A importância da sua linha ofensiva para o sucesso do Raiders

17 de maio de 2017
Tags: Giovani Natal, Notícias do Dia, raiders,

Na NFL, há um velho clichê que diz que o jogo se ganha na batalha das trincheiras. Além disso, é sabido por todos que assistem a liga, que por muitas vezes, o sucesso de seu ataque passa por um boa linha ofensiva, que ajude a dar fluidez ao seu ataque.

Aproveitando a sua folga no salary cap, o Oakland Raiders direcionou seus esforços nas últimas Free Agencys, buscando a solidez tão desejada para a sua linha ofensiva. Ano após ano, adições sólidas tinha sido feitas pela franquia. Em 2014, a franquia contratou o OT Donald Penn, vindo do Tampa Bay Buccanears. Em 2015, foi a vez do C Rodney Hudson, ser contratado após passagem pelo rival Chiefs. Por fim, em 2016, veio a peça final para esse setor, com a contratação do OG Kelechi Osmele, junto ao Baltimore Ravens. E a recompensa na temporada de 2016, com a ida desses três jogadores para o Pro Bowl.

Nos últimos dias, o site Pro Football Focus tem feito uma série de levantamento de dados sobre a última temporada, e neles pode se constatar a eficácia dos jogadores de linha ofensiva do Raiders, além da sua importância para o sucesso da equipe.

Em 2016, apenas 4 Guards não cederam sacks na temporada (com amostragem mínima de 500 snaps de proteção contra passe). Desses 4 Guards, 2 são titulares do Raiders: Gabe Jackson e Kelechi Osmele. É importante frisar que Osmele havia recém chegado a equipe, e que Jackson era um novato na posição de Right Guard, ou o Guard pelo lado de direita da linha ofensiva. E mesmo nessas circunstâncias, ambos tiveram um rendimento de elite, desempenhando com excelência a função que lhe foi dada.

E qual a importância do sucesso desses 2 jogadores para a equipe? O fato de não cederem sack demonstra a excelência na proteção ao Derek Carr, dando o tempo e a segurança necessária para o jovem QB conduzir a equipe dentro de campo. Além disso, ambos tiveram destaque no auxílio ao jogo corrido, abrindo os espaços necessários para que Latavius Murray e os demais RBs conseguir ganhar importantes jardas. Imagina as oportunidades que o Marshawn Lynch terá em campo…

Fechando o miolo da linha, destaca-se o Center Rodney Hudson, considerado por muitos, um dos 3 melhores jogadores da posição na liga. Desde sua chegada ao Raiders, o jogador tem demonstrado toda a sua excelência na proteção contra o passe, ajudando a Derek Carr ter  o máximo de tempo possível no pocket. Além disso, mostra qualidade no bloqueio contra corrida, que muitas vezes não é destacada. Hudson é um jogador muito técnico, o que o ajuda a superar a sua altura (com 1,85 é um jogaodr considerado baixo para a posição).

A última grande peça dessa linha ofensiva é o veterano OT Donald Penn. O jogador alcançou a fantástica marca de apenas 1 sack cedido na temporada passada (com amostragem mínima de 350 snaps de proteção contra passe). O feito é impressionante, se considerarmos que o segundo jogador na lista teve 200 snaps a menos que Penn. Infelizmente para o Raiders, o único sack cedido pelo OT causou a lesão de Derek Carr, que pôs fim aos sonhos do Raiders na temporada passada.

A qualidade e confiabilidade de Penn são de extrema valia para o sucesso do ataque do Raiders. Jogando como Left Tackle, ou Tackle pelo lado esquerdo, ele fica responsável por proteger o lado cego do QB, dando-o segurança para executar as chamadas. E numa divisão na qual se tem grandes ameaças como Von Miller, Justin Houston, Tambi Hali, Joey Bosa e Melvin Ingram, ter um jogador como Penn torna-se excencial.

Por fim, não podemos esquecer da mente por trás de tudo isso, o coordenador de linha ofensiva, Mike Tice, um antigo assistente na liga, que foi o responsável por fundir todas essas peças em seus dois anos de trabalho na franquia. Sob o seu comando,  a franquia obteve a marca de apenas 18 sacks em toda temporada (1º na liga), sendo considerada a quarta melhor linha ofensiva no ano de 2016. E o sucesso do ataque passa muito pelo sucesso dessa unidade, dando a Derek Carr e companhia alcançar a marca de 6º melhor ataque da temporada, com 377,3 yd de média.

Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola na NFL e NCAA: Siga nosso Twitter e curta nossa página no Facebook. Para ganhar DEZENAS de benefícios e se tornar um apoiador do site e do nosso trabalho, clique aqui.

Postagens Relacionadas









Giovani Natal é o setorista da AFC OESTE. Analisa Chiefs, Chargers, Raiders e Broncos às quartas e quintas aqui no site. No projeto setoristas, falamos dos 32 times a cada duas semanas! Siga-o no Twitter para acompanhar mais da cobertura dessa divisão e debater sobre as matérias: @giovani_natal