela o running back que corre pela lateral e o quarterback que corre pelo meio, caso fique com a bola. Muito usada pelo Carolina Panthers, se aproveitando do físico de seu franchise quarterback. Também pode ser uma arma perigosa do Cam Newton virtual.

Nesse caso, ao realizar o snap, se o defensor com a letra “R” for para o meio em direção ao quarterback, devemos apertar e segurar o X/A para fazer o handoff e o running back correr pela lateral, como no caso do vídeo abaixo:

Já se o defensor marcar a lateral por onde está indo o running back, devemos ficar com a bola (novamente, basta não apertar botão algum) e correr com o quarterback pelo meio da linha ofensiva. Repare no desenvolvimento da jogada nesse próximo vídeo e compare com a explicação do texto do Tiago. O lado da jogada está invertido, mas o princípio é o mesmo: o right tackle ignora o EDGE (jogador com a letra “R”), ajuda o right guard, a princípio, no bloqueio do defensive tackle e já vai para o segundo nível bloquear um linebacker. O left guard faz o pull e avança em direção ao Mike (identificado com a letra “M”), abrindo espaço para o Cam Newton conquistar o first down:

Para mais exemplos e explicações de Read Options, confiram o vídeo que criei no canal, ainda no Madden 16, mas que serve para as versões mais atuais.

Todas essas jogadas devem ser usadas com cautela, pois deixam o quarterback exposto a tackles, o que pode acabar ocasionando um fumble ou lesões no seu principal jogador.

Sabendo usá-las nos momentos certos e com as leituras corretas, as Read Options podem te garantir jardas preciosas em suas partidas virtuais.

Compartilhe