segunda-feira, 9 de Abril de 2018

Compartilhe

 

Antes de um snap ser dado, iniciando uma jogada, o Madden disponibiliza para seus jogadores uma série de informações que são muito úteis para auxiliar no desenvolvimento da mesma.

Muita gente não tem conhecimento dessas informações ou acabam não fazendo uso, o que pode ser considerado um erro, já que elas podem colaborar na escolha dos melhores matchups da jogada.

No ataque, antes do snap ser realizado, ao segurar o R2/RT aparecerá na parte de baixo da tela um círculo com algumas informações, como mostrado na imagem abaixo:

Para navegar por essas informações, com o R2/RT segurado, basta apontar e segurar o analógico da direita para a direção desejada.

Na parte de baixo do círculo temos as seguintes informações:

Pass Blocking: Mostra a capacidade da linha ofensiva de bloquear para uma jogada de passe. O verde indica vantagem para o jogador da OL, o neutro indica um empate entre o jogador de ataque e o de defesa e o vermelho indica vantagem para o Pass Rusher.

Fatigue: Mostra o grau de cansaço de seus jogadores, partindo do verde (menos cansado) até o vermelho (mais cansado). Vale lembrar que um jogador cansado é mais suscetível a cometer erros.

Ratings: Mostra o overall dos jogadores

Run Blocking: Mostra a capacidade da linha ofensiva de bloquear para uma jogada de corrida. O verde indica vantagem para o jogador da OL, o neutro indica um empate entre o jogador de ataque e o de defesa e o vermelho indica vantagem para o defensor.

Uma corrida entre o Center e o Left Guard é a melhor opção nessa jogada

LEIA MAIS: O Patriots não pode se dar ao luxo de trocar o TE Rob Gronkowski

Já na parte de cima do círculo estão listados os 5 jogadores capacitados a receber a bola numa jogada de passe. Ao apontar para um desses jogadores, aparecerá perto dele um quadro comparativo entre os atributos do jogador de ataque e seu marcador:

Speed (velocidade): Subtração do atributo Speed do atacante pelo atributo Speed do defensor. Uma vantagem aqui pode ser crucial para conseguir separação numa rota longa.

Jogadores velozes são muito úteis nas big plays

Height (altura): Subtração da altura do atacante pela altura do defensor. Uma vantagem aqui pode ser útil numa disputa aérea pela bola.

A altura pode fazer diferença numa disputa aérea

RT Run (execução de rotas): Subtração do atributo Route Running do atacante pelo atributo Man Coverage do defensor. Vantagem nesse confronto pode ajudar o recebedor a conseguir separação em rotas que tenha mudança de direção.

Os especialistas em Route Running tem maiores chances de escapar de uma marcação individual

LEIA MAIS: Podcast Ep #131 – Jogadores Ofensivos do Draft

Release (desvencilhar): Subtração do atributo Release do atacante pelo atributo Press do defensor. Recebedores que levam vantagem nesse confronto tem maiores chances de sair da marcação pressão na linha de scrimmage.

O release é fundamental para escapar da marcação pressão

Caso não esteja muito claro na jogada que um determinado defensor está designado para marcar um atacante específico, aparecerá nesse quadro apenas as notas do jogador de ataque.

Com essas informações pré-snap vocês poderão analisar o melhor embate, ajudando na escolha do desenvolvimento da jogada, aumentando as chances de sucesso.

Compartilhe