segunda-feira, 5 de Fevereiro de 2018

Compartilhe

Estamos apenas no segundo dia após o Philadelphia Eagles ter levantado o inédito Troféu Lombardi, consolidando a NFC Leste como a única divisão da NFL em que todas as quatro equipes já foram campeãs. Considerada em alguns anos como o “patinho feio” da Conferência Nacional pelo baixo nível dos quatro times, a divisão passa a ser uma potência da liga nos dias de hoje e, é claro, desde sempre.

Com o título do Eagles, a divisão chega a 13 Super Bowls conquistados em 52 edições. Isso significa que, em média, a cada quatro Super Bowls, um vai para um time da NFC Leste. As divisões que mais se aproximam disso são a AFC Norte e Leste, que ganham um título a cada 7 temporadas aproximadamente. É uma distância considerável.

Para responder a pergunta do título, vamos precisar mais do que isso. Dessa forma, vamos seguir “andando para trás” ao longo do texto para confirmar nossa hipótese.

Se já falamos de números de Troféus Lombardi, vale também dizer que a NFC Leste é a divisão com o maior número de títulos de conferência. A ida do Philadelphia Eagles ao Super Bowl rendeu o 21º da Conferência Nacional para a divisão, enquanto a AFC Leste quase empatou ao chegar no 20º título de conferência com o New England Patriots esse ano. A NFC Leste também é a única divisão em que todos os quatro times já conquistaram a conferência — e por conseguinte indo ao Super Bowl — por pelo menos três vezes. A NFC Sul, por exemplo, não tem nenhuma equipe que chegou ao Super Bowl três vezes.

Se entre os títulos ela domina, vamos dar uma olhada em participações de playoffs. Obviamente, toda divisão precisa colocar um time na pós-temporada pelo atual formato, mas para isso há o wild card. Quanto maior o número de times de tal divisão entrando nos playoffs pelo wild card, melhor foram os recordes deles diante de toda a conferência.

Ao todo, 39 equipes da NFC Leste foram aos playoffs via wild card desde que a divisão surgiu. Se excluirmos as participações do hoje Arizona Cardinals, ainda teremos 37 participações. Para não entrar no mérito dos alinhamentos antigos de divisões e pegando o número de vezes que os times atuais das divisões foram aos playoffs, a NFC Leste continua liderando com esse número. A divisão que mais se aproxima é novamente a AFC Leste, com 31 participações de seus times via wild card. Divisões como a AFC Norte, NFC Oeste, AFC Sul e NFC Sul nem ao menos chegam a 25.

Dando outro passo, não adianta o time chegar na pós-temporada se não consegue vitórias nela, o que é obviamente o mais importante. Excluindo aqui os jogos de playoffs entre times da mesma divisão, temos que a NFC Leste já venceu 88 jogos na pós-temporada, um número aterrorizante. A única outra divisão da NFL que supera as 70 vitórias é a NFC Norte, enquanto três divisões nem sequer superam as 60 vitórias. Enquanto a NFC Leste tem ao menos 19 vitórias de cada time contra times de outras divisões nos playoffs, a NFC Sul não tem nenhum time com essa marca.

Por fim, olhando somente para a temporada regular, a NFC Leste enfim não lidera um quesito: o de vitórias contra times de outras divisões. Com 1.524 vitória contra times de fora da atual NFC Leste, a divisão é “apenas” a terceira colocada, atrás da NFC Oeste (1.589 vitórias) e da NFC Norte (1.649). Ainda assim, o número da NFC Leste é muito acima das outras 5 divisões da liga, que não chegam a 1.200 vitórias nesse quesito.

Diante de tudo isso, é difícil não assumir que a NFC Leste, historicamente, é a melhor divisão de toda a NFL. São quatro equipes tradicionais pertencentes a divisão e que possuem um histórico de vitórias assombroso em pós-temporada, que se reflete no número de Troféus Lombardi que cada time tem em sua sala de troféus. Isso pode muito bem mudar daqui a alguns anos, mas hoje o título de melhor divisão da NFL é sim da NFC Leste.


Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Compartilhe

Leave A Reply